Filosofia
Antiga
Mito
- Em relação ao termo "mito" é correto afirmar que:
(A) tem sua origem no termo grego "mythos";
(B) significa o mesmo que o termo português "imitar";
(C) significa o conjunto das religiões de uma sociedade ou cultura;
(D) significa o conjunto de brincadeiras de uma sociedade;
(E) significa o conjunto de rituais de uma religião.
- Em relação ao mito NÃO é correto afirmar que:
(A) é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa;
(B) pode dizer respeito à origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas e dos animais;
(C) para os gregos era um discurso para ouvintes que recebiam a narrativa como verdadeira;
(D) é uma narrativa baseada na autoridade e confiabilidade do narrador;
(E) não pode ser uma narrativa feita em público.
- O conteúdo da Filosofia, quando esta nasce, é precisamente o de uma cosmologia. A palavra cosmologia é composta de duas partes: "cosmos", que significa mundo ordenado e organizado, e "logia", que vem da palavra "logos", que significa pensamento racional, discurso racional, conhecimento. Assim, é correto afirmar que a Filosofia nasce como:
(A) conhecimento dos astros;
(B) organização do mundo;
(C) conhecimento racional da ordem do mundo;
(D) amor aos poetas;
(E) oposta ao conhecimento.
Para os gregos, o mito era um discurso pronunciado para pessoas que acreditam ser verdadeira a narrativa apresentada. Os cantores ambulantes davam forma poética aos relatos populares e os recitavam de cor em praça pública. Sobre os mitos é correto afirmar-se que:
A) O mito fazia um apelo à razão do ouvinte.
B) O mito era considerado uma narrativa sagrada.
C) A narrativa mítica não trazia sabedoria sobre o universo humano, pois colocava em cena deuses e heróis.
D) No mito, a razão se sobrepõe ao elemento fantástico.
A elaboração de um discurso acerca da origem das coisas e sua explicação através dos processos de união e de separação são características
(A) presentes na filosofia pré-socrática e separam radicalmente o discurso mítico do filosófico.
(B) encontradas tanto na filosofia pré-socrática quanto na poesia épica de Hesíodo, embora, no mito, a explicação seja dada e, na filosofia, ela seja buscada e questionada.
(C) encontradas tanto em Hesíodo quanto em Parmênides, embora Hesíodo introduza seu discurso com uma narrativa mítica, enquanto Parmênides introduz seu discurso com uma análise lógica da predicação.
(D) peculiares ao período helenístico, em contraposição direta tanto ao pensamento platônico quanto ao aristotélico.
(E) capazes de distinguir a poesia da filosofia pelo fato, puramente estilístico, de uma ser composta em versos e a outra, em prosa.
. Em filosofia, entende-se por pré-socráticos aqueles filósofos que antecederam a Sócrates. Entre as opções abaixo relacionadas identifique-os:
a) Tales de Mileto / Santo Agostinho / Heráclito;
b) Parmênides / Anaximandro / Diógenes;
c) Parmênides / Pitágoras / Aristóteles;
d) Anaxágoras / Platão / Demócrito.
2. No século VI a.C., condições sociais e econômicas favoreceram o surgimento da filosofia na Grécia. Dentre estas mudanças pode-se mencionar:
A) A estruturação do mundo rural, desenvolvimento do sistema escravagista e o estabelecimento de uma aristocracia proprietária de terras.
B) A expansão da economia local fundada no desenvolvimento do artesanato, o fortalecimento dos "demos" e da organização familiar patriarcal.
C) As disputas entre Atenas e Esparta, o desenvolvimento de Mecenas e do comércio jônico.
D) O uso da escrita alfabética, as viagens marítimas e a evolução do comércio e do artesanato.
Em vários textos e manuais de introdução à filosofia, apresenta-se a tese de que a filosofia e a ciência ocidentais surgem na Grécia com uma explicação da realidade que difere do mito em diversos aspectos, sendo um dos principais a recusa do pensamento filosófico-científico de fazer apelo a forças sobrenaturais. Segundo esses textos e manuais, trata-se de uma tese
(A) adequada para descrever todo o período chamado "présocrático", exceção feita ao pensamento de Heráclito.
(B) constantemente rejeitada como sendo simplista, associada ao "milagre grego" defendido por Burnet.
(C) insustentável após a interpretação nietzscheana, segundo a qual a filosofia está sempre muitos passos à frente da ciência.
(D) importante mas imprecisa, em especial no que se refere à teoria pitagórica da transmigração das almas.
(E) adotada como formulação inicial e padrão para dar conta de uma questão que se admite ser, entretanto, mais complexa.
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Filosofia
Uma das características das cosmologias gregas é
(A) constituir-se como uma projeção da pólis no universo, empregando um vocabulário jurídico e humano para referir-se ao cosmos.
(B) sustentar o pressuposto de que no início não havia um caos ou a atuação de uma potência divina, mas sim o nada que se transmuta em ser.
(C) buscar as causas primeiras, através de um procedimento que consiste em reconstruir a genealogia dos seres, remontando à unidade divina originária.
(D) criar um vocabulário rigoroso e absolutamente novo, utilizando apenas palavras antes desconhecidas na língua grega.
(E) recorrer freqüentemente à noção de acaso para explicar o devir, que não mais é visto como o desdobramento de atos divinos.
Entre os partidários da tese de que o surgimento da filosofia é um "milagre grego" próprio do gênio helênico encontram-se:
(A) Diógenes Laércio, Goethe e os classicistas do século XVIII.
(B) Diógenes Laércio, Heródoto e Eudemo.
(C) Fílon de Alexandria, Plutarco e os estóicos.
(D) Heródoto, Aristóteles, Simplício e Hegel.
(E) Platão e alguns renascentistas místicos.
Alguns dos fatores socioeconômicos e culturais que favoreceram o nascimento da filosofia são:
(A) a decadência econômica das colônias gregas da Magna Grécia, após as invasões dóricas e a laicização da cultura, que se vai tornando mais cosmopolita.
(B) a passagem de uma economia nômade para uma economia agrícola e a existência dos escravos, liberando os gregos para a vida contemplativa.
(C) a expansão do Império alexandrino até a Ásia menor, favorecendo o contato dos gregos com culturas de desenvolvido pensamento abstrato.
(D) o nascimento das cidades-estados e o concomitante desaparecimento dos mestres da verdade (o poeta, o adivinho e o mago).
(E) o fim da guerra do Peloponeso, a descentralização do poder de Atenas e a invenção da escrita, da moeda e do calendário.
A Filosofia nascente é grega, isto é, surgiu na Grécia no século V antes de Cristo. É atribuída a Pitágoras a invenção da palavra Filosofia, que é a junção de philos (amor) e sophia (sabedoria), significando amor à sabedoria. É considerado primeiro filósofo:
(A) O próprio Pitágoras, já que foi ele quem criou o nome Filosofia.
(B) Parmênides de Eléia.
(C) Tales, da Escola de Mileto.
(D) Aristóteles.
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Pré-socráticos
Para alguns pré-socráticos o ser é considerado infinito, sendo que
(A) Anaximandro e Anaxímenes concebem o ser como infinito apenas no espaço, mas não no tempo.
(B) Parmênides e Melissos concebem o ser como infinito apenas no tempo, mas não no espaço.
(C) Anaxímenes e Anaxágoras concebem o ser como infinito apenas no tempo, e não no espaço.
(D) Anaxágoras e Parmênides concebem o ser como infinito tanto no espaço como no tempo.
(E) Melissos e Anaximandro concebem o ser como infinito tanto no espaço como no tempo.
Mito
- Em relação ao termo "mito" é correto afirmar que:
(A) tem sua origem no termo grego "mythos";
(B) significa o mesmo que o termo português "imitar";
(C) significa o conjunto das religiões de uma sociedade ou cultura;
(D) significa o conjunto de brincadeiras de uma sociedade;
(E) significa o conjunto de rituais de uma religião.
- Em relação ao mito NÃO é correto afirmar que:
(A) é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa;
(B) pode dizer respeito à origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas e dos animais;
(C) para os gregos era um discurso para ouvintes que recebiam a narrativa como verdadeira;
(D) é uma narrativa baseada na autoridade e confiabilidade do narrador;
(E) não pode ser uma narrativa feita em público.
- O conteúdo da Filosofia, quando esta nasce, é precisamente o de uma cosmologia. A palavra cosmologia é composta de duas partes: "cosmos", que significa mundo ordenado e organizado, e "logia", que vem da palavra "logos", que significa pensamento racional, discurso racional, conhecimento. Assim, é correto afirmar que a Filosofia nasce como:
(A) conhecimento dos astros;
(B) organização do mundo;
(C) conhecimento racional da ordem do mundo;
(D) amor aos poetas;
(E) oposta ao conhecimento.
Para os gregos, o mito era um discurso pronunciado para pessoas que acreditam ser verdadeira a narrativa apresentada. Os cantores ambulantes davam forma poética aos relatos populares e os recitavam de cor em praça pública. Sobre os mitos é correto afirmar-se que:
A) O mito fazia um apelo à razão do ouvinte.
B) O mito era considerado uma narrativa sagrada.
C) A narrativa mítica não trazia sabedoria sobre o universo humano, pois colocava em cena deuses e heróis.
D) No mito, a razão se sobrepõe ao elemento fantástico.
A elaboração de um discurso acerca da origem das coisas e sua explicação através dos processos de união e de separação são características
(A) presentes na filosofia pré-socrática e separam radicalmente o discurso mítico do filosófico.
(B) encontradas tanto na filosofia pré-socrática quanto na poesia épica de Hesíodo, embora, no mito, a explicação seja dada e, na filosofia, ela seja buscada e questionada.
(C) encontradas tanto em Hesíodo quanto em Parmênides, embora Hesíodo introduza seu discurso com uma narrativa mítica, enquanto Parmênides introduz seu discurso com uma análise lógica da predicação.
(D) peculiares ao período helenístico, em contraposição direta tanto ao pensamento platônico quanto ao aristotélico.
(E) capazes de distinguir a poesia da filosofia pelo fato, puramente estilístico, de uma ser composta em versos e a outra, em prosa.
. Em filosofia, entende-se por pré-socráticos aqueles filósofos que antecederam a Sócrates. Entre as opções abaixo relacionadas identifique-os:
a) Tales de Mileto / Santo Agostinho / Heráclito;
b) Parmênides / Anaximandro / Diógenes;
c) Parmênides / Pitágoras / Aristóteles;
d) Anaxágoras / Platão / Demócrito.
2. No século VI a.C., condições sociais e econômicas favoreceram o surgimento da filosofia na Grécia. Dentre estas mudanças pode-se mencionar:
A) A estruturação do mundo rural, desenvolvimento do sistema escravagista e o estabelecimento de uma aristocracia proprietária de terras.
B) A expansão da economia local fundada no desenvolvimento do artesanato, o fortalecimento dos "demos" e da organização familiar patriarcal.
C) As disputas entre Atenas e Esparta, o desenvolvimento de Mecenas e do comércio jônico.
D) O uso da escrita alfabética, as viagens marítimas e a evolução do comércio e do artesanato.
Em vários textos e manuais de introdução à filosofia, apresenta-se a tese de que a filosofia e a ciência ocidentais surgem na Grécia com uma explicação da realidade que difere do mito em diversos aspectos, sendo um dos principais a recusa do pensamento filosófico-científico de fazer apelo a forças sobrenaturais. Segundo esses textos e manuais, trata-se de uma tese
(A) adequada para descrever todo o período chamado "présocrático", exceção feita ao pensamento de Heráclito.
(B) constantemente rejeitada como sendo simplista, associada ao "milagre grego" defendido por Burnet.
(C) insustentável após a interpretação nietzscheana, segundo a qual a filosofia está sempre muitos passos à frente da ciência.
(D) importante mas imprecisa, em especial no que se refere à teoria pitagórica da transmigração das almas.
(E) adotada como formulação inicial e padrão para dar conta de uma questão que se admite ser, entretanto, mais complexa.
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Filosofia
Uma das características das cosmologias gregas é
(A) constituir-se como uma projeção da pólis no universo, empregando um vocabulário jurídico e humano para referir-se ao cosmos.
(B) sustentar o pressuposto de que no início não havia um caos ou a atuação de uma potência divina, mas sim o nada que se transmuta em ser.
(C) buscar as causas primeiras, através de um procedimento que consiste em reconstruir a genealogia dos seres, remontando à unidade divina originária.
(D) criar um vocabulário rigoroso e absolutamente novo, utilizando apenas palavras antes desconhecidas na língua grega.
(E) recorrer freqüentemente à noção de acaso para explicar o devir, que não mais é visto como o desdobramento de atos divinos.
Entre os partidários da tese de que o surgimento da filosofia é um "milagre grego" próprio do gênio helênico encontram-se:
(A) Diógenes Laércio, Goethe e os classicistas do século XVIII.
(B) Diógenes Laércio, Heródoto e Eudemo.
(C) Fílon de Alexandria, Plutarco e os estóicos.
(D) Heródoto, Aristóteles, Simplício e Hegel.
(E) Platão e alguns renascentistas místicos.
Alguns dos fatores socioeconômicos e culturais que favoreceram o nascimento da filosofia são:
(A) a decadência econômica das colônias gregas da Magna Grécia, após as invasões dóricas e a laicização da cultura, que se vai tornando mais cosmopolita.
(B) a passagem de uma economia nômade para uma economia agrícola e a existência dos escravos, liberando os gregos para a vida contemplativa.
(C) a expansão do Império alexandrino até a Ásia menor, favorecendo o contato dos gregos com culturas de desenvolvido pensamento abstrato.
(D) o nascimento das cidades-estados e o concomitante desaparecimento dos mestres da verdade (o poeta, o adivinho e o mago).
(E) o fim da guerra do Peloponeso, a descentralização do poder de Atenas e a invenção da escrita, da moeda e do calendário.
A Filosofia nascente é grega, isto é, surgiu na Grécia no século V antes de Cristo. É atribuída a Pitágoras a invenção da palavra Filosofia, que é a junção de philos (amor) e sophia (sabedoria), significando amor à sabedoria. É considerado primeiro filósofo:
(A) O próprio Pitágoras, já que foi ele quem criou o nome Filosofia.
(B) Parmênides de Eléia.
(C) Tales, da Escola de Mileto.
(D) Aristóteles.
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Pré-socráticos
Para alguns pré-socráticos o ser é considerado infinito, sendo que
(A) Anaximandro e Anaxímenes concebem o ser como infinito apenas no espaço, mas não no tempo.
(B) Parmênides e Melissos concebem o ser como infinito apenas no tempo, mas não no espaço.
(C) Anaxímenes e Anaxágoras concebem o ser como infinito apenas no tempo, e não no espaço.
(D) Anaxágoras e Parmênides concebem o ser como infinito tanto no espaço como no tempo.
(E) Melissos e Anaximandro concebem o ser como infinito tanto no espaço como no tempo.
1.
Quem é considerado o pai da filosofia
grega?
Anáxagoras
Anaximandro
Anaxímenes
Sócrates
Tales de Mileto
Anáxagoras
Anaximandro
Anaxímenes
Sócrates
Tales de Mileto
Qual
dos seguintes filósofos faz parte da lista de Sete Sábios da Grécia
Antiga?
Pitágoras
Tales de Mileto
Anaxímedes
Sócrates
Xenofonte
Heráclito
2. O aparecimento da filosofia racional no ocidente está intrinsicamente ligado ao modelo socio-político das cidades-estado gregas.
Verdadeiro Falso.
“…Princípio dos seres…ele [Anaximandro] disse (que era) o ilimitado…Pois donde a geração é para os seres, é para onde também a corrupção se gera segundo o necessário ; pois concedem eles mesmos justiça e deferência uns aos outros pela injustiça, segundo a ordenação do tempo.”
Pré-Socráticos. Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
A partir da análise do texto de Anaximandro, é correto afirmar que a filosofia, em contraposição ao mito, se caracteriza por(UFU 2002)
conceber o tempo como um passado imemorial sem relação com o presente.
os seres divinos concedem, por alianças ou rompimentos, justiça e deferência uns aos outros.
o mundo ser explicado por um processo constante e eterno de geração e corrupção, cujo princípio é o ilimitado.
narrar a origem do mundo por meio de alianças e forças geradoras divinas.
- Em relação às Escolas Helenísticas e Imperiais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1 - Cinismo.
2 - Epicurismo.
3 - Estoicismo.
4 - Ceticismo.
( ) Fundada por Zenão de Citium, ensinava em Atenas na Stoa Poikilê. Entre seus representantes na Roma Imperial, destacaram-se Sêneca, Epíteto e Marco Aurélio.
( ) Desenvolveu uma argumentação para mostrar que é necessário suspender o juízo, recusar sua adesão a todo dogma e alcançar, assim, a tranquilidade da alma. Em Roma, Sexto Empírico foi considerado um dos seus representantes e escreveu Esboços Pirrônicos.
( ) Devedora da cosmologia desenvolvida por Demócrito de Abdera, construiu uma física materialista e explicou que o Universo é formado por átomos e pelo vazio. Em Atenas, tinha sua Escola no local chamado Jardim. Lucrécio foi seu grande representante em Roma.
( ) Seus membros menosprezaram as regras sociais, não se preocupando com normas de condutas. Destacaram-se como alguns de seus maiores representantes, Diógenes de Sínope e Hipárquia.
A sequência correta é
a) 1, 2, 3, 4; b) 3, 1, 4, 2; c) 3, 4, 2, 1; d) 3, 2, 1, 4.
-----------------
Heráclito
. Quem é o filósofo pré-socrático do devir?
a) Anaxímedes
b) Parmênides
c) Empédocles
d) Heráclito
e) Demócrito
Das alternativas dadas abaixo sobre os pré-socráticos, está correta:
A) Heráclito identificou a arché, o princípio fundamental de tudo, com o fogo.
B) Anaximandro vê a origem de todas as coisas na mudança do elemento primordial.
C) Parmênides atribui a origem de tudo ao movimento.
D) Empédocles via a compreensão do universo no movimento.
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Pitágoras
Tales de Mileto
Anaxímedes
Sócrates
Xenofonte
Heráclito
2. O aparecimento da filosofia racional no ocidente está intrinsicamente ligado ao modelo socio-político das cidades-estado gregas.
Verdadeiro Falso.
“…Princípio dos seres…ele [Anaximandro] disse (que era) o ilimitado…Pois donde a geração é para os seres, é para onde também a corrupção se gera segundo o necessário ; pois concedem eles mesmos justiça e deferência uns aos outros pela injustiça, segundo a ordenação do tempo.”
Pré-Socráticos. Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
A partir da análise do texto de Anaximandro, é correto afirmar que a filosofia, em contraposição ao mito, se caracteriza por(UFU 2002)
conceber o tempo como um passado imemorial sem relação com o presente.
os seres divinos concedem, por alianças ou rompimentos, justiça e deferência uns aos outros.
o mundo ser explicado por um processo constante e eterno de geração e corrupção, cujo princípio é o ilimitado.
narrar a origem do mundo por meio de alianças e forças geradoras divinas.
- Em relação às Escolas Helenísticas e Imperiais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1 - Cinismo.
2 - Epicurismo.
3 - Estoicismo.
4 - Ceticismo.
( ) Fundada por Zenão de Citium, ensinava em Atenas na Stoa Poikilê. Entre seus representantes na Roma Imperial, destacaram-se Sêneca, Epíteto e Marco Aurélio.
( ) Desenvolveu uma argumentação para mostrar que é necessário suspender o juízo, recusar sua adesão a todo dogma e alcançar, assim, a tranquilidade da alma. Em Roma, Sexto Empírico foi considerado um dos seus representantes e escreveu Esboços Pirrônicos.
( ) Devedora da cosmologia desenvolvida por Demócrito de Abdera, construiu uma física materialista e explicou que o Universo é formado por átomos e pelo vazio. Em Atenas, tinha sua Escola no local chamado Jardim. Lucrécio foi seu grande representante em Roma.
( ) Seus membros menosprezaram as regras sociais, não se preocupando com normas de condutas. Destacaram-se como alguns de seus maiores representantes, Diógenes de Sínope e Hipárquia.
A sequência correta é
a) 1, 2, 3, 4; b) 3, 1, 4, 2; c) 3, 4, 2, 1; d) 3, 2, 1, 4.
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Heráclito
. Quem é o filósofo pré-socrático do devir?
a) Anaxímedes
b) Parmênides
c) Empédocles
d) Heráclito
e) Demócrito
Das alternativas dadas abaixo sobre os pré-socráticos, está correta:
A) Heráclito identificou a arché, o princípio fundamental de tudo, com o fogo.
B) Anaximandro vê a origem de todas as coisas na mudança do elemento primordial.
C) Parmênides atribui a origem de tudo ao movimento.
D) Empédocles via a compreensão do universo no movimento.
Compreendendo ser o conhecimento sensível das coisas, enganador, devendo por isso ser superado pela razão, a quem se atribui a autoria do fragmento abaixo transcrito?
"Os (porcos) alegram-se na lama (mais do que na água limpa)"
a) Xenófanes;
b) Heráclito;
c) Leucipo de Abdera;
d) Pitágoras.
Um fragmento de Heráclito que guarda uma relação evidente com a resposta de Sócrates para o enigma do oráculo de Delfos é:
(A) "Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio: suas águas não são nunca as mesmas e nós não somos nunca os mesmos".
(B) "Esse mundo, o mesmo e comum para todos, nenhum dos deuses e nenhum dos homens o fez...".
(C) "É necessário saber que a guerra é a comunidade; a justiça é discórdia; e tudo acontece conforme a discórdia e a necessidade".
(D) "O fato de aprender muitas coisas não instrui a inteligência: do contrário teria instruído Hesíodo e Pitágoras".
(E) "O que se opõe a si mesmo está em acordo consigo mesmo; harmonia e tensões contrárias, como as do arco e da lira".
"Os (porcos) alegram-se na lama (mais do que na água limpa)"
a) Xenófanes;
b) Heráclito;
c) Leucipo de Abdera;
d) Pitágoras.
Um fragmento de Heráclito que guarda uma relação evidente com a resposta de Sócrates para o enigma do oráculo de Delfos é:
(A) "Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio: suas águas não são nunca as mesmas e nós não somos nunca os mesmos".
(B) "Esse mundo, o mesmo e comum para todos, nenhum dos deuses e nenhum dos homens o fez...".
(C) "É necessário saber que a guerra é a comunidade; a justiça é discórdia; e tudo acontece conforme a discórdia e a necessidade".
(D) "O fato de aprender muitas coisas não instrui a inteligência: do contrário teria instruído Hesíodo e Pitágoras".
(E) "O que se opõe a si mesmo está em acordo consigo mesmo; harmonia e tensões contrárias, como as do arco e da lira".
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Quem
é o Principal representante da escola
eleática?
a) Heráclito
b) Anáxagoras
c) Anaximandro
d) Parmênides
e) Zenão de Eléia
a) Heráclito
b) Anáxagoras
c) Anaximandro
d) Parmênides
e) Zenão de Eléia
20. (UFU-1998) O filósofo pré-socrático, Parmênides de Eléia, afirmava que "o ser é e o não- ser não é ". Por essa afirmação, ele foi considerado pelos filósofos posteriores como:
A) o pai do ceticismo.
B) o fundador da Metafísica.
C) o fundador da sofística.
D) o iniciador do método dialético.
E) o filósofo do absurdo
A) o pai do ceticismo.
B) o fundador da Metafísica.
C) o fundador da sofística.
D) o iniciador do método dialético.
E) o filósofo do absurdo
3.
“Só resta o mito de uma via, a do ser; e sobre esta existem
indícios de que sendo não gerado é também imperecível, pois é
todo inteiro, inabalável e sem fim; nem jamais era nem será, pois é
agora todo junto, uno, contínuo (…)”Sobre a
Natureza,
A partir deste trecho do poema de Parmênides, é possível afirmar que (UFU 2002)
a continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser.
o ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
a via do ser é aquela percebida pelos nossos sentidos.
o ser, para o autor, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro.
A partir deste trecho do poema de Parmênides, é possível afirmar que (UFU 2002)
a continuidade, a geração e o imobilismo estão presentes na via do ser.
o ser, por não poder não ser, não é gerado nem deixa de ser, não tendo princípio nem fim.
a via do ser é aquela percebida pelos nossos sentidos.
o ser, para o autor, de certo modo não é, pois nunca foi no passado nem será no futuro.
25.
“Só é possível pensar e dizer que o ente é, pois o ser é, mas
o nada não é; sobre isso, eu te peço, reflita, pois esta via de
inquérito é a primeira de que te afasto; depois afasta-te daquela
outra, aquela em que erram os mortais desprovidos de saber e com
dupla cabeça, pois, no peito, a hesitação dirige um pensamento
errante: eles se deixam levar surdos e cegos, perplexos, multidão
inepta, para quem ser e não ser é considerado o mesmo e não o
mesmo, para quem todo o caminho volta sobre si mesmo”.
Parmênides, Sobre a Natureza, 6, 1-9.
Sobre este trecho do poema de Parmênides, é correto afirmar que
I - só se pode pensar e dizer que o ser é.
II - para os mortais o ser é considerado diferente do não ser.
III - é possível dizer o não ser, embora não se possa pensá-lo.
IV - duas vias de inquérito devem ser afastadas: a do não ser e a dos mortais.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas. (UFU 2003)
II e III
II e IV
I e III
I e IV
Parmênides, Sobre a Natureza, 6, 1-9.
Sobre este trecho do poema de Parmênides, é correto afirmar que
I - só se pode pensar e dizer que o ser é.
II - para os mortais o ser é considerado diferente do não ser.
III - é possível dizer o não ser, embora não se possa pensá-lo.
IV - duas vias de inquérito devem ser afastadas: a do não ser e a dos mortais.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas. (UFU 2003)
II e III
II e IV
I e III
I e IV
O
poema de Parmênides de Eléia é tido como a doutrina mais profunda
do pensamento pré-socrático, de difícil interpretação, sendo
composto de três partes distintas a saber:
a) O prólogo / o caminho do saber / o caminho da verdade;
b) O prólogo / o caminho do sensível / o caminho das idéias;
c) O prólogo / o caminho do natural / o caminho da razão;
d) O prólogo / o caminho da verdade / o caminho da opinião.
-------------------------
Zenão
Os paradoxos ou aporias de Zenão de Eléia tinham como objetivo:
(A) negar, com Parmênides, a percepção do movimento, da multiplicidade, do espaço e do tempo que nos oferecem os sentidos.
(B) superar a negação do movimento que se encontra no poema de Parmênides, demasiadamente esquemática e dogmática.
(C) defender as teses de Parmênides de maneira direta e irrefutável, com base na lógica e em intuições sensíveis.
(D) mostrar, por absurdo, que o pensamento é limitado e leva ao sem-sentido, como no caso das teses contraintuitivas de Parmênides.
(E) refutar os adversários de Parmênides, mostrando que premissas subjacentes à afirmação do movimento levam a contradições insuperáveis.
--------------------------
a) O prólogo / o caminho do saber / o caminho da verdade;
b) O prólogo / o caminho do sensível / o caminho das idéias;
c) O prólogo / o caminho do natural / o caminho da razão;
d) O prólogo / o caminho da verdade / o caminho da opinião.
-------------------------
Zenão
Os paradoxos ou aporias de Zenão de Eléia tinham como objetivo:
(A) negar, com Parmênides, a percepção do movimento, da multiplicidade, do espaço e do tempo que nos oferecem os sentidos.
(B) superar a negação do movimento que se encontra no poema de Parmênides, demasiadamente esquemática e dogmática.
(C) defender as teses de Parmênides de maneira direta e irrefutável, com base na lógica e em intuições sensíveis.
(D) mostrar, por absurdo, que o pensamento é limitado e leva ao sem-sentido, como no caso das teses contraintuitivas de Parmênides.
(E) refutar os adversários de Parmênides, mostrando que premissas subjacentes à afirmação do movimento levam a contradições insuperáveis.
--------------------------
Demócrito
Em suas considerações sobre a physis, Demócrito e Leucipo propõem uma cosmologia com características muito diferentes das cosmologias dos primeiros pré-socráticos porque afirmam que
(A) cada tipo de matéria provém de uma mistura originária de qualidades que a diferencia das outras matérias e mesmo em sua menor partícula é encontrada a mesma mistura originária, nunca qualidades separadas.
(B) no movimento dos seres não há acaso e nem a intervenção de uma força inteligente externa a eles, mas sim a atuação constante de um princípio físico que rege o encontro e o desencontro de todos os átomos, o clinâmen.
(C) o ser é pleno, contínuo, eterno e uno, como queriam os eleatas, com a diferença, porém, de que é composto de unidades discretas, o que implica a negação do vazio, pois até o que parece vazio está repleto de átomos.
(D) a multiplicidade e a variação qualitativa das coisas é atribuída ao acréscimo ou decréscimo de um dos quatro elementos naturais, unidos ou separados pelas forças de atração e repulsão.
(E) a multiplicidade e as variações qualitativas dos seres não mais são atribuídas às diferenças de qualidades originárias e sim às diferenças de forma, arranjo e posição dos átomos que os compõem.
--------------------
Sofistas
- Todos os filósofos abaixo mencionados são sofistas EXCETO:
(A) Protágoras; (B) Gorgias; (C) Hippias; (D) Aristóteles; (E) Cratylus.
2. O homem é a medida de todas as coisas é uma frase de :
Melisso
Górgias
Sócrates
Protágoras
Xenofonte
7. Protágoras era
De Atenas
De Samos
De Abdera
De Mileto
De Lemos
- São considerados Sofistas:
a) Parmênides, Górgias, Crátes e Cícero.
b) Xenofonte, Péricles, Heródoto e Crátes.
c) Antifonte, Górgias, Protágoras e Pródico.
d) Empédocles, Protágoras, Antifonte e Pitágoras.
- O pensador que cunha a frase "o homem é a medida de todas as coisas" é:
(A) Platão; (B) Nietzsche; (C) Kant; (D) Protágoras; (E) Marx.
- Em relação aos sofistas na Grécia Antiga, NÃO é correto afirmar que:
(A) constituem uma categoria de educadores;
(B) são especializados em usar a filosofia e a retórica como instrumento;
(C) tinham como objetivo ensinar predominantemente a jovens da nobreza;
(D) eram considerados por Platão como os únicos verdadeiros sábios;
(E) tinham como prática cobrar pela educação que forneciam.
Os sofistas, considerados sábios, viveram na Grécia no século V a.C. Eles desenvolveram um ensino itinerante e costumavam cobrar por seus ensinamentos. Interessados na paidéia, os sofistas formaram um currículo, o qual se compunha de:
A) gramática, metafísica e dialética.
B) gramática, retórica e dialética.
C) retórica, astronomia e apologética.
D) gramática, retórica e apologética.
5. Protágoras foi considerado um dos mais importantes sofistas. Para ele,
A) A areté, a virtude, encontrava-se no interior de cada um.
B) O homem era a medida de todas as coisas.
C) O homem livre é aquele que dizia o que considerava verdadeiro, sem preocupação com o raciocínio na argumentação.
D) A ironia era parte indispensável na persuasão.
-----------------------------
.
Qual é o filosófo pré-socrático que faz da multiplicidade o
principal objeto do seu pensamento, assim manifestando-se acerca da
natureza do múltiplo: "em cada coisa há uma coisa porção de
cada coisa. Exceção é o Espírito, que é ilimitado e autônomo:
ao contrário das coisas, não é misturado com nada."?
a) Zenão de Eléia;
b) Parmênides;
c) Anaxágoras;
d) Tales de Mileto.
a) Zenão de Eléia;
b) Parmênides;
c) Anaxágoras;
d) Tales de Mileto.
----------------------
Na democracia da pólis, cujo exemplo maior é o da Atenas no século IV a.C., muito poucos de fato poderiam ser considerados cidadãos, estando excluídos da participação política
(A) escravos, crianças, mulheres e homossexuais.
(B) mulheres, crianças, escravos e estrangeiros.
(C) mulheres, escravos e os mais pobres.
(D) homens, mulheres e crianças.
(E) todos que não servissem ao exército.
Ao lado do poeta, do adivinho e do rei-de-justiça, a Grécia arcaica possuía ainda um outro grupo de homens que têm o direito à palavra: os guerreiros.
CHAUÍ, Marilena. Introdução à História da Filosofia, p.41.
Como característica da palavra dos guerreiros, contrapondo-a à dos demais grupos citados, tem-se o fato de ela ser
(A) contrária à filosofia nascente, porque intransigente e interditada a qualquer possibilidade de discussão.
(B) fundada na força e na violência, cruel e impiedosa.
(C) requisitante de uma falsa fundamentação divina utilizada para sustentar a posição do rei-de-justiça.
(D) mágica e eficaz, cuja verdade é decidida pelo adivinho que acompanha os guerreiros.
(E) leiga e humana, proferida em assembleia e, portanto, fundamental à instituição da democracia e da palavra dialógico-filosófica.
--------------------------
Para Anaxágoras, a força ordenadora do Kósmos é
(A) responsável pelo nascimento e destruição dos elementos.
(B) idêntica aos elementos, eterna, mutável e corpórea.
(C) inteligente, diáfana, sutil e invisível.
(D) dinâmica, mutável e misturada a todas as coisas.
(E) corpórea e captável diretamente pelos sentidos.
-------------------
Sócrates
a.( ) chegamos aos conceitos por meio da experiência.
b.( ) é impossível classificar os objetos em classes ou categorias.
c.( X ) todo conhecimento é uma recordação.
d.( ) a alma não consegue transmigrar de um corpo a outro após a morte.
e.( ) o corpo favorece o conhecimento, na medida em que ele é puro e racional.
- As doutrinas éticas que colocam a felicidade como bem supremo denominam-se:
(A) cínicas; (B) eudemonistas; (C) egoístas; (D) consequencialistas; (E) consensuais.
Na República idealizada por Platão a justiça pode ser alcançada quando
(A) na hierarquia das classes cada uma desempenhar apenas a função que lhe compete e de acordo com a virtude que lhe é própria.
(B) a classe governante, seja ela qual for, garantir e respeitar os direitos de isonomia e de isegoria para todos os cidadãos de todas as classes.
(C) a diferença entre as classes sociais for eliminada através da comunidade de bens, de mulheres e de ocupações.
(D) as virtudes da sabedoria, da coragem e da temperança estiverem de igual modo desenvolvidas em todas as classes sociais.
(E) as leis passarem a ser elaboradas pelo conjunto dos cidadãos, sem distinção de classe social ou gênero sexual.
Platão insiste mais explicitamente na República e no Teeteto, na diferença entre conhecimento e opinião, porque esta baseia-se nas aparências e aquele apreende o que é. Tal distinção deve-se ao fato de
(A) as opiniões participarem do não-ser.
(B) o conceito ser uma abstração especulativa de caráter imanente.
(C) o conceito ser produto da generalização indutiva de casos particulares.
(D) o conceito constituir-se como a unidade da multiplicidade, existente e apreendido em si mesmo.
Na democracia da pólis, cujo exemplo maior é o da Atenas no século IV a.C., muito poucos de fato poderiam ser considerados cidadãos, estando excluídos da participação política
(A) escravos, crianças, mulheres e homossexuais.
(B) mulheres, crianças, escravos e estrangeiros.
(C) mulheres, escravos e os mais pobres.
(D) homens, mulheres e crianças.
(E) todos que não servissem ao exército.
Ao lado do poeta, do adivinho e do rei-de-justiça, a Grécia arcaica possuía ainda um outro grupo de homens que têm o direito à palavra: os guerreiros.
CHAUÍ, Marilena. Introdução à História da Filosofia, p.41.
Como característica da palavra dos guerreiros, contrapondo-a à dos demais grupos citados, tem-se o fato de ela ser
(A) contrária à filosofia nascente, porque intransigente e interditada a qualquer possibilidade de discussão.
(B) fundada na força e na violência, cruel e impiedosa.
(C) requisitante de uma falsa fundamentação divina utilizada para sustentar a posição do rei-de-justiça.
(D) mágica e eficaz, cuja verdade é decidida pelo adivinho que acompanha os guerreiros.
(E) leiga e humana, proferida em assembleia e, portanto, fundamental à instituição da democracia e da palavra dialógico-filosófica.
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Para Anaxágoras, a força ordenadora do Kósmos é
(A) responsável pelo nascimento e destruição dos elementos.
(B) idêntica aos elementos, eterna, mutável e corpórea.
(C) inteligente, diáfana, sutil e invisível.
(D) dinâmica, mutável e misturada a todas as coisas.
(E) corpórea e captável diretamente pelos sentidos.
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Sócrates
13. O método dialético utilizado por Sócrates, identificado como maiêutica, tem como principal fundamento:
a) A ética e a educação;
b) A política e a moral;
c) A religião e os costumes;
d) A lógica e a essência do homem.
Sócrates foi considerado um dos maiores sábios da humanidade. Nada deixou escrito. Suas idéias foram divulgadas por dois de seus discípulos, Xenofonte e Platão. O ponto de partida da filosofia socrática encontra-se no fato de que:
A) A verdadeira filosofia encontra-se na physis, na natureza, cabendo ao homem buscá-la com todos os seus esforços.
B) A verdade não está ao alcance dos seres humanos.
C) O primeiro passo em direção à verdade é o reconhecimento da ignorância.
D) A aquisição do conhecimento se dá por meio da retórica.
a) A ética e a educação;
b) A política e a moral;
c) A religião e os costumes;
d) A lógica e a essência do homem.
Sócrates foi considerado um dos maiores sábios da humanidade. Nada deixou escrito. Suas idéias foram divulgadas por dois de seus discípulos, Xenofonte e Platão. O ponto de partida da filosofia socrática encontra-se no fato de que:
A) A verdadeira filosofia encontra-se na physis, na natureza, cabendo ao homem buscá-la com todos os seus esforços.
B) A verdade não está ao alcance dos seres humanos.
C) O primeiro passo em direção à verdade é o reconhecimento da ignorância.
D) A aquisição do conhecimento se dá por meio da retórica.
10. Assinale o nome do pai de Sócrates.
a) Nícias
b) Lísimaco
c) Sofronisco
d) Cléobulo
e) Agatão
5. Qual a profissão do pai e da mãe de Sócrates?
A) pintor e parteira
B) escultor e parteira
C) militar e escultora
D) oleiro e dona de casa
E) ferreiro e parteira
a) Nícias
b) Lísimaco
c) Sofronisco
d) Cléobulo
e) Agatão
5. Qual a profissão do pai e da mãe de Sócrates?
A) pintor e parteira
B) escultor e parteira
C) militar e escultora
D) oleiro e dona de casa
E) ferreiro e parteira
12. Por quê Sócrates não fugiu da sentença de beber cicuta?
Porque não conseguiu
Porque acreditava que deveria seguir as leis atenienses
Porque acreditava que a alma era imortal
Porque não tinha dinheiro para subornar o guarda, pois era pobre
As alternativas b e c estão corretas
17. Filósofo cuja teoria desiludiu Sócrates em sua juventude
Anaxímedes
Anáxagoras
Aristarco
Pitágoras
Demócrito
33. Quem foi Xantipa?
a) Filha de Sócrates
b) A primeira filósofa
c) Irmã mais velha de Platão, que aparece no diálogo "Fedro"
d) Esposa de Sócrates
e) Heroína grega satirizada em "As nuvens" de Aristófanes
19. Conhece-te a ti mesmo é uma frase de Sócrates
Verdadeiro Falso
Quais os procedimentos mais típicos da maiêutica socrática?
(A) Devir e plano de imanência.
(B) Ironia e dialética.
(C) Espanto e rigor.
(D) Dialética e método experimental.
(E) Observação da natureza e dialética.
O método socrático apresenta-se:
a.( ) em três fases dialéticas nas quais se sucedem a afirmação e a negação do que o sujeito sabe e, finalmente, segue-se um novo conhecimento chamado de síntese.
b.( ) como produção simultânea do conhecimento objetivo e subjetivo, através da união de opostos.
c.( ) como sucessão de duas fases: a fase pré-socrática e a fase socrática, que são aplicadas para mostrar a passagem do relato mítico ao conhecimento filosófico.
d.( ) pela aplicação de regras lógicas sobre a origem dos mitos e, consequentemente, pela comprovação de que a filosofia é imanente ao conhecimento mítico.
e.( X ) em duas fases nas quais se aplicam sucessivamente a fase da ironia, pela qual o sujeito descobre que nada sabe, e a fase maiêutica, pela qual o sujeito descobre que ele próprio é capaz de produzir o conhecimento.
Segundo o pensamento platônico, é correto afirmar: Porque não conseguiu
Porque acreditava que deveria seguir as leis atenienses
Porque acreditava que a alma era imortal
Porque não tinha dinheiro para subornar o guarda, pois era pobre
As alternativas b e c estão corretas
17. Filósofo cuja teoria desiludiu Sócrates em sua juventude
Anaxímedes
Anáxagoras
Aristarco
Pitágoras
Demócrito
33. Quem foi Xantipa?
a) Filha de Sócrates
b) A primeira filósofa
c) Irmã mais velha de Platão, que aparece no diálogo "Fedro"
d) Esposa de Sócrates
e) Heroína grega satirizada em "As nuvens" de Aristófanes
19. Conhece-te a ti mesmo é uma frase de Sócrates
Verdadeiro Falso
Quais os procedimentos mais típicos da maiêutica socrática?
(A) Devir e plano de imanência.
(B) Ironia e dialética.
(C) Espanto e rigor.
(D) Dialética e método experimental.
(E) Observação da natureza e dialética.
O método socrático apresenta-se:
a.( ) em três fases dialéticas nas quais se sucedem a afirmação e a negação do que o sujeito sabe e, finalmente, segue-se um novo conhecimento chamado de síntese.
b.( ) como produção simultânea do conhecimento objetivo e subjetivo, através da união de opostos.
c.( ) como sucessão de duas fases: a fase pré-socrática e a fase socrática, que são aplicadas para mostrar a passagem do relato mítico ao conhecimento filosófico.
d.( ) pela aplicação de regras lógicas sobre a origem dos mitos e, consequentemente, pela comprovação de que a filosofia é imanente ao conhecimento mítico.
e.( X ) em duas fases nas quais se aplicam sucessivamente a fase da ironia, pela qual o sujeito descobre que nada sabe, e a fase maiêutica, pela qual o sujeito descobre que ele próprio é capaz de produzir o conhecimento.
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Platão a.( ) chegamos aos conceitos por meio da experiência.
b.( ) é impossível classificar os objetos em classes ou categorias.
c.( X ) todo conhecimento é uma recordação.
d.( ) a alma não consegue transmigrar de um corpo a outro após a morte.
e.( ) o corpo favorece o conhecimento, na medida em que ele é puro e racional.
- As doutrinas éticas que colocam a felicidade como bem supremo denominam-se:
(A) cínicas; (B) eudemonistas; (C) egoístas; (D) consequencialistas; (E) consensuais.
Na República idealizada por Platão a justiça pode ser alcançada quando
(A) na hierarquia das classes cada uma desempenhar apenas a função que lhe compete e de acordo com a virtude que lhe é própria.
(B) a classe governante, seja ela qual for, garantir e respeitar os direitos de isonomia e de isegoria para todos os cidadãos de todas as classes.
(C) a diferença entre as classes sociais for eliminada através da comunidade de bens, de mulheres e de ocupações.
(D) as virtudes da sabedoria, da coragem e da temperança estiverem de igual modo desenvolvidas em todas as classes sociais.
(E) as leis passarem a ser elaboradas pelo conjunto dos cidadãos, sem distinção de classe social ou gênero sexual.
Platão insiste mais explicitamente na República e no Teeteto, na diferença entre conhecimento e opinião, porque esta baseia-se nas aparências e aquele apreende o que é. Tal distinção deve-se ao fato de
(A) as opiniões participarem do não-ser.
(B) o conceito ser uma abstração especulativa de caráter imanente.
(C) o conceito ser produto da generalização indutiva de casos particulares.
(D) o conceito constituir-se como a unidade da multiplicidade, existente e apreendido em si mesmo.
2.
A estrutura do mundo das idéias constituída por multiplicidade,
porém, distintas do sensível e do inteligível foi concebida
por:
a) Sócrates;
b) Kant;
c) Platão;
d) Aristóteles.
De acordo com as teses expostas por Platão em A República,
(A) há um reino das Ideias ou Formas, e nenhum objeto participa de tais Ideias ou Formas.
(B) cada um de nós é a medida de todas as coisas, por exemplo, da beleza de cada objeto.
(C) um objeto é, por exemplo, belo, se participa da ideia do belo - o belo em si.
(D) as Ideias ou Formas nos são ininteligíveis.
a) Sócrates;
b) Kant;
c) Platão;
d) Aristóteles.
De acordo com as teses expostas por Platão em A República,
(A) há um reino das Ideias ou Formas, e nenhum objeto participa de tais Ideias ou Formas.
(B) cada um de nós é a medida de todas as coisas, por exemplo, da beleza de cada objeto.
(C) um objeto é, por exemplo, belo, se participa da ideia do belo - o belo em si.
(D) as Ideias ou Formas nos são ininteligíveis.
4.
Verdadeiro nome de
Platão
a) Temístocles
b) Arístocles
c) Espeusipo
d) Andronico
e) Lisímaco
"Diz Platão que a primeira virtude do filósofo é admirar-se: Thaumátzein se diz em grego. (...) O filósofo, pois necessita de uma primeira dose de infantilidade, uma capacidade de admiração, que o homem já feito, que o homem já enrijecido, não costuma possuir. Por isso Platão preferia tratar com jovens a tratar com velhos. Sócrates, o mestre de Platão, andava, entre a mocidade de Atenas, entre as crianças e as mulheres."
MORENTI, Manuel Garcia. Fundamentos de Filosofi a. Lições Preliminares. São Paulo: Mestre Jou, 1980.
Para que um jovem desenvolva a admiração filosófica, deve-se estimular a sua capacidade
(A) crítica na interpretação de textos.
(B) analítica na observação de argumentos.
(C) de valorizar o já sabido.
(D) de problematizar o já sabido.
(E) de decompor uma situação em elementos simples.
40
Para Platão, o que caracteriza o conhecimento (episteme) em seu contraste com a opinião (doxa) é estar
(A) referido ao que é inteligível, imutável e niversal.
(B) referido ao que é substancial, ininteligível e universal.
(C) referido ao que é sensível, transitório e particular.
(D) referido às formas universais abstraídas por indução da matéria.
(E) baseado em uma objetividade tal qual a da Física Newtoniana.
Em A República, Platão sustenta que a cidade ideal deve ser governada pelo filósofo, porque ele
(A) conhece a medida divina do bem.
(B) possui um desejo natural de governar.
(C) sabe ajustar seu caráter a contextos vários.
(D) tem natural interesse em estar junto à multidão.
a) Temístocles
b) Arístocles
c) Espeusipo
d) Andronico
e) Lisímaco
"Diz Platão que a primeira virtude do filósofo é admirar-se: Thaumátzein se diz em grego. (...) O filósofo, pois necessita de uma primeira dose de infantilidade, uma capacidade de admiração, que o homem já feito, que o homem já enrijecido, não costuma possuir. Por isso Platão preferia tratar com jovens a tratar com velhos. Sócrates, o mestre de Platão, andava, entre a mocidade de Atenas, entre as crianças e as mulheres."
MORENTI, Manuel Garcia. Fundamentos de Filosofi a. Lições Preliminares. São Paulo: Mestre Jou, 1980.
Para que um jovem desenvolva a admiração filosófica, deve-se estimular a sua capacidade
(A) crítica na interpretação de textos.
(B) analítica na observação de argumentos.
(C) de valorizar o já sabido.
(D) de problematizar o já sabido.
(E) de decompor uma situação em elementos simples.
40
Para Platão, o que caracteriza o conhecimento (episteme) em seu contraste com a opinião (doxa) é estar
(A) referido ao que é inteligível, imutável e niversal.
(B) referido ao que é substancial, ininteligível e universal.
(C) referido ao que é sensível, transitório e particular.
(D) referido às formas universais abstraídas por indução da matéria.
(E) baseado em uma objetividade tal qual a da Física Newtoniana.
Em A República, Platão sustenta que a cidade ideal deve ser governada pelo filósofo, porque ele
(A) conhece a medida divina do bem.
(B) possui um desejo natural de governar.
(C) sabe ajustar seu caráter a contextos vários.
(D) tem natural interesse em estar junto à multidão.
8.
Qual é a Idéia suprema para Platão? Responda em uma
palavra
Resposta: O Bem
21. (UFU 2000) A Alegoria da Caverna de Platão, além de ser um texto de teoria do conhecimento, é também um texto político. No sentido político, é correto afirmar que Platão sustentava um modelo
A) monárquico, cujo governo deveria ser exercido por um filósofo e cujo poder deveria ser absoluto, centralizador e hereditário.
B) aristocrático, baseado na riqueza e que representava os interesses dos comerciantes e nobres atenienses, por serem eles os mecenas das artes, das letras e da filosofia.
C) democrático, baseado, principalmente, na experiência política de governo da época de Péricles.
D) aristocrático, cujo governo deveria ser confiado aos melhores em inteligência e em conduta ética.
Em sua obra A República, Platão sustenta que a mentira autêntica é detestada pelos deuses e pelos homens, mas ainda assim menciona uma "nobre mentira", a ser aplicada como remédio apenas pelos chefes da cidade aos inimigos e mesmo aos cidadãos, sempre em benefício da cidade. Kant sustenta, ao contrário, que toda mentira é ilícita e representa um aniquilamento da dignidade humana - chega a afirmar que a capacidade humana de mentir é a mancha podre de nossa espécie. Para ele, os homens têm o dever de dizer a verdade, porque
(A) o dizer verdadeiro sempre produz efeitos desejáveis.
(B) a veracidade é o modo humano de se aproximar do divino.
(C) a mentira só se aplica quando a própria humanidade está em risco.
(D) uma lei universal de mentir seria autodestrutiva.
A chave da compreensão do pensamento político, epistemológico, ético e espiritual de Platão encontra-se:
A) No mundo das idéias, o qual existe de forma absoluta.
B) No mundo sensível, indispensável ao conhecimento do mundo.
C) No mundo das idéias, relacionado ao imaginário do ser humano.
D) O hiperurânio, ou mundo psicofísico do ser humano.
8. No pensamento platônico, doxa e episteme apresentam-se como conceitos distintos, pois:
A) Doxa é o conhecimento perfeito e episteme o pensamento típico dos sofistas.
B) Doxa retrata a razão e episteme o desejo, a imperfeição.
C) Doxa retrata a eternidade e episteme a temporalidade.
D) Doxa é o conhecimento imperfeito e episteme é a ciência, o conhecimento por excelência.
8. Em Platão, podemos dizer que a ética é:
I. Conjunto de regras que se deve impor à natureza humana.
II. Caminho a seguir para vir-a-ser.
III. Vida de acordo com o prazer para alcançar o bem.
IV. Felicidade possibilitada pelo mundo sensível.
V. Contemplação do bem, de acordo com a razão, a verdade e a justiça
Marque a opção correta. (UFMA 2003).
a) I e V estão corretas
b) III e IV estão corretas
c) II e V estão corretas
d) I e IV estão corretas
e) I e III estão corretas
14. “Todo aquele que ama o saber conhece por experiência que, quando a filosofia toma conta de uma alma, vai encontrá-la prisioneira do seu corpo, totalmente grudada a ele. Vê que, impelida a observar os seres, não em si e por si, mas por meio desse seu caráter, paira por isso na mais completa ignorância. Mas mais se dá ainda conta do absurdo de tal prisão: é que ela não tem outra razão de ser senão o desejo do próprio prisioneiro, que é assim levado a colaborar da maneira mais segura, no seu próprio encarceramento”.
Platão, Fédon. Trad. Maria Tereza S. de Azevedo. Brasília: UnB, 2000, p. 66.
Após analisar o texto acima, assinale a alternativa correta. (UFU 2003)
A) A ignorância é fruto da observação do que é em si e por si.
B) A filosofia para Platão é inata, não sendo necessário nenhum esforço de quem a ela se dedica para obtêla.
C) A alma encontra-se prisioneira do corpo por desejo do próprio homem.
D) A alma do filósofo encontra-se desde o início liberta dos entraves do corpo como o demonstram, claramente, a Alegoria da Caverna e o texto acima.
Ao examinar o papel das artes miméticas em sua cidade ideal, Platão atribui à cama pintada pelo artista um estatuto ontológico
(A) igual ao da cama-idéia, pois o artista apenas transporta para o plano sensível a idéia de cama que já residia em sua alma.
(B) igual tanto à cama-idéia quanto à cama do carpinteiro, mas desde que a cama do pintor seja tão perfeita e bela quanto as outras duas.
(C) inferior ao da cama-idéia, mas igual à cama produzida pelo carpinteiro, pois tanto este quanto o pintor copiam a idéia única de cama.
(D) inferior ao da cama-idéia, mas superior à cama produzida pelo carpinteiro, pois a cama do artista é acrescida da idéia de beleza.
(E) inferior tanto à cama-idéia quanto à cama do carpinteiro, pois o pintor realiza uma cópia de uma cama que é, também ela, uma cópia.
Resposta: O Bem
21. (UFU 2000) A Alegoria da Caverna de Platão, além de ser um texto de teoria do conhecimento, é também um texto político. No sentido político, é correto afirmar que Platão sustentava um modelo
A) monárquico, cujo governo deveria ser exercido por um filósofo e cujo poder deveria ser absoluto, centralizador e hereditário.
B) aristocrático, baseado na riqueza e que representava os interesses dos comerciantes e nobres atenienses, por serem eles os mecenas das artes, das letras e da filosofia.
C) democrático, baseado, principalmente, na experiência política de governo da época de Péricles.
D) aristocrático, cujo governo deveria ser confiado aos melhores em inteligência e em conduta ética.
Em sua obra A República, Platão sustenta que a mentira autêntica é detestada pelos deuses e pelos homens, mas ainda assim menciona uma "nobre mentira", a ser aplicada como remédio apenas pelos chefes da cidade aos inimigos e mesmo aos cidadãos, sempre em benefício da cidade. Kant sustenta, ao contrário, que toda mentira é ilícita e representa um aniquilamento da dignidade humana - chega a afirmar que a capacidade humana de mentir é a mancha podre de nossa espécie. Para ele, os homens têm o dever de dizer a verdade, porque
(A) o dizer verdadeiro sempre produz efeitos desejáveis.
(B) a veracidade é o modo humano de se aproximar do divino.
(C) a mentira só se aplica quando a própria humanidade está em risco.
(D) uma lei universal de mentir seria autodestrutiva.
A chave da compreensão do pensamento político, epistemológico, ético e espiritual de Platão encontra-se:
A) No mundo das idéias, o qual existe de forma absoluta.
B) No mundo sensível, indispensável ao conhecimento do mundo.
C) No mundo das idéias, relacionado ao imaginário do ser humano.
D) O hiperurânio, ou mundo psicofísico do ser humano.
8. No pensamento platônico, doxa e episteme apresentam-se como conceitos distintos, pois:
A) Doxa é o conhecimento perfeito e episteme o pensamento típico dos sofistas.
B) Doxa retrata a razão e episteme o desejo, a imperfeição.
C) Doxa retrata a eternidade e episteme a temporalidade.
D) Doxa é o conhecimento imperfeito e episteme é a ciência, o conhecimento por excelência.
8. Em Platão, podemos dizer que a ética é:
I. Conjunto de regras que se deve impor à natureza humana.
II. Caminho a seguir para vir-a-ser.
III. Vida de acordo com o prazer para alcançar o bem.
IV. Felicidade possibilitada pelo mundo sensível.
V. Contemplação do bem, de acordo com a razão, a verdade e a justiça
Marque a opção correta. (UFMA 2003).
a) I e V estão corretas
b) III e IV estão corretas
c) II e V estão corretas
d) I e IV estão corretas
e) I e III estão corretas
14. “Todo aquele que ama o saber conhece por experiência que, quando a filosofia toma conta de uma alma, vai encontrá-la prisioneira do seu corpo, totalmente grudada a ele. Vê que, impelida a observar os seres, não em si e por si, mas por meio desse seu caráter, paira por isso na mais completa ignorância. Mas mais se dá ainda conta do absurdo de tal prisão: é que ela não tem outra razão de ser senão o desejo do próprio prisioneiro, que é assim levado a colaborar da maneira mais segura, no seu próprio encarceramento”.
Platão, Fédon. Trad. Maria Tereza S. de Azevedo. Brasília: UnB, 2000, p. 66.
Após analisar o texto acima, assinale a alternativa correta. (UFU 2003)
A) A ignorância é fruto da observação do que é em si e por si.
B) A filosofia para Platão é inata, não sendo necessário nenhum esforço de quem a ela se dedica para obtêla.
C) A alma encontra-se prisioneira do corpo por desejo do próprio homem.
D) A alma do filósofo encontra-se desde o início liberta dos entraves do corpo como o demonstram, claramente, a Alegoria da Caverna e o texto acima.
Ao examinar o papel das artes miméticas em sua cidade ideal, Platão atribui à cama pintada pelo artista um estatuto ontológico
(A) igual ao da cama-idéia, pois o artista apenas transporta para o plano sensível a idéia de cama que já residia em sua alma.
(B) igual tanto à cama-idéia quanto à cama do carpinteiro, mas desde que a cama do pintor seja tão perfeita e bela quanto as outras duas.
(C) inferior ao da cama-idéia, mas igual à cama produzida pelo carpinteiro, pois tanto este quanto o pintor copiam a idéia única de cama.
(D) inferior ao da cama-idéia, mas superior à cama produzida pelo carpinteiro, pois a cama do artista é acrescida da idéia de beleza.
(E) inferior tanto à cama-idéia quanto à cama do carpinteiro, pois o pintor realiza uma cópia de uma cama que é, também ela, uma cópia.
-------------------
Aristóteles
- Para Aristóteles, a filosofia nasce:
a.( ) como resposta ao nosso desejo de imortalidade.
b.( ) da necessidade de dominarmos o mundo exterior.
c.( ) para nos livrarmos das paixões e das percepções sensíveis.
d.( X ) do assombro que sentimos diante do mundo.
e.( ) com a tarefa de suplantar as superstições e todas as formas de dominação.
25 - A teoria aristotélica do justo meio termo implica que:
a.( X ) a excelência se encontra num certo ponto intermediário entre o excesso e a falta.
b.( ) a justiça se esgota na moralidade.
c.( ) os defeitos de um homem nunca podem ser transformados em bem.
d.( ) a ética aristotélica se confunde com a sua metafísica.
e.( ) não se pode aceitar que um mandamento moral seja condicional.
Em cada fase da história da filosofia ocorre a prevalência de um método filosófico. Assim, temos que o silogismo é um atributo do método de:
a.( ) Galileu.
b.( ) Espinosa.
c.( X ) Aristóteles.
d.( ) Bacon.
e.( ) Descartes.
Sobre a função pedagógica da arte, sabemos que:
a.( ) Para Hegel, a principal função pedagógica da arte está em propiciar o contato com imagens do belo natural.
b.( ) Em Kant, a função da arte passa a ser a manifestação estética do Espírito.
c.( ) Platão considerava fundamental a presença dos artistas na vida dos cidadãos da pólis.
d.( X ) Na Poética, Aristóteles define que a principal função da tragédia é confrontar o espectador com o destino trágico dos personagens e produzir no público a catarse.
e.( ) Desde Platão, a ideia de gosto é subjetiva e independente de características ou funções presentes nos objetos estéticos.
Com relação à Filosofia Primeira ou Teologia, Aristóteles oferece
(A) quatro definições, referindo-se à investigação das causas e princípios primeiros e supremos; ao ser enquanto ser; à substância; e a Deus ou substância supra-sensível.
(B) quatro definições, referindo-se a Deus, substância supra-sensível; ao ser enquanto ser; às causas e princípios primeiros; à crítica à teoria das Formas de Platão.
(C) três definições, referindo-se à investigação de Deus ou à substância supra-sensível; ao ser enquanto ser; à substância, ao ato e à potência.
(D) três definições, referindo-se à investigação das causas e princípios últimos; ao ser enquanto ser; à substância, ao ato e à potência.
(E) uma única definição, que resume todas as outras e que diz respeito ao ser enquanto ser e seu significado único.
Aristóteles
- Para Aristóteles, a filosofia nasce:
a.( ) como resposta ao nosso desejo de imortalidade.
b.( ) da necessidade de dominarmos o mundo exterior.
c.( ) para nos livrarmos das paixões e das percepções sensíveis.
d.( X ) do assombro que sentimos diante do mundo.
e.( ) com a tarefa de suplantar as superstições e todas as formas de dominação.
25 - A teoria aristotélica do justo meio termo implica que:
a.( X ) a excelência se encontra num certo ponto intermediário entre o excesso e a falta.
b.( ) a justiça se esgota na moralidade.
c.( ) os defeitos de um homem nunca podem ser transformados em bem.
d.( ) a ética aristotélica se confunde com a sua metafísica.
e.( ) não se pode aceitar que um mandamento moral seja condicional.
Em cada fase da história da filosofia ocorre a prevalência de um método filosófico. Assim, temos que o silogismo é um atributo do método de:
a.( ) Galileu.
b.( ) Espinosa.
c.( X ) Aristóteles.
d.( ) Bacon.
e.( ) Descartes.
Sobre a função pedagógica da arte, sabemos que:
a.( ) Para Hegel, a principal função pedagógica da arte está em propiciar o contato com imagens do belo natural.
b.( ) Em Kant, a função da arte passa a ser a manifestação estética do Espírito.
c.( ) Platão considerava fundamental a presença dos artistas na vida dos cidadãos da pólis.
d.( X ) Na Poética, Aristóteles define que a principal função da tragédia é confrontar o espectador com o destino trágico dos personagens e produzir no público a catarse.
e.( ) Desde Platão, a ideia de gosto é subjetiva e independente de características ou funções presentes nos objetos estéticos.
Com relação à Filosofia Primeira ou Teologia, Aristóteles oferece
(A) quatro definições, referindo-se à investigação das causas e princípios primeiros e supremos; ao ser enquanto ser; à substância; e a Deus ou substância supra-sensível.
(B) quatro definições, referindo-se a Deus, substância supra-sensível; ao ser enquanto ser; às causas e princípios primeiros; à crítica à teoria das Formas de Platão.
(C) três definições, referindo-se à investigação de Deus ou à substância supra-sensível; ao ser enquanto ser; à substância, ao ato e à potência.
(D) três definições, referindo-se à investigação das causas e princípios últimos; ao ser enquanto ser; à substância, ao ato e à potência.
(E) uma única definição, que resume todas as outras e que diz respeito ao ser enquanto ser e seu significado único.
A crítica de Aristóteles da dicotomia entre o mundo sensível e o inteligível, estabelecida por Platão, torna problemática a concepção aristotélica do conhecimento das essências no âmbito do próprio mundo sensível. Aristóteles soluciona a referida questão por meio de um, uma:
(A) procedimento intelectual transcendente ao mundo sensível.
(B) intuição intelectual imediata da essência imanente às coisas sensíveis.
(C) processo de construção sintética das espécies pertencentes ao gênero e ao ser, em potência e em ato.
(D) processo de justaposição de elementos, apto para obter o conhecimento da essência das coisas sensíveis.
Segundo Victor Brochard, "as duas idéias de obrigação e preceito só teriam razão de ser em uma moral em que o bem se diferencia da felicidade". Uma tal moral, por sua vez, dificilmente seria compatível com a reflexão ética de
(A) Kant.
(B) Hegel.
(C) Aristóteles.
(D) Habermas.
(E) Stuart Mill.
Uma diferença fundamental entre a lógica de Aristóteles e a lógica dos estóicos é que a lógica aristotélica
(A) pressupõe o princípio de correspondência, enquanto somente a lógica estóica considera o âmbito da possibilidade.
(B) afirma o princípio de não-contradição como princípio fundamental da lógica, enquanto os estóicos defendem apenas o terceiro-excluído.
(C) tem como axioma o princípio da identidade, enquanto os estóicos negam este princípio, assim como a possibilidade de uma lógica temporal.
(D) defende a noção formal de demonstração, já os estóicos consideram irrelevante a demonstração da validade de um raciocínio.
(E) está baseada fundamentalmente na relação de predicação, enquanto a lógica estóica trabalha com proposições.
38
A primeira sistematização ocidental do saber, elaborada por Aristóteles, propõe uma divisão das ciências em que
(A) a lógica, a metafísica, a física e a matemática são classificadas como ciências teoréticas.
(B) a matemática, a metafísica e a física são classificadas como ciências teoréticas.
(C) a política, a ética, a metafísica e a ontologia são classificadas como ciências teoréticas.
(D) a política e a ética, por serem ciências práticas, são consideradas superiores à metafísica.
(E) a metafísica, a lógica e a ética, por serem ciências teoréticas, são consideradas como superiores às outras ciências.
1. Assinale qual obra de Aristóteles tem como conceitos centrais a katharsis e a mimesis
a) Ética a Nicômano
b) Poética
c) Metafísica
d) A Constituição de Atenas
e) A Política
"Sabe por que não é fácil dizer quando um ser humano é "bom" e quando não é? Porque não sabemos para que servem os seres humanos. Um jogador de futebol serve para jogar futebol de modo a ajudar seu time a ganhar e marcar gols contra o time adversário; uma moto serve para nos transportar de maneira veloz, estável, resistente ... Sabemos quando um especialista em alguma coisa ou quando um instrumento funcionam devidamente, porque temos ideia do serviço que devem prestar, do que se espera deles."
SAVATER, Fernando. Ética para meu fi lho, cap. III.
O texto acima justifica a dificuldade de se saber qual é a virtude do homem enquanto homem pelo fato de, segundo o autor, não ser possível determinar qual atividade lhe é mais própria e, portanto, seu fim. Qual dos filósofos abaixo buscou dizer o que é a felicidade, utilizando justamente a pergunta sobre a finalidade do homem quanto à atividade que lhe é mais própria?
(A) Maquiavel; (B) Heráclito; (C) Aristóteles; (D) Descartes; (E) Hume.
9. Observe a seguinte afirmação: “Todo homem é animal”. É correto afirmar que, para Aristóteles, tal assertiva
I - é uma dedução verdadeira, pois parte de uma premissa também verdadeira;
II - é uma proposição verdadeira;
III - relaciona dois termos, sendo ambos, quanto às categorias, substâncias segundas;
IV - é um raciocínio válido.
Assinale a ÚNICA alternativa que contém as assertivas verdadeiras.(UFU 2003)
A) I e IV
B) I e II
C) II e III
D) II e IV
Em Ética a Nicômaco, Aristóteles desenvolve a substância do seu pensamento ético. Para ele, a prudência (phronesis) é que possibilita ao homem escolher entre o bem e o mal para si. Aristóteles defende, ainda, que:
A) A virtude se encontra na justa medida e na vida ascética.
B) O fim último da vida humana é a felicidade que se encontra na busca dos próprios interesses.
C) A virtude se encontra na justa medida e o fim último da vida humana é a felicidade.
D) A alma racional deve se sobrepor à alma irascível.
Em sua obra Poética, Aristóteles investiga, brevemente, a origem da tragédia grega e a associa tanto ao culto ao deus Dioniso quanto à narrativa épica. A despeito de os mitos épicos serem centrais à narrativa trágica, o herói trágico distingue-se do épico
(A) por sua capacidade de rivalizar em excelência com os deuses.
(B) por encontrar na intervenção divina a fonte de sua ruína.
(C) por traduzir a fragilidade da virtude humana ante a fortuna.
(D) por ser capaz de redimir a existência humana da morte mediante uma ação virtuosa.
Em sua Metafísica, Aristóteles afirma que "quem possui o conhecimento dos seres enquanto seres deve poder dizer quais são os princípios mais seguros de todos os seres. Este é o filósofo". Aristóteles, então, formula o princípio "mais seguro de todos" do seguinte modo: "É impossível que a mesma coisa, ao mesmo tempo, pertença e não pertença a uma mesma coisa, segundo o mesmo aspecto". Pode-se dizer, segundo este último trecho citado, que
(A) a própria realidade obedece a este princípio.
(B) somente a linguagem obedece a este princípio.
(C) somente o pensamento obedece a este princípio.
(D) a linguagem não obedece a este princípio.
Para Aristóteles, as virtudes éticas são hábitos que apresentam
(A) libertação de estímulos externos.
(B) realização do dever moral.
(C) satisfação total dos apetites.
(D) justa-medida.
(E) risco real de morte.
Embora "Metafísica" seja o título de uma obra aristotélica, não há qualquer ocorrência desse termo em Aristóteles e tampouco tal título foi dado por ele mesmo à sua obra assim tradicionalmente conhecida. O responsável por tal título foi, em verdade, Andrônico de Rodes, ao agrupar e classificar os escritos aristotélicos por volta do ano 50 a.C.
Observe as formulações abaixo.
I - O ente enquanto ente.
II - O primeiro motor imóvel.
III - Os primeiros princípios e causas do real, como o princípio de não contradição.
Constitui(constituem), segundo Aristóteles, o(s) objeto(s) próprio(s) da ciência mais elevada que, posteriormente, veio a ser denominada Metafísica:
(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
. Na concepção aristotélica o fim supremo do homem é a felicidade. Para o filósofo o que ela significa?
a) A honra moral;
b) O aperfeiçoar-se enquanto homem;
c) O acúmulo de riquezas materiais;
d) O prazer e o gozo das coisas.
Na obra Ética a Nicômaco, Aristóteles identifica na sabedoria prática (phrónesis) a forma do juízo moral. Ele compreende a sabedoria prática como
(A) a capacidade de alcançar princípios universais aplicáveis às situações particulares.
(B) a transposição da sabedoria filosófica para o domínio dos assuntos humanos.
(C) a capacidade de identificar em cada situação particular a medida adequada da ação. (D) a excelência no cultivo de hábitos rigorosos de conduta.
No livro IV de sua Metafísica, Aristóteles afirma: "De fato, quem diz que tudo é verdadeiro, afirma também como verdadeira a tese oposta à sua; do que segue que a sua não é verdadeira (dado que o adversário diz que a tese dele não é verdadeira). E quem diz que tudo é falso diz que também é falsa a tese que ele mesmo afirma". Desta passagem, pode-se extrair um argumento que visa a demonstrar que
(A) as concepções relativistas de verdade e conhecimento são consistentes.
(B) as concepções não relativistas de verdade e conhecimento são autorrefutantes.
(C) as concepções não relativistas de verdade e conhecimento são inconsistentes.
(D) as concepções relativistas de verdade e conhecimento são autorrefutantes.
A metafísica de Aristóteles apresenta três grandes ramos: as ciências teóricas, as práticas e as poéticas. Entre as suas diversas definições compreende o filósofo que a metafísica indaga vários aspectos, entre os quais se inclui:
a) Deus e a substância supra-sensível;
b) Apenas os fenômenos naturais e os princípios supremos;
c) O homem e o ser enquanto ser;
d) Somente a transcendência divina e a realidade física.
(A) procedimento intelectual transcendente ao mundo sensível.
(B) intuição intelectual imediata da essência imanente às coisas sensíveis.
(C) processo de construção sintética das espécies pertencentes ao gênero e ao ser, em potência e em ato.
(D) processo de justaposição de elementos, apto para obter o conhecimento da essência das coisas sensíveis.
Segundo Victor Brochard, "as duas idéias de obrigação e preceito só teriam razão de ser em uma moral em que o bem se diferencia da felicidade". Uma tal moral, por sua vez, dificilmente seria compatível com a reflexão ética de
(A) Kant.
(B) Hegel.
(C) Aristóteles.
(D) Habermas.
(E) Stuart Mill.
Uma diferença fundamental entre a lógica de Aristóteles e a lógica dos estóicos é que a lógica aristotélica
(A) pressupõe o princípio de correspondência, enquanto somente a lógica estóica considera o âmbito da possibilidade.
(B) afirma o princípio de não-contradição como princípio fundamental da lógica, enquanto os estóicos defendem apenas o terceiro-excluído.
(C) tem como axioma o princípio da identidade, enquanto os estóicos negam este princípio, assim como a possibilidade de uma lógica temporal.
(D) defende a noção formal de demonstração, já os estóicos consideram irrelevante a demonstração da validade de um raciocínio.
(E) está baseada fundamentalmente na relação de predicação, enquanto a lógica estóica trabalha com proposições.
38
A primeira sistematização ocidental do saber, elaborada por Aristóteles, propõe uma divisão das ciências em que
(A) a lógica, a metafísica, a física e a matemática são classificadas como ciências teoréticas.
(B) a matemática, a metafísica e a física são classificadas como ciências teoréticas.
(C) a política, a ética, a metafísica e a ontologia são classificadas como ciências teoréticas.
(D) a política e a ética, por serem ciências práticas, são consideradas superiores à metafísica.
(E) a metafísica, a lógica e a ética, por serem ciências teoréticas, são consideradas como superiores às outras ciências.
1. Assinale qual obra de Aristóteles tem como conceitos centrais a katharsis e a mimesis
a) Ética a Nicômano
b) Poética
c) Metafísica
d) A Constituição de Atenas
e) A Política
"Sabe por que não é fácil dizer quando um ser humano é "bom" e quando não é? Porque não sabemos para que servem os seres humanos. Um jogador de futebol serve para jogar futebol de modo a ajudar seu time a ganhar e marcar gols contra o time adversário; uma moto serve para nos transportar de maneira veloz, estável, resistente ... Sabemos quando um especialista em alguma coisa ou quando um instrumento funcionam devidamente, porque temos ideia do serviço que devem prestar, do que se espera deles."
SAVATER, Fernando. Ética para meu fi lho, cap. III.
O texto acima justifica a dificuldade de se saber qual é a virtude do homem enquanto homem pelo fato de, segundo o autor, não ser possível determinar qual atividade lhe é mais própria e, portanto, seu fim. Qual dos filósofos abaixo buscou dizer o que é a felicidade, utilizando justamente a pergunta sobre a finalidade do homem quanto à atividade que lhe é mais própria?
(A) Maquiavel; (B) Heráclito; (C) Aristóteles; (D) Descartes; (E) Hume.
9. Observe a seguinte afirmação: “Todo homem é animal”. É correto afirmar que, para Aristóteles, tal assertiva
I - é uma dedução verdadeira, pois parte de uma premissa também verdadeira;
II - é uma proposição verdadeira;
III - relaciona dois termos, sendo ambos, quanto às categorias, substâncias segundas;
IV - é um raciocínio válido.
Assinale a ÚNICA alternativa que contém as assertivas verdadeiras.(UFU 2003)
A) I e IV
B) I e II
C) II e III
D) II e IV
Em Ética a Nicômaco, Aristóteles desenvolve a substância do seu pensamento ético. Para ele, a prudência (phronesis) é que possibilita ao homem escolher entre o bem e o mal para si. Aristóteles defende, ainda, que:
A) A virtude se encontra na justa medida e na vida ascética.
B) O fim último da vida humana é a felicidade que se encontra na busca dos próprios interesses.
C) A virtude se encontra na justa medida e o fim último da vida humana é a felicidade.
D) A alma racional deve se sobrepor à alma irascível.
Em sua obra Poética, Aristóteles investiga, brevemente, a origem da tragédia grega e a associa tanto ao culto ao deus Dioniso quanto à narrativa épica. A despeito de os mitos épicos serem centrais à narrativa trágica, o herói trágico distingue-se do épico
(A) por sua capacidade de rivalizar em excelência com os deuses.
(B) por encontrar na intervenção divina a fonte de sua ruína.
(C) por traduzir a fragilidade da virtude humana ante a fortuna.
(D) por ser capaz de redimir a existência humana da morte mediante uma ação virtuosa.
Em sua Metafísica, Aristóteles afirma que "quem possui o conhecimento dos seres enquanto seres deve poder dizer quais são os princípios mais seguros de todos os seres. Este é o filósofo". Aristóteles, então, formula o princípio "mais seguro de todos" do seguinte modo: "É impossível que a mesma coisa, ao mesmo tempo, pertença e não pertença a uma mesma coisa, segundo o mesmo aspecto". Pode-se dizer, segundo este último trecho citado, que
(A) a própria realidade obedece a este princípio.
(B) somente a linguagem obedece a este princípio.
(C) somente o pensamento obedece a este princípio.
(D) a linguagem não obedece a este princípio.
Para Aristóteles, as virtudes éticas são hábitos que apresentam
(A) libertação de estímulos externos.
(B) realização do dever moral.
(C) satisfação total dos apetites.
(D) justa-medida.
(E) risco real de morte.
Embora "Metafísica" seja o título de uma obra aristotélica, não há qualquer ocorrência desse termo em Aristóteles e tampouco tal título foi dado por ele mesmo à sua obra assim tradicionalmente conhecida. O responsável por tal título foi, em verdade, Andrônico de Rodes, ao agrupar e classificar os escritos aristotélicos por volta do ano 50 a.C.
Observe as formulações abaixo.
I - O ente enquanto ente.
II - O primeiro motor imóvel.
III - Os primeiros princípios e causas do real, como o princípio de não contradição.
Constitui(constituem), segundo Aristóteles, o(s) objeto(s) próprio(s) da ciência mais elevada que, posteriormente, veio a ser denominada Metafísica:
(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
. Na concepção aristotélica o fim supremo do homem é a felicidade. Para o filósofo o que ela significa?
a) A honra moral;
b) O aperfeiçoar-se enquanto homem;
c) O acúmulo de riquezas materiais;
d) O prazer e o gozo das coisas.
Na obra Ética a Nicômaco, Aristóteles identifica na sabedoria prática (phrónesis) a forma do juízo moral. Ele compreende a sabedoria prática como
(A) a capacidade de alcançar princípios universais aplicáveis às situações particulares.
(B) a transposição da sabedoria filosófica para o domínio dos assuntos humanos.
(C) a capacidade de identificar em cada situação particular a medida adequada da ação. (D) a excelência no cultivo de hábitos rigorosos de conduta.
No livro IV de sua Metafísica, Aristóteles afirma: "De fato, quem diz que tudo é verdadeiro, afirma também como verdadeira a tese oposta à sua; do que segue que a sua não é verdadeira (dado que o adversário diz que a tese dele não é verdadeira). E quem diz que tudo é falso diz que também é falsa a tese que ele mesmo afirma". Desta passagem, pode-se extrair um argumento que visa a demonstrar que
(A) as concepções relativistas de verdade e conhecimento são consistentes.
(B) as concepções não relativistas de verdade e conhecimento são autorrefutantes.
(C) as concepções não relativistas de verdade e conhecimento são inconsistentes.
(D) as concepções relativistas de verdade e conhecimento são autorrefutantes.
A metafísica de Aristóteles apresenta três grandes ramos: as ciências teóricas, as práticas e as poéticas. Entre as suas diversas definições compreende o filósofo que a metafísica indaga vários aspectos, entre os quais se inclui:
a) Deus e a substância supra-sensível;
b) Apenas os fenômenos naturais e os princípios supremos;
c) O homem e o ser enquanto ser;
d) Somente a transcendência divina e a realidade física.
13.
Aristóteles nasceu:
Em Rodes
Em Atenas
Em Creta
Na Macedônia
Em Tebas
O chamado princípio de não-contradição pode ser formulado do seguinte modo:
(A) todas as proposições são verdadeiras.
(B) não existem proposições contraditórias.
(C) toda proposição é ou verdadeira ou falsa.
D) nenhuma proposição é verdadeira e falsa ao mesmo tempo.
O conjunto das obras aristotélicas sobre lógica recebeu o nome de Órganon. Tal designação deve-se ao fato de a lógica ser entendida como
(A) instrumento do pensamento que se presta para dirigi-lo corretamente.
(B) argumentação destinada a produzir a persuasão do discurso retórico.
(C) exercício direto e imediato do pensamento tendo em vista o conhecimento verdadeiro.
(D) atividade intelectual exercida com a finalidade de superar as contradições do discurso retórico.
28. O princípio do terceiro excluído, um dos princípios da lógica clássica, diz:
(A) uma proposição é sempre igual a si mesma e não a uma terceira.
(B) uma terceira proposição não pode ser inferida de duas primeiras.
(C) uma proposição é idêntica a si, excluída a possibilidade de inferência de uma terceira.
(D) dadas duas proposições constituídas pelos mesmos sujeitos e predicados, sendo uma afirmativa e a outra negativa, ambas não podem ser verdadeiras.
Somente os soldados são cantores. Algum cantor não é fumante. Conclui-se, logicamente, que
(A) algum soldado é fumante.
(B) algum soldado não é fumante.
(C) algum fumante não é soldado.
(D) algum cantor é fumante.
(E) algum fumante não é cantor.
- A lógica dialética se opõe à lógica clássica aristotélica porque esta:
a.( ) Aceita que seja possível simultaneamente negar e afirmar, pelas mesmas razões, uma mesma proposição.
b.( ) Repudia os princípios lógicos percebidos pela intuição e anteriores a qualquer raciocínio.
c.( ) Não tem leis ou regras que identifiquem um raciocínio considerado válido ou correto.
d.( ) Não produz conclusões de tipo dedutivo ou indutivo.
e.( X ) Não aceita que duas proposições contraditórias entre si sejam, ao mesmo tempo e pelas mesmas características, igualmente verdadeiras.
Em Rodes
Em Atenas
Em Creta
Na Macedônia
Em Tebas
O chamado princípio de não-contradição pode ser formulado do seguinte modo:
(A) todas as proposições são verdadeiras.
(B) não existem proposições contraditórias.
(C) toda proposição é ou verdadeira ou falsa.
D) nenhuma proposição é verdadeira e falsa ao mesmo tempo.
O conjunto das obras aristotélicas sobre lógica recebeu o nome de Órganon. Tal designação deve-se ao fato de a lógica ser entendida como
(A) instrumento do pensamento que se presta para dirigi-lo corretamente.
(B) argumentação destinada a produzir a persuasão do discurso retórico.
(C) exercício direto e imediato do pensamento tendo em vista o conhecimento verdadeiro.
(D) atividade intelectual exercida com a finalidade de superar as contradições do discurso retórico.
28. O princípio do terceiro excluído, um dos princípios da lógica clássica, diz:
(A) uma proposição é sempre igual a si mesma e não a uma terceira.
(B) uma terceira proposição não pode ser inferida de duas primeiras.
(C) uma proposição é idêntica a si, excluída a possibilidade de inferência de uma terceira.
(D) dadas duas proposições constituídas pelos mesmos sujeitos e predicados, sendo uma afirmativa e a outra negativa, ambas não podem ser verdadeiras.
Somente os soldados são cantores. Algum cantor não é fumante. Conclui-se, logicamente, que
(A) algum soldado é fumante.
(B) algum soldado não é fumante.
(C) algum fumante não é soldado.
(D) algum cantor é fumante.
(E) algum fumante não é cantor.
- A lógica dialética se opõe à lógica clássica aristotélica porque esta:
a.( ) Aceita que seja possível simultaneamente negar e afirmar, pelas mesmas razões, uma mesma proposição.
b.( ) Repudia os princípios lógicos percebidos pela intuição e anteriores a qualquer raciocínio.
c.( ) Não tem leis ou regras que identifiquem um raciocínio considerado válido ou correto.
d.( ) Não produz conclusões de tipo dedutivo ou indutivo.
e.( X ) Não aceita que duas proposições contraditórias entre si sejam, ao mesmo tempo e pelas mesmas características, igualmente verdadeiras.
15.
Por quê os aristotélicos são chamados de peripatéticos?
Porque eram rivais da Academia platônica.
Por causa da proximidade do Liceu com o jardim de um herói chamado Peripatos.
Porque caminhavam enquanto aprendiam.
Porque Descartes assim os chamou, por julgar a escolástica coisa de patetas.
Porque Sto. Tomás de Aquino assim os batizou em sua Suma Teológica
Porque eram rivais da Academia platônica.
Por causa da proximidade do Liceu com o jardim de um herói chamado Peripatos.
Porque caminhavam enquanto aprendiam.
Porque Descartes assim os chamou, por julgar a escolástica coisa de patetas.
Porque Sto. Tomás de Aquino assim os batizou em sua Suma Teológica
26. Aristóteles foi mentor de Alexandre o Grande?
Verdadeiro Falso
Verdadeiro Falso
29. A filosofia de Aristóteles representou uma nova interpretação sobre o problema do ser. Nesse sentido, Aristóteles define a ciência como (UFU 2002)
conhecimento verdadeiro, isto é, conhecimento que se fundamenta apenas na compreensão do mundo inteligível porque as idéias, enquanto entidades metafísicas, não mudam.
conhecimento verdadeiro, isto é, conhecimento pelas causas, capaz de compreender a natureza do devir e superar os enganos da opinião.
conhecimento relativo porque o ser é mobilidade, eterno fluxo e a verdade não pode, portanto, ser absoluta.
conhecimento relativo porque a ciência, enquanto produção do homem, é determinada pelo desenvolvimento histórico.
------------------------
Helenismo
O helenismo é um período da história da filosofia que se caracteriza pela
(A) exclusividade que dá à dimensão prática da filosofia, em contraposição à dimensão investigativa das filosofias platônica e aristotélica.
(B) importância que confere à lógica, à ética e à estética, como investigações necessárias para se alcançar a satisfação individual ou felicidade.
(C) centralidade que atribui à ética, em meio a significativas teorizações sobre a natureza, em um momento de crescente desagregação da pólis grega.
(D) valorização do indivíduo e sua ação, em detrimento da investigação lógica, fundamental em uma perspectiva como a de Aristóteles.
(E) predominância de sistemas metafísicos voltados para a busca do bem comum, em oposição às perspectivas epistemológicas de Platão e Aristóteles.
45
Com relação aos períodos da história da filosofia, pode-se afirmar que
(A) o confronto irreconciliável entre fé e razão é uma característica central da Idade Média.
(B) o sincretismo de platonismo, cristianismo e magia é uma característica central do Renascimento.
(C) o racionalismo e a construção de sistemas metafísicos são características centrais do Iluminismo.
(D) a revolução científica e a influência do ateísmo são características centrais da Idade Moderna.
(E) a retomada do interesse por questões metafísicas é uma característica central da época contemporânea.
conhecimento verdadeiro, isto é, conhecimento que se fundamenta apenas na compreensão do mundo inteligível porque as idéias, enquanto entidades metafísicas, não mudam.
conhecimento verdadeiro, isto é, conhecimento pelas causas, capaz de compreender a natureza do devir e superar os enganos da opinião.
conhecimento relativo porque o ser é mobilidade, eterno fluxo e a verdade não pode, portanto, ser absoluta.
conhecimento relativo porque a ciência, enquanto produção do homem, é determinada pelo desenvolvimento histórico.
------------------------
Helenismo
O helenismo é um período da história da filosofia que se caracteriza pela
(A) exclusividade que dá à dimensão prática da filosofia, em contraposição à dimensão investigativa das filosofias platônica e aristotélica.
(B) importância que confere à lógica, à ética e à estética, como investigações necessárias para se alcançar a satisfação individual ou felicidade.
(C) centralidade que atribui à ética, em meio a significativas teorizações sobre a natureza, em um momento de crescente desagregação da pólis grega.
(D) valorização do indivíduo e sua ação, em detrimento da investigação lógica, fundamental em uma perspectiva como a de Aristóteles.
(E) predominância de sistemas metafísicos voltados para a busca do bem comum, em oposição às perspectivas epistemológicas de Platão e Aristóteles.
45
Com relação aos períodos da história da filosofia, pode-se afirmar que
(A) o confronto irreconciliável entre fé e razão é uma característica central da Idade Média.
(B) o sincretismo de platonismo, cristianismo e magia é uma característica central do Renascimento.
(C) o racionalismo e a construção de sistemas metafísicos são características centrais do Iluminismo.
(D) a revolução científica e a influência do ateísmo são características centrais da Idade Moderna.
(E) a retomada do interesse por questões metafísicas é uma característica central da época contemporânea.
30. “Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal.”
Sobre o silogismo em geral e, sobre este em particular, é correto afirmar que:
I - é um raciocínio indutivo, pois parte de duas premissas verdadeiras e chega a uma conclusão também verdadeira.
II - o termo médio homem liga os extremos e, por isso, não pode estar presente na conclusão.
III - é um raciocínio válido, porque é constituído por proposições verdadeiras, não importando a relação de inclusão (ou de exclusão) estabelecida entre seus termos.
IV - as premissas, desde que uma delas seja universal, devem tornar necessária a conclusão.
Marque a alternativa que contém todas as afirmações corretas. (UFU 2002)
II e IV
I e II
II e III
III e IV
Sobre o silogismo em geral e, sobre este em particular, é correto afirmar que:
I - é um raciocínio indutivo, pois parte de duas premissas verdadeiras e chega a uma conclusão também verdadeira.
II - o termo médio homem liga os extremos e, por isso, não pode estar presente na conclusão.
III - é um raciocínio válido, porque é constituído por proposições verdadeiras, não importando a relação de inclusão (ou de exclusão) estabelecida entre seus termos.
IV - as premissas, desde que uma delas seja universal, devem tornar necessária a conclusão.
Marque a alternativa que contém todas as afirmações corretas. (UFU 2002)
II e IV
I e II
II e III
III e IV
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Epicurismo
Epicurismo
31.
Qual é o principal bem para o epicurismo?
prazer
ausência de perturbação
coragem
justiça
as quatro virtudes cardeais
Na ética epicurista os prazeres da vida política são considerados como
(A) naturais e necessários, porque ligados à conservação da vida humana.
(B) naturais mas não necessários, pois são um refinamento do instinto de conservação.
(C) não naturais e não necessários, pois comprometem a ataraxía e a aponía.
(D) o coroamento da ataraxía e da aponía, pois só a vida pública lhes confere sentido.
(E) os únicos admissíveis, pois criam condições materiais que favorecem a ataraxía.
Um princípio central da doutrina epicurista é a
(A) necessidade de superar a constante ameaça da morte através da busca pelo prazer e por uma vida simples, em companhia dos amigos.
(B) inexistência da liberdade e conseqüente exortação à busca pelo prazer, uma vez que a vida é mero resultado do movimento aleatório dos átomos.
(C) negação da existência dos deuses como condição para a investigação da natureza, base de todo conhecimento e da busca da felicidade.
(D) relação intrínseca entre a lúcida compreensão dos fenômenos naturais e a procura de uma felicidade terrena, a ser compartilhada entre mestre e discípulos.
(E) afirmação da equivalência de todos os desejos, efeitos do movimento aleatório dos átomos, o que anula a imputabilidade moral dos atos humanos.
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Estoicismo
prazer
ausência de perturbação
coragem
justiça
as quatro virtudes cardeais
Na ética epicurista os prazeres da vida política são considerados como
(A) naturais e necessários, porque ligados à conservação da vida humana.
(B) naturais mas não necessários, pois são um refinamento do instinto de conservação.
(C) não naturais e não necessários, pois comprometem a ataraxía e a aponía.
(D) o coroamento da ataraxía e da aponía, pois só a vida pública lhes confere sentido.
(E) os únicos admissíveis, pois criam condições materiais que favorecem a ataraxía.
Um princípio central da doutrina epicurista é a
(A) necessidade de superar a constante ameaça da morte através da busca pelo prazer e por uma vida simples, em companhia dos amigos.
(B) inexistência da liberdade e conseqüente exortação à busca pelo prazer, uma vez que a vida é mero resultado do movimento aleatório dos átomos.
(C) negação da existência dos deuses como condição para a investigação da natureza, base de todo conhecimento e da busca da felicidade.
(D) relação intrínseca entre a lúcida compreensão dos fenômenos naturais e a procura de uma felicidade terrena, a ser compartilhada entre mestre e discípulos.
(E) afirmação da equivalência de todos os desejos, efeitos do movimento aleatório dos átomos, o que anula a imputabilidade moral dos atos humanos.
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Estoicismo
32.
Em qual destes nasceu o fundador do
estoicismo?
Chipre
Atenas
Pireu
Cítio
Eléia
3. Qual desses conjuntos de filósofos pertence à terceira fase do estoicismo, séculos depois da fundação da escola?
a) Crisipo, Cícero, Sêneca
b) Marco Aurélio, Creantes, Zenão
c) Sêneca, Zenão, Crisipo
d) Marco Aurélio, Sêneca, Epicteto
e) Epicteto, Crisipo, Cícero
Para os estóicos, as ações convenientes são
(A) aquelas que, em tudo e por tudo, são cumpridas segundo o logos.
(B) aquelas que, embora não sendo prejudiciais, não são conformes à natureza.
(C) as mais elevadas e desejáveis ações morais, próprias do homem sábio.
(D) as que são feitas tendo em vista apenas a vantagem de seu autor.
(E) intermediárias entre as ações perfeitas e as viciosas, ou seja, deveres.
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Hedonismo
Sobre a doutrina hedonista pode-se afirmar que:
a.( ) o prazer estável, isto é, aquele que elimina a dor, é sempre inatingível.
b.( ) o homem não pode entregar-se à atração que o prazer exerce sobre ele.
c.( ) corresponde à doutrina contrária a de Epicuro.
d.( ) só existem prazeres efêmeros.
e.( X ) o prazer é o princípio de toda ação.
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Medicina e filosofia
27 - Pensando na relação (grega) filosofia e medicina, é possível afirmar que:
a.( ) a filosofia sempre procurava manter um distanciamento em relação à medicina.
b.( ) na visão de Sócrates, os procedimentos científicos contradiziam o seu método filosófico.
c.( ) tanto a filosofia quanto a ciência não acreditavam em algum tipo de remédio eficaz contra os males da vida.
d.( X ) se a medicina se preocupava com a cura do corpo, à filosofia coube ser um consolo para a alma que sofria.
e.( ) filosofia e medicina compartilhavam secretamente a mesma finalidade, ou seja, a aquisição passiva de informações.
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28 - É comum afirmar que o principal objetivo da filosofia em sala de aula é fazer com que o aluno pense melhor, criticamente e por si próprio. Entretanto essa finalidade não poderá ser cumprida, se não:
a.( ) apresentar a história da filosofia como uma sucessão coerente, linear e autoexplicativa.
b.( ) conseguir que os alunos memorizem certas técnicas e habilidades necessárias ao desenvolvimento do seu pensamento filosófico.
c.( X ) possibilitar que o aluno se envolva com os conceitos da filosofia, experimentando, a partir deles, um conflito, isto é, uma inquietação intelectual e emocional.
d.( ) aplicar um livro didático particular, no intuito de manter um mesmo e único encadeamento metodológico.
e.( ) crer numa predisposição natural do aluno para aprender filosofia e, conseqüentemente, para exercer voluntariamente a sua liberdade.
Chipre
Atenas
Pireu
Cítio
Eléia
3. Qual desses conjuntos de filósofos pertence à terceira fase do estoicismo, séculos depois da fundação da escola?
a) Crisipo, Cícero, Sêneca
b) Marco Aurélio, Creantes, Zenão
c) Sêneca, Zenão, Crisipo
d) Marco Aurélio, Sêneca, Epicteto
e) Epicteto, Crisipo, Cícero
Para os estóicos, as ações convenientes são
(A) aquelas que, em tudo e por tudo, são cumpridas segundo o logos.
(B) aquelas que, embora não sendo prejudiciais, não são conformes à natureza.
(C) as mais elevadas e desejáveis ações morais, próprias do homem sábio.
(D) as que são feitas tendo em vista apenas a vantagem de seu autor.
(E) intermediárias entre as ações perfeitas e as viciosas, ou seja, deveres.
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16. Plotino é um
a) Neoplatônico
b) Neo aristotélico
c) Epicurista
d) Estóico
e) Cético
a) Neoplatônico
b) Neo aristotélico
c) Epicurista
d) Estóico
e) Cético
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Hedonismo
Sobre a doutrina hedonista pode-se afirmar que:
a.( ) o prazer estável, isto é, aquele que elimina a dor, é sempre inatingível.
b.( ) o homem não pode entregar-se à atração que o prazer exerce sobre ele.
c.( ) corresponde à doutrina contrária a de Epicuro.
d.( ) só existem prazeres efêmeros.
e.( X ) o prazer é o princípio de toda ação.
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Medicina e filosofia
27 - Pensando na relação (grega) filosofia e medicina, é possível afirmar que:
a.( ) a filosofia sempre procurava manter um distanciamento em relação à medicina.
b.( ) na visão de Sócrates, os procedimentos científicos contradiziam o seu método filosófico.
c.( ) tanto a filosofia quanto a ciência não acreditavam em algum tipo de remédio eficaz contra os males da vida.
d.( X ) se a medicina se preocupava com a cura do corpo, à filosofia coube ser um consolo para a alma que sofria.
e.( ) filosofia e medicina compartilhavam secretamente a mesma finalidade, ou seja, a aquisição passiva de informações.
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Filosofia
28 - É comum afirmar que o principal objetivo da filosofia em sala de aula é fazer com que o aluno pense melhor, criticamente e por si próprio. Entretanto essa finalidade não poderá ser cumprida, se não:
a.( ) apresentar a história da filosofia como uma sucessão coerente, linear e autoexplicativa.
b.( ) conseguir que os alunos memorizem certas técnicas e habilidades necessárias ao desenvolvimento do seu pensamento filosófico.
c.( X ) possibilitar que o aluno se envolva com os conceitos da filosofia, experimentando, a partir deles, um conflito, isto é, uma inquietação intelectual e emocional.
d.( ) aplicar um livro didático particular, no intuito de manter um mesmo e único encadeamento metodológico.
e.( ) crer numa predisposição natural do aluno para aprender filosofia e, conseqüentemente, para exercer voluntariamente a sua liberdade.
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