Marque "V" verdadeiro..............
Religião
16. Considere as sentenças abaixo e responda:
- O islamismo se identifica profundamente com o teísmo.
- A umbanda pode ser considerada uma religião panteísta
- O judaísmo ortodoxo é uma religião tipicamente deísta.
- O cristianismo oficial está fundado em preceitos panenteístas.
a. Todas estão corretas.
b. Somente uma está correta.
c. Somente duas estão corretas.
d. Somente três estão corretas.
e. Nenhuma está correta.
17. Que escola de pensamento aponta a ataraxia como pressuposto fundamental de sua práxis filosófica?
a. Neoplatônica
b. Cética
c. Estóica
d. Atomista
e. Hedonista
35 - Uma primeira mediação e síntese entre a cultura hebraico-cristã e a filosofia grega foi tentada por
A - Filo de Alexandria.
B - Plotino.
C - Santo Agostinho.
D - Porfírio.
E - Amônio Sacca.
16. Considere as sentenças abaixo e responda:
- O islamismo se identifica profundamente com o teísmo.
- A umbanda pode ser considerada uma religião panteísta
- O judaísmo ortodoxo é uma religião tipicamente deísta.
- O cristianismo oficial está fundado em preceitos panenteístas.
a. Todas estão corretas.
b. Somente uma está correta.
c. Somente duas estão corretas.
d. Somente três estão corretas.
e. Nenhuma está correta.
17. Que escola de pensamento aponta a ataraxia como pressuposto fundamental de sua práxis filosófica?
a. Neoplatônica
b. Cética
c. Estóica
d. Atomista
e. Hedonista
35 - Uma primeira mediação e síntese entre a cultura hebraico-cristã e a filosofia grega foi tentada por
A - Filo de Alexandria.
B - Plotino.
C - Santo Agostinho.
D - Porfírio.
E - Amônio Sacca.
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Patrística
35. Acerca da filosofia patrística, é CORRETO afirmar que
A) dialogava constantemente com os pressupostos filosóficos de Aristóteles.
B) negou a influência do pensamento de Platão.
C) surge no contexto histórico de transição da Idade Antiga para a Idade Média.
D) renegou temas, como a natureza de Deus e da alma e a vida moral.
E) encontrou em Santo Agostinho o seu maior contestador e crítico.
A) dialogava constantemente com os pressupostos filosóficos de Aristóteles.
B) negou a influência do pensamento de Platão.
C) surge no contexto histórico de transição da Idade Antiga para a Idade Média.
D) renegou temas, como a natureza de Deus e da alma e a vida moral.
E) encontrou em Santo Agostinho o seu maior contestador e crítico.
Escolástica
36. Sobre a Escolástica, surgida na Idade Média e tida como uma das manifestações da filosofia medieval, é CORRETO afirmar que
A) é o único movimento filosófico originado da sociedade normanda.
B) consiste no conteúdo formado pela síntese das doutrinas platônico-aristotélicas com as doutrinas cristãs.
C) não tinha ligações com a prática pedagógica.
D) sofreu duras críticas por parte do pensamento de São Tomás de Aquino.
E) resistiu a um caráter formalista, repetitivo, verbalista e dogmático.
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Boécio
44. Boécio, o último representante ilustre da filosofia no Ocidente. Recebeu uma formação cristã e professou o cristianismo; entretanto foi para Atenas a fim de completar a sua formação literária, filosófica e científica. Dentre as principais obras de Severino Boécio, podemos citar
A) Vidas Paralelas.
B) As Confissões.
D) Pensamentos.
C) A Consolação da Filosofia.
E) Enêadas.
Santo Agostinho
Marque "V" verdadeiro..............
98 Segundo Santo Agostinho, as faculdades da alma são a memória, a inteligência e a vontade, as quais correspondem, respectivamente, ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. (V)
37. O conteúdo da filosofia agostiniana se expressa em sua obra intitulada Solilóquios.
Qual o tema central da filosofia de Santo Agostinho?
a. ( X ) Deus e a alma
b. ( ) Deus e a razão
c. ( ) A alma e a razão
d. ( ) A razão e a salvação
e. ( ) O homem e o mundo
37. O conteúdo da filosofia agostiniana se expressa em sua obra intitulada Solilóquios.
Qual o tema central da filosofia de Santo Agostinho?
a. ( X ) Deus e a alma
b. ( ) Deus e a razão
c. ( ) A alma e a razão
d. ( ) A razão e a salvação
e. ( ) O homem e o mundo
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21. A obra de Agostinho está permeada de grandes embates e controvérsias em defesa da fé cristã. Sobre isso, é correto afirma que
- o arianismo se contrapõe ferrenhamente ao monoteísmo unitarista.
- para o maniqueísmo, o mal era nada mais que ausência de bem, daí o esforço de Agostinho em resolver o chamado problema do mal.
- contra o pelagianismo, Agostinho enfatiza o papel preponderante da graça frente à condição de impotência do homem.
- os donatistas defendiam a flexibilização dos valores e da moral cristã no intuito de promover uma maior convergência com o paganismo romano.
a. Todas estão corretas.
b. Somente uma está correta.
c. Somente duas estão corretas.
d. Somente três estão corretas.
e. Nenhuma está correta.
- o arianismo se contrapõe ferrenhamente ao monoteísmo unitarista.
- para o maniqueísmo, o mal era nada mais que ausência de bem, daí o esforço de Agostinho em resolver o chamado problema do mal.
- contra o pelagianismo, Agostinho enfatiza o papel preponderante da graça frente à condição de impotência do homem.
- os donatistas defendiam a flexibilização dos valores e da moral cristã no intuito de promover uma maior convergência com o paganismo romano.
a. Todas estão corretas.
b. Somente uma está correta.
c. Somente duas estão corretas.
d. Somente três estão corretas.
e. Nenhuma está correta.
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12. No contexto de dissolução do império romano e ascensão de um novo período histórico, feudalismo, encontrase a filosofia patrística, que tem na pessoa de Santo Agostinho (Aurelius Augustinus) sua expressão máxima. Acerca da filosofia agostiniana, podemos dizer:
I. Agostinho investigou a noção de tempo, revelando pouca penetração analítica. O tempo é por ele pensado como cindido em relação à estrutura fundamental do próprio mundo.
II. A teoria da graça e da predestinação se constitui como o cerne da antropologia agostiniana. A dualidade dos eleitos e dos condenados é a estrutura explicativa da história, exposta na Cidade de Deus.
III. O cerne da antropologia agostiniana concentra-se no entendimento de que o homem não é o réprobo miserável, condenado à danação eterna e irrecuperável pela graça divina.
IV. A Cidade de Deus apresenta o dualismo platônico entre corpo e alma, espírito e matéria, bem e mal, ser e não-ser, sintetizando aspectos poucos essenciais do pensamento de Agostinho.
Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):
a. I.
b. II.
c. III.
d. IV.
e. todas.
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31. No Ocidente, por obra do filósofo-teólogo Santo Agostinho, ocorreu uma síntese filosófico-religiosa incalculável em todo o pensamento filosófico e teológico posterior. Qual das questões abaixo não diz respeito às características da investigação agostiniana?
A) A fé está para Agostinho no termo da investigação, não, no seu início. Por certo, a fé é a condição da procura que não teria direção nem guia sem ela.
B) Para Agostinho, a procura empenha o homem todo, não apenas o intelecto. A verdade para que tende é também, segundo a palavra angélica.
C) Para o filósofo, o entusiasmo religioso, o ímpeto místico para a verdade não agem nele como forças contrárias à procura, mas robustecem a própria procura, dão-lhe um valor e um calor vital.
D) A racionalidade da procura não é para Santo Agostinho o seu organizar-se como sistema, mas antes a sua disciplina interior, o rigor do procedimento que não para frente ao limite do mistério, mas faz deste limite e do próprio mistério um ponto de referência e uma base.
E) Para Santo Agostinho, a procura encontra o fundamento e o guia na razão, e a razão encontra a sua consolidação e o enriquecimento na procura. A fé não está para Agostinho no termo da investigação.
São Tomás de Aquino (1221-1274)
32. São Tomás de Aquino (1221-1274) representa o apogeu da escolástica medieval, na medida em que conseguiu estabelecer o perfeito equilíbrio nas relações entre a Fé e a Razão, distinguindo-as, mas não as separando necessariamente. Marque a alternativa INCORRETA sobre o pensamento tomista.
A) A filosofia tomista encontrou inicialmente forte oposição por parte da Igreja e das universidades medievais devido ao seu caráter de novidade frente à tradição agostiniana.
B) O pensamento tomista superou as posições ambíguas de seus predecessores, os quais, ao abordarem a questão das relações entre a Fé e a Razão, a teologia e a filosofia, muitas vezes pareciam confundi-las.
C) A teoria tomista do conhecimento é decalcada da platônica. A sua característica mais original é o relevo que nela toma o caráter abstrativo do processo do conhecimento e, consequentemente, a teoria da abstração.
D) O tomismo estabelece o princípio fundamental que, reformando a metafísica aristotélica, a adapta às exigências do dogma cristão: a distinção real entre essência e existência.
E) São Tomás de Aquino sobre "as provas da existência de Deus", enumera cinco vias para passar dos efeitos sensíveis até à existência de Deus. Essas vias já expostas na Summa contra Gentiles encontram a sua formulação clássica na Summa Thologiae.
29. A ética tomista insere-se no quadro da moral aristotélica, embora considerando o ponto de partida cristão.
Para Tomás de Aquino a moral é:
a. ( ) buscar a paz no convívio social.
b. ( ) viver conforme as leis da natureza.
c. ( ) a vontade de superar-se a si mesmo.
d. ( X ) um movimento da criatura racional na direção de Deus.
e. ( ) o conjunto das tradições cultivadas através das gerações.
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38 - Guilherme de Ockhan (1280-1349) é o pensador mais importante da escolástica tardia. Tinha consciência da fragilidade teórica da relação entre razão e fé. Dizia que a razão humana tem um domínio e uma função diferente do domínio e da função da fé. Além de empirista, ficou conhecido na história da filosofia como:
a) aristotélico, averroísta e tomista.
*b) o príncipe dos nominalistas.
c) platonista, idealista e anticlericanista.
d) o fundador da nova lógica.
e) agostiniano e boaventurista.
Filosofia Moderna a) aristotélico, averroísta e tomista.
*b) o príncipe dos nominalistas.
c) platonista, idealista e anticlericanista.
d) o fundador da nova lógica.
e) agostiniano e boaventurista.
30 - O séc. XVII representa na história do Ocidente o processo em que o homem subverte a imagem que ele possui de si próprio e do mundo. Surge uma nova classe social, a dos burgueses, que vai determinar a produção de uma nova realidade cultural influenciada pela ciência física que tudo exprime matematicamente. A filosofia, influenciada por essa tendência, passa a determinar a quebra de modelo de inteligibilidade apresentado pelo aristotelismo. Uma revolução científica se faz em nome de se evitar o erro, surgindo a questão do método. O pólo de atenção da filosofia moderna difere da grega por que passa a centrar-se:
a) na existência do objeto e da realidade do mundo.
*b) no sujeito e na questão do conhecimento.
c) na idéia de que o pensamento deve concordar com o objeto e vice-versa.
d) no fato de buscar uma verdade primeira que possa ser posta em dúvida.
e) na afirmação do senso comum e no destaque do testemunho dos sentidos.
24 - A Teoria do Conhecimento torna-se uma disciplina específica da Filosofia quando aparecem os filósofos modernos no séc. XVII. Isso não significa que antes deles outros filósofos não tenham se preocupado com o conhecimento. Na verdade, o que os modernos trouxeram foi uma mudança de perspectiva, pois eles passaram a considerar o problema do conhecimento como anterior à ontologia e pré-condição ou pré-requisito para a filosofia e as ciências. Essa mudança de perspectiva se deu porque, entre os gregos e os modernos, instala-se o cristianismo e introduzemse distinções que influenciam o mundo ocidental até hoje. Acerca do tema, considere as seguintes afirmativas:
1. Há a ruptura com a perspectiva grega de uma participação direta e harmoniosa entre nosso intelecto e a verdade, nosso ser e o mundo.
2. Considera-se a distinção entre fé e razão, verdades racionais, matéria e espírito, corpo e alma.
3. Tem-se a afirmação do erro e da ilusão como partes da natureza humana em decorrência do caráter pervertido de nossa vontade, após o pecado original.
4. Aceita-se que a fé ilumina nosso intelecto embora não guie nossa vontade nem permita que nossa razão chegue ao conhecimento do está ao seu alcance.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
*e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
42 - O neoclassicismo é
A - uma teoria filosófica que busca redescobrir os clássicos da filosofia, especialmente Sócrates.
B - um movimento arquitetônico do século XVII.
C - uma tendência estética e artística, iniciada por Winckelmann, que exalta os cânones da arte grega.
D - uma tendência artística, iniciada por Kant, que imita a arte clássica.
E - uma teoria historiográfica romântica e positivista.
32
Registros históricos indicam que foi na Idade Moderna que se fundamentaram teoricamente as diretrizes políticas, que passaram a configurar o surgimento do Estado Nacional, fincando as bases para as teorias políticas contemporâneas. Qual das alternativas abaixo retrata as novas relações sociais e políticas presentes à época?
a) A política entendida como categoria autônoma, partindo de uma postura realista, passa a sustentar a ordem racional e laica, para traçar linhas de ação que orientariam as ideias liberais e a democracia sob nova ótica.
b) A política na Modernidade surge como contraponto ao poder teocrático da Idade Média, manifestando novas posições que não levariam à estruturação de uma sociedade com efetiva participação em contratos.
c) O poder do Estado é exercido de forma verticalizada em cumprimento às leis e as relações sociais sofrem restrições, revelando uma posição sociopolítica doutrinária.
d) A nova classe burguesa passa a ter grande influência nas relações sociopolíticas, defendendo o poder político não mais herdado, sem atentar aos direitos e deveres dos cidadãos.
e) As lutas populares - por liberdade e igualdade - são desencadeadas criando um contrapoder social e político, sem identificar avanços para efetivas mudanças democráticas.
40. Sobre o chamado Racionalismo Empiricista de tendência anglo-saxônica, que marcou a filosofia produzida na Europa do século XVII, podemos considerar a
A) negação das idéias herdadas do pensamento aristotélico.
B) recusa na crença da atuação das impressões sensoriais na produção do conhecimento.
C) reestruturação do pensamento escolástico medieval.
D) continuidade de algumas idéias de Platão.
E) produção de nomes, como Bacon, Locke, Berkeley e Hume.
A) negação das idéias herdadas do pensamento aristotélico.
B) recusa na crença da atuação das impressões sensoriais na produção do conhecimento.
C) reestruturação do pensamento escolástico medieval.
D) continuidade de algumas idéias de Platão.
E) produção de nomes, como Bacon, Locke, Berkeley e Hume.
37. Sobre a obra de Erasmo de Rotterdam (1466-1536), grande humanista holandês dos primórdios do século XVI, è CORRETO afirmar que
A) não manteve diálogos nem reflexos na reforma luterana.
B) adotou uma postura de neutralidade em relação às críticas feitas, na época, às posturas da Igreja Católica.
C) evitou envolvimento em polêmicas religiosas comuns à época.
D) adotou um conceito de Loucura retomado posteriormente, por Michel Foucault, no século XX.
E) sua obra mais conhecida, Elogio da Loucura (1509), foi escrita na Inglaterra, na casa de Thomas More.
A) não manteve diálogos nem reflexos na reforma luterana.
B) adotou uma postura de neutralidade em relação às críticas feitas, na época, às posturas da Igreja Católica.
C) evitou envolvimento em polêmicas religiosas comuns à época.
D) adotou um conceito de Loucura retomado posteriormente, por Michel Foucault, no século XX.
E) sua obra mais conhecida, Elogio da Loucura (1509), foi escrita na Inglaterra, na casa de Thomas More.
30 Leia o texto abaixo:
"Nesse contexto, as artes vão buscar um naturalismo crescente, mantendo estreita ligação com a ciência empírica que desponta na época e fazendo uso de todas as suas descobertas e elaborações em busca do ilusionismo visual. A perspectiva científica, a teoria matemática das proporções [...], as conquistas da astronomia, da botânica, da fisiologia e da anatomia são incorporadas às artes" (ARANHA, Maria L. A.; MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à filosofia. 3.ed. rev. São Paulo: Moderna, 2003. p. 394).
Assinale a concepção estética à qual o texto se refere:
A) Naturalismo Grego.
B) Naturalismo Renascentista.
C) Romantismo.
D) Estética Normativa.
E) Pós-Modernismo.
28. Sobre Filosofia Política, podemos dizer que:
I- Nicolau MAQUIAVEL recusa a figura do bom governo, encarnada no príncipe virtuoso, portador das virtudes cristãs. O príncipe precisa ter virtu, mas esta é propriamente política, referindo-se às qualidades do dirigente para tomar e manter o poder, mesmo que para isso deva usar a violência, a mentira, a astúcia e a força.
II- Para Jean-Jacques ROUSSEAU, o soberano é o governante, entendido como vontade geral, pessoa moral coletiva livre e que defende a propriedade privada; os governados se submetem às leis e à autoridade do governante e, como súditos, jamais exercem a cidadania.
III- John LOCKE desenvolve uma teoria socialista que desmistificou a política liberal. Para ele, as relações fundamentais de toda sociedade humana são as relações de produção, que correspondem a um certo estágio das forças produtivas.
IV- Para Thomas HOBBES, quando os interesses egoístas predominam, cada um se torna um lobo para o outro (homo homini lupus). As disputas provocam a guerra de todos contra todos (bellum omnium contra omnes), com graves prejuízos para a indústria, a agricultura, a navegação, o desenvolvimento da ciência e o conforto de todos.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.
Iluminismo
41. Considere as proposições abaixo sobre as idéias políticas e sociais defendidas pelos escritores iluministas do século XVIII.
I. A razão é o único guia infalível da sabedoria e o único critério para o julgamento do bem e do mal.
II. A prosperidade de um país está condicionada à acumulação de metais preciosos, como ouro e prata.
III. O poder político vem de Deus, que é a fonte única de toda autoridade.
IV. O homem é naturalmente bom, e a educação aperfeiçoa as suas qualidades inatas.
V. O poder político emana do povo, que deve ter o direito de escolher os seus governantes.
Estão CORRETAS
A) I, II e IV.
B) I, III e V.
C) II, III e IV.
D) II, III e V.
E) I, IV e V.
42. Sobre os pensadores iluministas, podemos afirmar que alguns se enveredaram, também, pelo campo da literatura ficcional; destes, o nome de Voltaire se destaca com vulto. Dentre suas obras ficcionais, a mais conhecida é
A) Cândido, ou o Otimismo.
B) O Elogio da Loucura.
C) O Ser e o Nada.
D) A Sagrada Família.
E) A Gaia Ciência.
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27. Sobre a expressão cultural da filosofia no Ocidente, é INCORRETO afirmar que
A) a atividade filosófica, enquanto abordagem racional, surge no contexto cultural grego, expressando-se inicialmente como tentativa de explicar a realidade do mundo sem recorrer à mitologia e à religião.
B) a filosofia nasce na Grécia, no século V a.C., com os filósofos pré-socráticos, procurando encontrar o princípio do universo.
Alguns vão explicar o mundo, apelando para uma arché, ou seja, o elemento constitutivo básico do qual a totalidade do universo seria constituída.
C) Sócrates, Platão e Aristóteles são os pensadores clássicos da Grécia dos séculos V e IV a.C. e que constituíram a filosofia como metafísica, fornecendo os alicerces de toda a tradição filosófica do Ocidente.
D) é no contexto helenístico, universalizado pela ação político-administrativa dos romanos, que a filosofia grega vai se encontrar com o cristianismo. Desde o início da era cristã, pensadores ligados à nova religião estudaram o pensamento dos gregos e estabeleceram relações com ele, incorporando alguns elementos e rejeitando outros.
E) o projeto iluminista da filosofia, conduzido sob o mais exigente racionalismo, iniciou-se por duas grandes vias. De um lado, praticando-se uma filosofia acrítica, encarregada de superar a metafísica no plano teórico; de outro, criando uma nova forma de conhecimento, a religião, que substituiria o saber das essências pelo saber dos fenômenos.
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Maquiavel
14. O período do Renascimento se caracteriza pela aparição de pensadores capazes de pensar o seu tempo numa perspectiva abrangente e totalizadora. Pensadores como Leonardo D´Vinci, Bacon, Galileu, Maquiavel e Hobbes não sucumbem aos limites da especialização que marca a divisão social do trabalho da sociedade capitalista. Acerca da concepção política de Maquiavel, é INCORRETO inferir que
a. o príncipe deve desprezar a astúcia e a reflexão, não precisando dispensar cuidados com a virtu ou suas palavras, porque quem desfruta do poder político pode desprezar a opinião das massas ignorantes e ser direto em seus propósitos violentos.
b. em sua obra O príncipe, Maquiavel busca dar lições ao povo acerca da singularidade da política, uma vez que o povo está distante dos verdadeiros propósitos dos bastidores do poder político.
c. Maquiavel retirou o véu que encobria a realidade quando apontou que existia um hiato entre a atividade da política e a atividade moral, em que o governante não precisaria ser justo para governar o Estado.
d. Maquiavel consegue libertar a política dos contorcionismos religiosos. Em seu entendimento, a reflexão sobre o poder político não deve está articulada às interposições da moralidade religiosa presentificadas no mundo medieval.
e. o método de análise da política em Maquiavel é empírico, ou seja, ele observa, com argúcia, os homens públicos de seu tempo para operar uma analise critica e minuciosa de suas ações.
21 - Na sua principal obra, O príncipe, de 1513, Nicolau Maquiavel disse que a finalidade da política se define pela tomada e pela manutenção do poder. Um dos conceitos trabalhados, nessa obra, é o de virtu que significa:
1. qualidade do dirigente de tomar e manter o poder.
2. qualidade do homem que o capacita a realizar grandes obras e feitos.
3. poder humano de efetuar mudanças e de controlar eventos ou poder de gerir a outra metade que não fica a cargo da fortuna ou do destino.
4. qualidade de quem governa que o faz ser amado e respeitado; ser respeitado é ser temido sem ser odiado.
5. qualidade de ser amado como um pai, embora isso caracterize o poder do déspota.
Assinale a alternativa correta.
*a) Apenas os itens 1, 2, 3 e 4 são verdadeiros.
b) Apenas os itens 1, 2 e 5 são verdadeiros.
c) Apenas os itens 3 e 4 são verdadeiros.
d) Apenas os itens 1, 4 e 5 são verdadeiros.
e) Apenas os itens 2, 3 e 5 são verdadeiros. 27 - Assinale a opção correta com relação ao pensamento político de Maquiavel.
A - Para Maquiavel, a ação política deve basear-se na consideração daquilo que os homens são realmente e não do que deveriam ser.
B - Em sua redução aos princípios, Maquiavel considera essencial para a Itália o reconhecimento da função do Papado.
C - Maquiavel é um idealista político.
D - A abolição da propriedade privada, como para Campanella, era uma das propostas de Maquiavel.
E - Maquiavel é o autor, em política, da famosa frase: "Esqueçam aquilo que escrevi".
Descartes
20. Sobre a relação mente-corpo, admite-se que:
- O dualismo cartesiano é um dualismo de substância.
- O chamado problema das outras mentes consiste em ressaltar a impenetrabilidade dos estados mentais de outrem.
- Tal separação remonta ao Platonismo e permeia a tradição filosófica posterior.
- Para a teoria da identidade, cérebro e mente não se confundem, ambos têm uma constituição própria e independente.
a. Todas estão corretas.
b. Somente uma está correta.
c. Somente duas estão corretas.
d. Somente três estão corretas.
e. Nenhuma e
I. Nas Meditações, o critério da evidência será fundamental para justificar a filosofia como método. A evidência aparece como o critério de verdade que permite passar do discurso ontológico para o discurso metodológico. A análise do cogito serve para demonstrar que o ponto arquimediano que fundamenta todo conhecimento é a atividade pragmática e não a atividade cognoscente.
II. A filosofia cartesiana vai adaptar e generalizar o procedimento da análise e da síntese encontrado nos geômetras gregos, em que seguir o exemplo da matemática significa aprender a conduzir bem a razão a fim de descobrir as verdades que se ignoram.
III. O método combinado matemático da análise e da síntese será generalizado por Descartes. Ele também o estende aos objetos da ciência natural, em que emprega o procedimento analítico-sintético tanto na resolução de problemas matemáticos quanto no tratamento dos problemas da física (óptica e meteoros). E erige ainda o método combinado de análise-síntese à metafísica, em que oferece duas provas da existência de Deus: uma analítica, que permeia as Meditações; outra, sintética ou ontológica, que aparece nas respostas às segundas objeções.
IV. A filosofia cartesiana tematiza a questão da consciência em uma perspectiva puramente solipsista, em que o outro - como idêntico - praticamente não aparece no movimento que a consciência opera em torno de si. Ela afirma a consciência como puro "Eu pensante", que se caracteriza como um princípio seguro e incondicionado, cuja apoditicidade intrínseca serve para constituir um sistema coerente de verdades.
V. Ao encontrar o ponto arquimediano, que permite a afirmação do ponto de partida para a constituição do conhecimento, Descartes recusa a atividade do pensamento como uma verdade auto-evidente e autodeterminante.
As assertivas CORRETAS são:
a. II, III e IV.
b. I, II, III.
c. III, IV e V.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Todas as alternativas estão incorretas.
40. Segundo Alfred N. Whitehead, o desenvolvimento da filosofia moderna avança à medida que desdobra às temáticas subjacentes à res cogitans e à res extensa. Ao anunciar a "coisa pensante" e "tudo que é extenso e divisível" o autor confirma que a história da filosofia moderna avança pelo pensamento de:
a) Immanuel Kant.
b) Sócrates.
c) David Hume.
d) René Descartes.
45 - Descartes acredita demonstrar a existência de deus partindo da
A - existência dos seres humanos como seres imperfeitos, e todavia dotados da ideia da perfeição.
B - existência do mundo, enquanto pressupõe uma causa por sua vez não causada.
C - necessidade de uma explicação para o mal no mundo.
D - necessidade de um fundamento da consciência moral presente em todos os seres humanos.
E - existência do mundo, enquanto remete para uma inteligência que explique seu finalismo iminente.
39. A obra de René Descartes (1596-1650) foi uma das bases da filosofia moderna, constituindo-se como referência indiscutível na formação do pensamento pós-medieval. Sobre a obra cartesiana, é CORRETO afirmar que a) Immanuel Kant.
b) Sócrates.
c) David Hume.
d) René Descartes.
45 - Descartes acredita demonstrar a existência de deus partindo da
A - existência dos seres humanos como seres imperfeitos, e todavia dotados da ideia da perfeição.
B - existência do mundo, enquanto pressupõe uma causa por sua vez não causada.
C - necessidade de uma explicação para o mal no mundo.
D - necessidade de um fundamento da consciência moral presente em todos os seres humanos.
E - existência do mundo, enquanto remete para uma inteligência que explique seu finalismo iminente.
A) rompeu com o aparato conceitual da escolástica medieval para edificar um sistema de pensamento próprio.
B) sua produção se resume à publicação do Discurso do Método.
C) nega veementemente a existência de Deus em franco ataque à Filosofia Medieval.
D) não se ocupou da Matemática no seu processo de construção do conhecimento.
E) sua influência no devir da História da Filosofia pode ser caracterizado como limitada ao trabalho dos autores pósestruturalistas.
38. Quanto à teologia, Descartes afirma que não irá se ocupar dela, embora seja algo sumamente respeitável.
Apoia sua afirmação no fato de que, segundo ele, a teologia é assunto:
a. ( ) que carece de fundamentação lógica.
b. ( X ) de revelação, que está acima da razão.
c. ( ) destinado aos de mente mais obscuras.
d. ( ) destinado aos que não almejam explicações matemáticas.
e. ( ) que contraria seu método, pois a revelação divina não supõe a dúvida.
Apoia sua afirmação no fato de que, segundo ele, a teologia é assunto:
a. ( ) que carece de fundamentação lógica.
b. ( X ) de revelação, que está acima da razão.
c. ( ) destinado aos de mente mais obscuras.
d. ( ) destinado aos que não almejam explicações matemáticas.
e. ( ) que contraria seu método, pois a revelação divina não supõe a dúvida.
23. O Grande Racionalismo Clássico, na Filosofia Moderna, ficou conhecido porque:
I- Descartes, ao analisar o processo pelo qual a razão atinge a verdade, usa o recurso da dúvida metódica.
II- Descartes afirmou que a verdade, além de ser verdade de fato e de ser obtida pela indução e por experimentação, deve ter como critério sua eficácia ou utilidade.
III- através do seu Racionalismo, Descartes tornou famosa toda a sua Escola com a célebre proposição: "a existência precede a essência".
IV- Descartes introduziu uma grande modificação no pensamento moderno, segundo a qual o conhecimento verdadeiro é puramente intelectual e parte das idéias inatas.
As afirmativas corretas são, apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.
I- Descartes, ao analisar o processo pelo qual a razão atinge a verdade, usa o recurso da dúvida metódica.
II- Descartes afirmou que a verdade, além de ser verdade de fato e de ser obtida pela indução e por experimentação, deve ter como critério sua eficácia ou utilidade.
III- através do seu Racionalismo, Descartes tornou famosa toda a sua Escola com a célebre proposição: "a existência precede a essência".
IV- Descartes introduziu uma grande modificação no pensamento moderno, segundo a qual o conhecimento verdadeiro é puramente intelectual e parte das idéias inatas.
As afirmativas corretas são, apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.
33. Coloque V para Verdadeiro e F para Falsa nas afirmativas abaixo referentes ao Racionalismo Cartesiano e o Empirismo Inglês.
( ) O problema do homem Descartes e o problema da reta razão ou da bona mens (isto é, da sabedoria da vida) são, na realidade, um só e mesmo problema. Descartes não procurou senão resolver o seu próprio problema, porém a verdade é que a solução encontrada por ele não vale apenas para si mas para todos os homens, porque a razão que constitui a substância da subjetividade humana é igual em todos os homens.
( ) Para Descartes, a razão é uma faculdade especificamente humana a que Deus oferece apenas alguma garantia, subordinada de resto ao respeito de regras precisas.
( ) René Descartes descobriu o seu método mediante a consideração do processo matemático. Para ele, o método é sempre matemático, na medida em que procura o ideal matemático, quer dizer, converter-se numa mathesis universalis: conhecimento completo e inteiramente dominado pela razão.
( ) Desde a filosofia de Francis Bacon, o empirismo caracteriza-se pela defesa de uma ciência baseada em um método experimental, valorizando a observação e a aplicação prática da ciência.
( ) No plano político, o empirismo tem como consequência uma defesa do liberalismo contra as ideias absolutistas do direito divino do soberano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A) F, V, V, V, F.
B) V, V, F, F, V.
D) V, F, F, F, V.
C) F, F, V, V, V.
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Pascal
38. "O silêncio desses espaços infinitos me apavora..." (Pascal).
Esta frase do grande filósofo do século XVII revela muito dos impulsos da chamada revolução científica deste período. Sobre este período da História da Filosofia Ocidental, podemos constatar a afirmação de que
A) ele não teve nenhuma ligação com o chamado Renascimento.
B) tinha em Copérnico um dos seus críticos mais argutos, dado a suas ligações com a Inquisição Católica.
C) nomes, como Galileu Galilei, tiveram um destaque inconteste no movimento.
D) as idéias de Newton não tiveram tanto impacto na comunidade científica da época.
E) na Matemática, as contribuições de Fermat ofuscaram as de nomes, como Leibniz, Pascal, Newton e Descartes.
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Galileu Galilei
36 - À condenação de 1633, Galileu Galilei reagiu com a
A - perda da fé.
B - abjuração e a renúncia à pesquisa científica.
C - abjuração, mas continuou a pesquisa científica e os contatos com os outros cientistas de sua época.
D - continuação da pesquisa em segredo.
E - sua recolhida a um monastério e a renúncia à pesquisa, após uma crise espiritual.
23 - Em certos períodos da história da Filosofia e das ciências, chegou-se a pensar num único método que ofereceria os mesmos princípios e as mesmas regras para todos os campos do conhecimento. Assim, tornou-se célebre a seguinte frase "a natureza é um livro escrito em caracteres matemáticos", formulada por:
a) Descartes.
b) Copérnico.
c) Newton.
d) Bacon.
*e) Galileu.
Locke
24. Sobre o empirismo inglês, podemos afirmar que:
I- Segundo Locke, há duas espécies de conhecimentos: conhecimento aparente (mundo sensível) e conhecimento verdadeiro (mundo inteligível). Essa dualidade ficou conhecida, em Filosofia, pelo nome de "revolução copernicana".
II- Nossos conhecimentos começam com a experiência dos sentidos, isto é, com as sensações.
III- Locke é o iniciador da Teoria do Conhecimento propriamente dita, porque se propõe a analisar cada uma das formas de conhecimento que possuímos.
IV- Segundo Locke, há pelo menos três tipos de idéias: as idéias inatas, que são verdadeiras, as idéias adventícias, que são falsas, e as idéias fictícias, que são as nossas fantasias.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.
I- Segundo Locke, há duas espécies de conhecimentos: conhecimento aparente (mundo sensível) e conhecimento verdadeiro (mundo inteligível). Essa dualidade ficou conhecida, em Filosofia, pelo nome de "revolução copernicana".
II- Nossos conhecimentos começam com a experiência dos sentidos, isto é, com as sensações.
III- Locke é o iniciador da Teoria do Conhecimento propriamente dita, porque se propõe a analisar cada uma das formas de conhecimento que possuímos.
IV- Segundo Locke, há pelo menos três tipos de idéias: as idéias inatas, que são verdadeiras, as idéias adventícias, que são falsas, e as idéias fictícias, que são as nossas fantasias.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.
20. A educação multicultural crítica contrapõe-se à educação neoliberal, trazendo para debate na educação brasileira a questão da eqüidade. É correto afirmar, como características da educação multicultural crítica:
A) respeito à diferença cultural, vista a diversidade como constitutiva da natureza humana e fator de identidade nacional.
B) respeito à diversidade cultural e ao pluralismo de idéias de forma interacionista, democrática e solidária.
C) respeito à diferença cultural, formando harmonicamente o cidadão para a tolerância e para a solidariedade, ocultando os conflitos por fatores de classe, etnia e gênero.
D) respeito à diversidade cultural e ao pluralismo de idéias de forma hegemônica, democrática e solidária.
---------A) respeito à diferença cultural, vista a diversidade como constitutiva da natureza humana e fator de identidade nacional.
B) respeito à diversidade cultural e ao pluralismo de idéias de forma interacionista, democrática e solidária.
C) respeito à diferença cultural, formando harmonicamente o cidadão para a tolerância e para a solidariedade, ocultando os conflitos por fatores de classe, etnia e gênero.
D) respeito à diversidade cultural e ao pluralismo de idéias de forma hegemônica, democrática e solidária.
40. Sobre as relações entre política e moral, é CORRETO afirmar que
A) o primeiro defensor da autonomia da esfera política em relação a todas as outras e, em particular, às esferas da moral e da religião, foi Nicolau Maquiavel.
B) Santo Agostinho afirmou a existência de duas associações do espírito: cidade de Deus e cidade terrena ou Estado.
C) as ideias de Aristóteles estabelecem que o homem é um animal essencialmente político e sociável.
D) no Leviatã, Hobbes dá as razões desse conflito, cabendo destacar, em primeiro lugar, a de que os homens competem, permanentemente, por "honra e dignidade", resultando disso inveja e ódio; em segundo lugar, dado que o bem comum e o bem privado são distintos, é o último que tende a prevalecer.
E) Locke partilhava da ideia de que a sociabilidade natural, ao contrário do que presumiam os escolásticos, não levava necessariamente à constituição do Estado; a sociedade civil não deveria, portanto, ser tomada como Estado.
Hobbes
39. Para Hobbes, o conhecimento se funda na experiência, e seu interesse é a instrução do homem para a prática.
Assim, podemos afirmar que o pensamento de Hobbes é:
a. ( ) sofista.
b. ( ) apriorista.
c. ( ) nominalista.
d. ( ) pragmatista.
e. ( X ) empirista.
Assim, podemos afirmar que o pensamento de Hobbes é:
a. ( ) sofista.
b. ( ) apriorista.
c. ( ) nominalista.
d. ( ) pragmatista.
e. ( X ) empirista.
1- Marque "V" verdadeiro..............
Julgue os próximos itens, relativos à filosofia moderna.
99 Se um professor de geografia for explicar aos seus alunos o que é uma ilha e, em vez de ensinar exclusivamente com conceitos racionais, utilizar uma maquete como suporte didático, é correto afirmar que o professor promoverá o conhecimento de forma empírica, tal como preconizado por Bacon no início da época moderna. (V)
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Francis Bacon (1561-1626)
4. No debate que se constituiu em torno da filosofia empirista e racionalista, emerge o nome de Francis Bacon.
Desconsiderando as possíveis especulações que tendem a preservar seu nome como representante do empirismo, marque a afirmativa INCORRETA.
a. Francis Bacon, em sua obra Novum Organum, advoga a necessidade fundamental de investigação da natureza como critério e medida do conhecimento da realidade e recusa as impostações idealistas que perpassam as filosofias idealistas de Platão e Aristóteles, pois estes se valem de categorias puramente subjetivas.
b. Bacon pontua que se deve recusar as especulações lógicas e silogísticas como critérios para o entendimento correto da realidade, pois para a penetração nos estratos mais profundos da natureza, é necessário que tanto as noções quanto os axiomas sejam abstraídos das coisas por um método mais adequado e seguro.
c. Bacon entende que os ídolos do foro são provenientes do intercurso e da associação recíproca dos indivíduos entre si. As palavras, impostas de maneira imprópria, bloqueiam o intelecto. Os ídolos do foro são perturbadores devido à existência de um pacto entre as palavras e as coisas. Por sua vez, os ídolos do teatro são as diferentes doutrinas filosóficas, que mais parecem fábulas. Os referidos ídolos são inerentes e inatos aos homens e resultam da interposição de um processo natural.
d. Na primeira parte de seu livro, Aforismos sobre a interpretação da natureza e o reino do homem, Bacon aponta que os ídolos da tribo (idola tribus) têm sua gênese na compreensão uniforme da substância espiritual do homem, que ele é fruto das limitações e instabilidades dos sentidos humanos.
e. Para Bacon, a filosofia aristotélica é vista como uma tendência que despreza a consulta da experiência no estabelecimento de seus axiomas, e submete a experiência à condição de escrava de seus axiomas e de suas opiniões.
Desconsiderando as possíveis especulações que tendem a preservar seu nome como representante do empirismo, marque a afirmativa INCORRETA.
a. Francis Bacon, em sua obra Novum Organum, advoga a necessidade fundamental de investigação da natureza como critério e medida do conhecimento da realidade e recusa as impostações idealistas que perpassam as filosofias idealistas de Platão e Aristóteles, pois estes se valem de categorias puramente subjetivas.
b. Bacon pontua que se deve recusar as especulações lógicas e silogísticas como critérios para o entendimento correto da realidade, pois para a penetração nos estratos mais profundos da natureza, é necessário que tanto as noções quanto os axiomas sejam abstraídos das coisas por um método mais adequado e seguro.
c. Bacon entende que os ídolos do foro são provenientes do intercurso e da associação recíproca dos indivíduos entre si. As palavras, impostas de maneira imprópria, bloqueiam o intelecto. Os ídolos do foro são perturbadores devido à existência de um pacto entre as palavras e as coisas. Por sua vez, os ídolos do teatro são as diferentes doutrinas filosóficas, que mais parecem fábulas. Os referidos ídolos são inerentes e inatos aos homens e resultam da interposição de um processo natural.
d. Na primeira parte de seu livro, Aforismos sobre a interpretação da natureza e o reino do homem, Bacon aponta que os ídolos da tribo (idola tribus) têm sua gênese na compreensão uniforme da substância espiritual do homem, que ele é fruto das limitações e instabilidades dos sentidos humanos.
e. Para Bacon, a filosofia aristotélica é vista como uma tendência que despreza a consulta da experiência no estabelecimento de seus axiomas, e submete a experiência à condição de escrava de seus axiomas e de suas opiniões.
31 - A palavra empirismo vem do grego empeiria, que significa experiência. Os empiristas, ao contrário dos racionalistas, enfatizam o papel da experiência no processo do conhecimento. Francis Bacon (1561-1626), influenciado pelo espírito da nova ciência, procurava não um saber contemplativo ou desinteressado, que não tivesse um fim em si, mas sim um saber instrumental, que possibilitasse a dominação da natureza. Seu lema era:
a) Querer é conhecer.
b) Tem que se ver para se crer.
c) Perceber é dominar.
*d) Saber é poder.
e) Educar é observar.
b) Tem que se ver para se crer.
c) Perceber é dominar.
*d) Saber é poder.
e) Educar é observar.
Voltaire
42. Sobre os pensadores iluministas, podemos afirmar que alguns se enveredaram, também, pelo campo da literatura ficcional; destes, o nome de Voltaire se destaca com vulto. Dentre suas obras ficcionais, a mais conhecida é
A) Cândido, ou o Otimismo.
B) O Elogio da Loucura.
C) O Ser e o Nada.
D) A Sagrada Família.
E) A Gaia Ciência.
42. Sobre os pensadores iluministas, podemos afirmar que alguns se enveredaram, também, pelo campo da literatura ficcional; destes, o nome de Voltaire se destaca com vulto. Dentre suas obras ficcionais, a mais conhecida é
A) Cândido, ou o Otimismo.
B) O Elogio da Loucura.
C) O Ser e o Nada.
D) A Sagrada Família.
E) A Gaia Ciência.
Rousseau
15. Sobre a produção filosófica de Jean-Jacques Rousseau, marque a afirmativa abaixo que se constitui como CORRETA.
a. Articulado à produção teórica dos iluministas, ela constitui-se como antípoda aos preceitos elementares que permearam a Revolução Francesa.
b. Em sua obra Do contrato social advoga que os homens nasceram desiguais e encontram-se aprisionados por natureza.
c. A democracia rousseauísta é idêntica à democracia burguesa em que a participação popular é postulada nos termos da representatividade parlamentar.
d. A vontade geral, que é mais do que a soma das partes, é representada pela figura do monarca ou do príncipe como aquele que põe os pingos nos is.
e. O verdadeiro soberano de uma nação é o povo que deve exercer poder de decisão sobre seu destino.
43. A teoria do Estado Contratualista foi uma das grandes contribuições do pensamento ilustrado para a contemporaneidade, definindo aspectos da democracia ocidental. Esta teoria tem fundamento na obra de
A) Voltaire.
B) Adam Smith.
C) Jean-Jacques Rousseau.
D) Montesquieu.
E) Diderot.
A) Voltaire.
B) Adam Smith.
C) Jean-Jacques Rousseau.
D) Montesquieu.
E) Diderot.
34. Na obra de Rousseau, o que teve conseqüências mais graves foi a sua filosofia social.
Qual a obra principal de Rousseau sobre este tema?
a. ( ) Julie.
b. ( ) Émile.
c. ( ) Confissões.
d. ( X ) Contrato Social.
e. ( ) Discurso Sobre as Ciências e as Artes.
Qual a obra principal de Rousseau sobre este tema?
a. ( ) Julie.
b. ( ) Émile.
c. ( ) Confissões.
d. ( X ) Contrato Social.
e. ( ) Discurso Sobre as Ciências e as Artes.
40 -Rousseau critica o liberalismo porque
A - não existem direitos naturais.
B - o indivíduo, em razão do pacto social, renuncia para sempre aos próprios direitos naturais.
C - os direitos naturais são inalienáveis.
D - a soberania não pode ser delegada e o poder não pode ser dividido.
E - os direitos naturais são uma criação social.
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38 Rousseau (século XVIII), um dos filósofos críticos do seu tempo, tratou, com muita pertinência, de questões sociais, educacionais e políticas. Um dos destaques, a ele atribuído foi a relevante contribuição, por ter promovido a "Revolução Copernicana" na educação - superando a concepção essencialista - deixando como lição o chamado "otimismo pedagógico".
Em observância ao contido nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
a) A criança passou a ser considerada como tal, podendo manifestar seus interesses, desenvolver gradativamente sua independência, porém, não é ainda reconhecida como centro do processo educativo.
b) Uma nova maneira de lidar com a natureza humana possibilitou-lhe, no processo de educação: a valorização da infância, a abertura de espaço para as individualidades, o relacionamento interpessoal, a predominância das virtudes naturais.
c) As virtudes que são predominantes no estado de natureza possibilitam o desenvolvimento da espontaneidade e das emoções, antes mesmo da razão, sendo que o professor é que estabelece as diretrizes.
d) A escola passa a ser espaço de alegria, de prazer, de abertura para a vivência de valores humanos, todavia, pela exigência do domínio intelectivo, nem sempre propicia a cooperação entre os alunos.
e) Seus propósitos no âmbito da educação demarcam uma relação muito próxima com sua posição inovadora na política e no entendimento sobre estado e soberania.
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Hume
28. Identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ).
O empirismo de David Hume chega a seu extremo e se transforma em sensualismo.
Segundo Hume:
( ) As ideias se fundam necessariamente numa impressão intuitiva.
( ) A noção de substância é o resultado de um processo associativo.
( ) O eu é também um feixe ou uma coleção de percepções ou conteúdos de consciência que se sucedem continuamente.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
a. ( X ) V - V - V
b. ( ) V - V - F
c. ( ) V - F - V
d. ( ) F - V - F
e. ( ) F - F - F
43 - A concepção política de Hume corresponde
A - ao jusnaturalismo.
B - à democracia direta.
C - ao convencionalismo.
D - ao contratualismo.
E - à monarquia absoluta.
25 - A percepção é um conceito filosófico bastante utilizado em nossos dias. Ela envolve a personalidade das pessoas, sua história pessoal, sua afetividade, seus desejos e paixões. É uma maneira fundamental de os seres humanos estarem no mundo, percebendo-o qualitativamente, afetivamente e valorativamente. Portanto, ela é uma maneira de se estar aberto ao mundo, tendo dele idéias sensíveis ou significações perceptivas.
Assinale a alternativa que apresenta três teorias que valorizam o papel da percepção.
*a) As teorias empiristas, as racionalistas intelectualistas e a fenomenológica do conhecimento.
b) As teorias racionalistas, as funcionalistas e as idealistas.
c) As teorias racionalistas, as sensualistas e as idealistas.
d) As teorias empiristas, as funcionalistas e a fenomenológica.
e) As teorias empiristas, as racionalistas intelectualistas e as idealistas.
A - ao jusnaturalismo.
B - à democracia direta.
C - ao convencionalismo.
D - ao contratualismo.
E - à monarquia absoluta.
25 - A percepção é um conceito filosófico bastante utilizado em nossos dias. Ela envolve a personalidade das pessoas, sua história pessoal, sua afetividade, seus desejos e paixões. É uma maneira fundamental de os seres humanos estarem no mundo, percebendo-o qualitativamente, afetivamente e valorativamente. Portanto, ela é uma maneira de se estar aberto ao mundo, tendo dele idéias sensíveis ou significações perceptivas.
Assinale a alternativa que apresenta três teorias que valorizam o papel da percepção.
*a) As teorias empiristas, as racionalistas intelectualistas e a fenomenológica do conhecimento.
b) As teorias racionalistas, as funcionalistas e as idealistas.
c) As teorias racionalistas, as sensualistas e as idealistas.
d) As teorias empiristas, as funcionalistas e a fenomenológica.
e) As teorias empiristas, as racionalistas intelectualistas e as idealistas.
30. Sobre Kant, considere:
- O Imperativo categórico kantiano pressupõe o respeito, sem contradições, a três princípios fundamentais: o da racionalidade, o da autonomia e o da personalidade.
- Kant chamou de revolução copernicana sua resposta ao problema do conhecimento, decorrendo daí que os sujeitos passariam a se regular pelos objetos e não os objetos pelos sujeitos.
- Kant ressalta que existe uma dupla legislação atuando sobre o homem: a moral, de caráter interno; e o Direito, que visa a regular a suas ações externas.
- Kant ressalta a incognoscibilidade da coisa-em-si, restando-nos, portanto, apenas o acesso às coisas enquanto fenômenos para uma consciência.
a. Todas estão corretas.
b. Somente uma está correta.
c. Somente duas estão corretas.
d. Somente três estão corretas.
e. Nenhuma está correta
I. através do conceito de espírito, a filosofia hegeliana se constitui como uma crítica exemplar à filosofia dos limites e ao sujeito transcendental, formulada por Immanuel Kant.
II. Kant entende que a metafísica, para alcançar o estatuto de ciência, precisa copiar o modelo das ciências da natureza, especialmente a biologia e a química, ciências que emergiam em seu período histórico.
III. a prova ontológica da existência de Deus se constitui como fundamento da certeza indubitável do cogito cartesiano.
IV. na "Analítica transcendental", mediante o estabelecimento da tábua das suas categorias, Kant esboça os fundamentos metafísicos do conhecimento científico.
Podemos AFIRMAR que
a. apenas I é falsa.
b. apenas II é falsa.
c. III e IV são falsas.
d. todas são verdadeiras.
e. todas são falsas.
7. Sobre a moral kantiana, inscrita em sua Critica da razão prática, é CORRETO afirmar:
a. Para Kant, as leis da natureza são de índole e constituição essencialmente idênticas às leis que o homem dá a si mesmo, como é o caso da moralidade. As leis da natureza são uma expressão do determinismo causal que envolve a ordem natural. Essas leis apontam para a liberdade e para o princípio da autonomia, que são elementos fundamentais que servem para revelar a unidade entre o homem (ser dotado de espiritualidade) e a natureza (conjunto dos animais movidos apenas pela vontade instintiva).
b. A moralidade, para Kant, é algo exterior à consciência humana, não é algo que a consciência dá a si mesma; é por isso que a moralidade não é superior à natureza, que o dever (princípio da moralidade) - enquanto algo que a razão dá a si mesma - é inferior ao ser-aí (natureza).
c. O homem não consegue agir em conformidade com a moral, haja vista que a sua vontade está dividida entre o reino das paixões e o reino da razão, sendo que as inclinações e as paixões predominam quase que completamente nele, de modo que se torna impossível agir somente de acordo com a razão ou pelo princípio moral do puro dever. Por isso que é fundamental a existência dos postulados: eternidade do tempo, existência da matéria e Revolução Francesa.
d. A moral kantiana serve para revelar que o homem não consegue ser moral no mundo, pois é difícil agir fazendo do outro fim em si mesmo e tornando sua ação máxima de conduta universal de todos os homens.
e. A moral kantiana consegue apontar uma saída concreta para o homem historicamente determinado, pois considera a história como o celeiro fundamental de constituição do preceito moral enquanto preceito universal e necessário.
10. Na Critica da razão pura, de Immanuel Kant, encontramos uma tentativa de unidade entre racionalismo e empirismo pela mediação do conceito de experiência e sensibilidade puras. Acerca das formulações encontradas na estética transcendental kantiana, é INCORRETO afirmar que
a. é pela mediação da sensibilidade que os objetos são dados e são fornecidas as intuições; não cabendo ao entendimento, nenhuma atividade fundamental.
b. o conhecimento sistemático e a ciência dos objetos da experiência fornecem um modelo de certeza; a filosofia crítica marca os limites do que se pode conhecer e estima o que é permitido esperar.
c. o espírito humano nada pode saber das realidades transcendentes aos fenômenos, pois não há uma intuição intelectual; isso implica que não é possível conhecer a coisa em si.
d. os fenômenos, sejam da experiência interna ou da experiência externa, não passam de representações, pois os dados da percepção nelas são transmutados graças ao espaço e ao tempo.
e. as formas de intuição pura são representações a priori e não a posteriori, que se encontram completamente no espírito humano e não na realidade empírica.
A - o juízo estético é determinante e tem valor cognitivo.
B - o juízo estético faz referência às qualidades objetivas das coisas.
C - o juízo estético não é arbitrário, pois ambiciona a universalidade.
D - o belo é o que é considerado, por uma certa sociedade e cultura, como tal.
E - o belo, como o justo e o bom, é objeto de um prazer desinteressado.
-----------------
27. Assinale a alternativa que contém os três modos de saber, conforme os distinguiu Kant.
a. ( ) A teoria, a revelação e a razão.
b. ( ) A sensibilidade, a teoria e a revelação.
c. ( ) A sensibilidade, a revelação e a razão.
d. ( ) A teoria, o entendimento discursivo e a revelação.
e. ( X ) A sensibilidade, o entendimento discursivo e a razão.
39 - A concepção kantiana da história e da sociedade é caracterizada como
A - radical e revolucionária.
B - uma visão otimista do progresso, próxima à iluminista.
C - uma ruptura das concepções tradicionais pelas quais a história é consequência de um pecado original.
D - a admissão de utilidade de revoluções radicais, ainda que não-violentas.
E - uma visão pessimista.
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Marque "V" verdadeiro..............
Acerca do pensamento político de Maquiavel, Montesquieu e Kant, julgue os itens que se seguem.
109 De acordo com Kant, o imperativo categórico é aquele que representa uma ação objetivamente necessária por si mesma, sem relação com outro fim. (V)
39 Kant, grande filósofo do século XVII, autor do Criticismo, dedicou especialmente seus estudos a questão do conhecimento e da ação humana e, em relação a esta última, escreveu obras de grande relevância, dentre as quais CRÍTICA DA RAZÃO PRÁTICA E METAFÍSICA DOS COSTUMES, quando
analisou a prática humana em suas dimensões normativa e racional, revestidas do caráter de universalidade. Considerando que daí resultou o imperativo moral que ele denominou de "imperativo categórico", assinale a alternativa CORRETA.
a) O fundamento da ação prática é que dá a sustentação de todo o seu sistema crítico, norteando o comportamento moral autônomo.
b) Agir moralmente é seguir a lei natural, sustentada no caráter de necessidade e de universalidade, sempre conduzida pela razão.
c) A prática das ações humanas está submetida a leis pelo seu dever, ainda que vinculada à heteronomia.
d) As dimensões teórica e prática dos homens, mediadas pelo juízo e pelos sentimentos é que conduzem racionalmente à ação prática.
e) As ações humanas são guiadas pela lei prática que é livre e segue a autodeterminação racional, sendo entendida a liberdade como fundamento da prática humana.
26 Na Crítica da Razão Pura, Kant inova introduzindo um novo tipo de juízo, basilar para a sua epistemologia. Acerca dos juízos, é possível afirmar:
A) Os juízos sintéticos a posteriori ocorre quando o predicado B ocorre no sujeito A.
B) Os juízos analíticos a priori ocorrem quando o predicado B está fora do conceito do sujeito A, embora estejam ligados.
C) O juízo sintético a priori é necessário e universal, como os analíticos, e amplitativos, como os sintéticos.
D) Os juízos analíticos a priori são logicamente contingenciais.
E) O juízo sintético a priori é sempre dependente da experiência.
14. A Ética de Dussel, denominada Ética da Libertação, difere da ética Kantiana ao estabelecer como referência ética a(s):
A) idéia de liberdade, os valores e as virtudes humanas, afirmando a racionalidade e a vontade do ser humano.
B) necessidades concretas do ser humano, os valores e as virtudes humanas e o dever-ser dos indivíduos em sociedade.
C) eticidade, afirmando a vontade, o livre-arbítrio e o dever-ser dos indivíduos em sociedade.
D) necessidades concretas do ser humano e a eticidade, afirmando a possibilidade de ser dos indivíduos em sociedade.
73. Immanuel Kant deixou uma grande contribuição para a filosofia, sobretudo no campo do problema do conhecimento humano. Numa exposição em sala de aula, seria correto caracterizar o pensamento kantiano sobre o conhecimento como
I. o conhecimento é fundamentalmente concebido no campo empírico e se refere aos dados fornecidos pelos sentidos, isto é, que é posterior à experiência.
II. o conhecimento empírico se refere aos dados fornecidos pelos sentidos, isto é, que é posterior à experiência.
III. o conhecimento puro não depende de quaisquer dados dos sentidos, ou seja, é anterior a experiência.
IV. o conhecimento puro depende de quaisquer dados dos sentidos, ou seja, é anterior a experiência.
V. só o conhecimento puro conduz a juízos universais.
Assinale a alternativa que contém as afirmações INCORRETAS.
A) Apenas II e IV
B) Apenas I, II e V.
C) Apenas II, III, IV e V.
D) Apenas III, IV e V.
E) Apenas I e IV.
46. Dos filósofos abaixo relacionados, no âmbito da ética, a quem corresponde esses dizeres: "Duas coisas enchem o ânimo de admiração e veneração sempre novas e crescentes, quanto mais frequentemente e com maior assiduidade delas se ocupa a reflexão: o céu estrelado sobre mim e a lei moral em mim. Esta começa no meu invisível eu, na minha personalidade e expõe-me num mundo que tem a verdadeira infinidade, mas que só se revela ao entendimento"
A) Friedrich Hegel.
B) Tomás de Aquino.
C) Max Scheler.
D) Arthur Schopenhauer.
E) Immanuel Kant.
43. Relembrando o mote kantiano de que "não se ensina Filosofia, ensina-se a filosofar", a solução para esse aparente impasse parece ser dada pela própria natureza da atividade filosófica,..........
Assinale a alternativa que melhor completa a sentença.
A) ...ou seja: para além do conteúdo abstrato a ser ensinado, está em questão, a necessidade de que o estudante tenha um modo de pensar baseado nos pressupostos daquilo que é aparente.
B) ...isto é, sua peculiar característica reflexiva: para além do conteúdo concreto a ser ensinado, o que está em questão é, antes, a necessidade de tornar familiar ao estudante um modo de pensar que aponta, precipuamente, para os pressupostos daquilo que é aparente.
C) ...o que está em questão é a dúvida na qual deve tornar familiar ao estudante.
D) ...pois o que está em questão é a capacidade do estudante em pensar com radicalidade, os problemas apresentados pela cultura em que se vive.
E) ...caracterizada pela descoberta, pela crítica ao óbvio, pela lógica formal do pensamento humano e pela radicalidade da proposta a ser assumida, enfim, pela reflexão individual ou coletiva.
"O que podemos fazer? Examinando, ainda que seja brevemente, o contexto sociocultural que rodeia a educação média em geral e o ensino de filosofia em particular, a seguinte e decisiva questão seria: o que podemos fazer - ou o que devemos propor -, como professores secundaristas de filosofia, para que esta vital aprendizagem se torne viável e retome o nível que nunca devia ter sido perdido?
(NAVIA, Ricardo. Ensino médio de filosofia nas presentes condições culturais e sociais de nossos países).
Marque a alternativa INCORRETA no tocante ao ensino da filosofia no Ensino Médio.
A) Para o ensino da filosofia no ensino médio, faz-se necessário que boa parte dos cursos de filosofia deveria estar dedicada à análise dos grandes temas de nosso tempo. Os grandes fenômenos que estão gerando as condições do futuro da humanidade e os problemas do conhecimento ou definição axiológica que marcam este tempo e o futuro.
B) De suma importância para o ensino da filosofia no ensino médio é dar um lugar especial às tarefas filosóficas de perfil interdisciplinar que reierarquizem a matéria no contexto geral do currículo.
C) No ensino da filosofia, o que se poderia começar por ensinar é, então, esse olhar agudo que não quer deixar nada sem rever, essa atitude radical, rigorosa e de conjunto que permite problematizar os eventuais fundamentos ou colocar em dúvida aquilo que se apresenta como óbvio ou naturalizado.
D) No ensino da filosofia, deve-se valorar e dar uma oportunidade ao pensamento. De pensar o filosófico não apenas como exigências de uma metodologia que não se submeta à técnica, mas também como forma de relação do professor com os textos, a instituição e, sobretudo, com seus alunos.
E) Seguindo a máxima kantiana: "não há filosofia que se possa aprender; só se pode aprender a filosofar". É preciso seguir à risca essa máxima, esquecer o que se poderia começar por ensinar na esfera do "entre", o espaço onde se realiza o diálogo, o encontro entre Eu e Tu.
34. Das alternativas abaixo, marque a alternativa INCORRETA sobre o Kantismo.
A) A Crítica da Razão Pura não é uma crítica dos livros e dos sistemas, mas, a do poder da razão em geral. Sobre os limites da razão e a metafísica, Kant investigou e descobriu a fonte do erro dessas correntes dogmáticas: a própria razão. A razão humana tende naturalmente a transgredir o domínio da experiência e se arvorar a conhecimentos de objetos, dos quais possui somente conceitos, por si insuficientes a qualquer determinação objetiva.
B) O estudo das condições a priori do conhecimento foi denominado por Kant "transcendental", que nada tem a ver com o "transcendente", mas com aquelas condições que, de parte do sujeito, contribuem, constitutivamente, para a possibilidade da experiência.
C) Toda a filosofia, segundo Kant, tem por fim responder a uma só questão, que comanda tudo: O que pode legitimamente a nossa razão? Esta questão subdivide-se em três principais, que contêm todo o interesse da minha razão (tanto especulativo com prática): O que posso saber? O que devo fazer? O que me é permitido esperar?
D) Todo o esforço de Kant tende a substituir ao estado de natureza um estado jurídico, em que a guerra será substituída pelo processo, e a vitória por uma sentença arbitral. Kant, no mais íntimo do seu ser e do seu gênio, é o Homem do direito.
E) Na Crítica da Razão Pura, a investigação kantiana quer fundar a metafísica, baseando-se na moral, apesar da impossibilidade da metafísica dogmática. Na Crítica da Razão Pura, a ação é presidida pela razão mediante a qual o indivíduo procede conscientemente e estabelece regras de conduta.
44. Sobre o pensamento de Kant, fruto do século XVIII, é CORRETO afirmar que
A) renovou idéias herdadas do Tomismo.
B) sintetizou as várias orientações e movimentos do Iluminismo.
C) renegou aspectos tanto do Idealismo como do Empiricismo.
D) não encontrou eco na obra de filósofos posteriores como Hegel.
E) fez uma crítica da razão em moldes pós-estruturalistas.
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35 - Assinale a alternativa que apresenta o filósofo que disse que Hume o acordou de seu sonho dogmático, revolucionou a moral da época com suas críticas e muito influenciou a Revolução Francesa 1789, sendo conhecido como principal filósofo do iluminismo.
a) Heidegger
b) Schopenhauer
*c) Kant
d) Voltaire
e) Marx -----------------------
Estéticaa) Heidegger
b) Schopenhauer
*c) Kant
d) Voltaire
e) Marx -----------------------
33
Filosofia é uma área de conhecimento racional crítico bastante abrangente e nela estão contidos vários campos de estudo, dentre os quais a Estética.
Assinale a alternativa que evidencia a compreensão filosófica de Estética.
a) Estética é o estudo filosófico da criatividade, do amor à beleza, dos critérios de harmonia.
b) Estética é o campo da Filosofia que se ocupa da investigação racional do belo voltado para a análise dos sentimentos por ele provocados.
c) Estética é o ramo da filosofia que reflete sobre a experiência artística, cultural e sensibilidade estética.
d) Estética é a reflexão estético-filosófica que recai sobre os valores do belo e dos dons artísticos.
e) Estética é o ramo da filosofia que analisa as emoções, os juízos e as investigações de natureza intuitiva.
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Montesquieu22 - A teoria da autonomia dos três poderes foi desenvolvida por:
a) Diderot.
b) Voltaire.
*c) Montesquieu.
d) Vico.
e) Maquiavel.
37 - Na filosofia de Husserl, o termo "intencionalidade" indica
A - o componente de vontade que acompanha todo ato da percepção.
B - o próprio ato da percepção.
C - a tensão em direção do mundo concreto que anima todo desejo de conhecer.
D - o componente de realidade que acompanha o ato da percepção.
E - a relação entre ato perceptivo e dado percebido.
e extensão.
E - divisível ao infinito.
A - o componente de vontade que acompanha todo ato da percepção.
B - o próprio ato da percepção.
C - a tensão em direção do mundo concreto que anima todo desejo de conhecer.
D - o componente de realidade que acompanha o ato da percepção.
E - a relação entre ato perceptivo e dado percebido.
e extensão.
E - divisível ao infinito.
Lévi-Strauss
26 - O mito e o rito, escreveu Lévi-Strauss, não são lendas nem fabulações, mas uma organização da realidade a partir da experiência sensível enquanto tal. Para explicar a composição de um mito, esse autor recorre a uma atividade que existe em nosso meio, embora o termo que a represente - bricolage - venha do francês. O bricoleur, ou seja, quem pratica a bricolage, produz um objeto novo a partir de pedaços e fragmentos de outros objetos. Do mesmo modo, diz Lévi-Strauss, o pensamento mítico reúne experiências, narrativas, relatos até compor um mito geral. Juntas, essas matérias heterogêneas produzem a explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções, suas finalidades, a relação entre poderes divinos, natureza e seres humanos. Desse modo, para Lévi-Strauss, o mito possui três características principais:
a) função explicativa, função substitutiva, função exploratória.
b) função conservatória, função organizativa, função compensatória.
*c) função explicativa, função organizativa, função compensatória.
d) função conservatória, função exploratória, função compensatória.
e) função explicativa, função substitutiva, função exploratória.
25. Sobre o Idealismo Filosófico, podemos afirmar:
I- O Idealismo afirma que todo conhecimento emana do objeto, pois toda idéia só será verdadeira à medida que corresponde ao que as coisas realmente são e ao modo como elas são.
II- Doutrina filosófica que, na sua aproximação da realidade, coloca em primeiro lugar o modo como se processa o conhecimento na consciência de quem conhece e somente em segundo lugar a realidade que é conhecida.
III- Doutrina filosófica que afirma que somente podemos conhecer com certeza nossas idéias, ou seja, o mundo interior da nossa consciência, o mundo da subjetividade.
IV- O conhecimento tem sua origem na experiência dos sentidos. Somente posso conhecer através das minhas sensações.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.
I- O Idealismo afirma que todo conhecimento emana do objeto, pois toda idéia só será verdadeira à medida que corresponde ao que as coisas realmente são e ao modo como elas são.
II- Doutrina filosófica que, na sua aproximação da realidade, coloca em primeiro lugar o modo como se processa o conhecimento na consciência de quem conhece e somente em segundo lugar a realidade que é conhecida.
III- Doutrina filosófica que afirma que somente podemos conhecer com certeza nossas idéias, ou seja, o mundo interior da nossa consciência, o mundo da subjetividade.
IV- O conhecimento tem sua origem na experiência dos sentidos. Somente posso conhecer através das minhas sensações.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.
50. Atente ao texto "O analfabeto político", do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht:
"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nascem a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais"
Marque a alternativa INCORRETA sobre a relação entre Política e Poder.
A) O campo da política não se configura na existência do conflito entre a dimensão privada e a pública, na medida em que o homem é um ser social. Essa configuração inclui a realidade da intersubjetividade, posto que a sociabilidade apaga a subjetividade, o caráter individual das singularidades.
B) Pode-se apontar dois momentos importantes no itinerário do surgimento dessa nova equação da questão do poder e, portanto, da política. Uma primeira referência encontra-se em O príncipe, obra de Maquiavel. Outra referência importante, que é referência básica para as concepções políticas contemporâneas, constitui aquilo que ficou conhecido como teoria liberal e contratualista.
C) Karl Marx procurou mostrar em um conjunto de textos publicados sob o título de A ideologia alemã, que o processo de formação das ideias na mente dos homens é determinado pela realidade material da produção da vida. Ora, nas questões da política, essas ideias são inseparáveis das repercussões produzidas na análise da questão do trabalho.
D) O filósofo Antonio Gramsci usa o conceito de hegemonia para explicar que uma classe é hegemônica quando é capaz de elaborar sua própria visão de mundo, ou seja, um sistema convincente de ideias pelas quais conquista a adesão até da classe dominada. A tarefa de elaboração cabe aos chamados intelectuais orgânicos.
E) A obra de Maquiavel, criticada em toda a parte, atacada por católicos e protestantes, considerada ateia e satânica, tornou-se, porém, a referência obrigatória do pensamento político moderno. A ideia de que a finalidade da política é a tomada e conservação do poder.
47. Coloque V para Verdadeiro e F para Falso nas afirmativas abaixo sobre o Ensino da Filosofia.
( ) A história da filosofia pode contribuir para despertar o interesse do aluno por questões filosóficas através do contato com as obras dos grandes pensadores.
( ) Não são as respostas dos filósofos, mas antes, suas perguntas, que nos motivam, e é através dessas perguntas que encontramos o seu ensinamento, desde que possamos retomá-las e reformulá-las como nossas.
( ) Tanto a visão da filosofia como busca a partir de nossas indagações quanto como história da filosofia e conhecimento das doutrinas da tradição não necessariamente se excluem e podem servir de ponto de partida para o ensino da filosofia.
( ) O grande desafio para o ensino da filosofia consiste em motivar aquele que ainda não possui qualquer conhecimento do pensamento filosófico - ou sequer sabe para que serve a filosofia - a desenvolver o interesse por este pensamento, a compreender sua relevância e a vir a elaborar suas próprias questões.
( ) O ensino da filosofia pode ter, então, no caso do estudante de filosofia, um papel formativo, levando-o a desenvolver suas próprias reflexões, com base no conhecimento dos filósofos da tradição, de seus textos, de seus argumentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A) V, F, V, V, F.
B) V, F, V, V, V.
C) F, F, V, V, V.
D) V, V, V, V, V.
E) F, F, F, V, V.
51. Lidamos diariamente com diversos conhecimentos. Alguns podem ser considerados conhecimentos concretos, outros, conhecimentos abstratos.
I. Tomar o governador do Estado como exemplo de um conhecimento abstrato sobre o ser político.
II. Tomar um aluno como exemplo de um conhecimento abstrato sobre o ser humano.
III. Tomar um partido político como exemplo de um conhecimento concreto sobre o ser político.
IV. Tomar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como exemplo de um conhecimento abstrato sobre o ser político.
V. Tomar o time do Sport como exemplo de conhecimento concreto sobre os times de futebol.
As afirmativas expressam uma conexão metodológica de conhecimento concreto ou abstrato num contexto de exemplificação em sala de aula. Assinale a alternativa que traduz todas as afirmativas CORRETAS.
A) Apenas I e II.
B) Apenas III e IV.
C) Apenas I, II, IV e V.
D) Apenas II e III.
E) Apenas III e V.
52. Numa situação de ensino-aprendizagem em que o professor pretende discutir a questão do conhecimento, focalizando-o como diferentes possibilidades de que o homem dispõe para entender o mundo, que procedimentos didáticos poderão ser utilizados para expressar melhor a diferença entre mito e filosofia?
I. Partir de uma questão-pergunta e buscar respostas a partir do conhecimento mítico e do conhecimento filosófico.
II. Destacar o critério de verdade que legitima o conhecimento mítico e, da mesma forma, destacar critérios que legitimam o conhecimento filosófico.
III. A partir de uma exposição teórica, situar, no contexto histórico, a concepção mítica e a concepção filosófica.
IV. A partir de uma exposição teórica, identificar o objeto de estudo do mito e da filosofia.
V. Analisar os critérios de verdade para o conhecimento mítico e para a filosofia.
Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS.
A) Apenas I e II.
B) Apenas III e IV.
C) Apenas I, II e V.
D) Apenas II e III.
E) Apenas IV.
54. Identifique qual dos contextos abaixo caracteriza um raciocínio lógico dedutivo.
A) Maria comprou uma bicicleta da marca "veloz", porque sua colega tinha uma bicicleta idêntica que era muito resistente, confortável.
B) João escolheu estudar no colégio S. João Del Rey, já que todos seus colegas estudavam nesse colégio.
C) Os eleitores votaram no presidente Lula, já que pertencem ao Partido dos Trabalhadores.
D) Na minha rua, João gosta de futebol. E, ainda mais, André, Pedro, Mário, Wellington, José Antônio... Enfim, na minha rua, todos gostam de futebol!
E) Ana Maria é título de uma música do cantor Santana, portanto Ana Maria é sucesso.
55. Identifique qual dos contextos abaixo caracteriza um raciocínio lógico dedutivo.
A) João fumou a vida inteira e morreu sem ter nenhuma doença cancerígena. Logo eu posso continuar fumando, que também não terei nenhuma doença dessa natureza.
B) André Vital e seu irmão escolheram a escola Internacional de Barreiros para estudar. Sua mãe que fez seus estudos nesta escola garante que ela é uma das melhores.
C) Na minha rua, Vovô Tiago gosta de assistir a jogos pela televisão. E, ainda mais, André, Pedro, Mário, Wellington, José Antônio... Enfim, na minha rua, todos gostam de a assistir jogos pela televisão!
D) A sra. Neuza Maria comprou uma lavadora de roupas da marca "veloz", porque sua colega tinha uma lavadora idêntica, que era muito resistente e confiável.
E) Deus é bondoso, logo Ele existe!
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61. Os valores existem em todas as sociedades e culturas. É uma experiência fundamentalmente humana que se encontra no centro de toda escolha de vida. (ARANHA; MARTINS, 1998.) Será didaticamente CORRETO discutir a questão dos valores em sala de aula, afirmando que os valores são
I. uma herança e, portanto, em parte, herdados da cultura da comunidade a que pertencemos.
II. uma herança e, portanto, no seu todo, herdados da cultura da comunidade a que pertencemos.
III. importantes e fundamentais para a sociedade, na medida em que servem para que a essa subsista e mantenha a sua integridade e o seu desenvolvimento.
IV. determinantes das prioridades de cada sociedade.
V. responsáveis e determinantes dos parâmetros da produção econômica dos diferentes povos.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
A) Apenas I, II e V
B) Apenas III e IV.
C) Apenas I, III e IV.
D) Apenas II e III.
E) I, II, III, IV e V.
62. No processo de ensino/aprendizagem de filosofia, abordando a questão da ética, as atividades de avaliação deverão ter os seguintes objetivos:
I. perceber e respeitar diferentes pontos de vista nas situações de convívio;
II. usar o diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas;
III. conhecer diferentes concepções filosóficas em diferentes épocas;
IV. sensibilizar para reflexão radical sobre os problemas humanos;
V. provocar a participação em atividades de grupo com responsabilidade e colaboração.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
A) Apenas II e III
B) Apenas I, III e IV.
C) Apenas I e IV.
D) Apenas III e IV.
E) Apenas I e II.
63. O professor solicita aos alunos que façam uma dissertação a partir do tema que aborda a liberdade humana. Sob a ótica conceitual, no texto a ser avaliado, deve ser observado:
I. o modo como o aluno se expressou em relação à percepção do outro como impedimento a sua liberdade.
II. a descrição em algum local do texto, da definição conceitual sobre a liberdade humana.
III. a referência ao homem como um ser determinado na sociedade atual.
IV. o modo como o aluno expressou sue pensar reflexivo sobre os aspectos históricos sobre a liberdade humana.
V. a identificação no texto das condições da liberdade humana.
Está(ão) INCORRETA(S)
A) Apenas as afirmativas II e III.
B) Apenas as afirmativas I, II, III e IV.
C) Apenas as afirmativas I e IV.
D) Apenas a afirmativas III, IV e V.
E) Apenas a afirmativa IV.
64. O professor convida um político para participar de uma mesa redonda com os seus alunos, para de modo propositivo, discutir o conceito de política. Do ponto de vista didático, as principais questões a serem abordadas devem ser:
I. quanto ganha de salário esse político, e o que faz dos seus vencimentos?
II. quais seus projetos no futuro, quando deixar a vida pública?
III. qual sua proposta para diminuir os índices de analfabetismo no país?
IV. o que ele propõe para se estabelecer no país uma política de incentivo à produção de alimentos.
V. solicitar ao político que apresente uma leitura da realidade social e, após, discutir com os alunos, a sua proposição.
Qual das alternativas a seguir representa todas as afirmativas CORRETAS?
A) Apenas as afirmativas II e III.
B) Apenas as afirmativas I, II, III e IV.
C) Apenas as afirmativas I e IV.
D) Apenas as afirmativas III, IV e V.
E) Apenas a afirmativa IV.
65. Em um determinado momento da história, a questão da política passou a ter um caráter científico. Para discutir em sala de aula este momento histórico do pensamento político, é coerente ao professor focalizar a seguinte abordagem teórica:
I. discutir a prática política dos gregos em Atenas, enfatizando, sobretudo, a experiência democrática vivida por aquele povo.
II. abordar a prática dos Sofistas, filósofos responsáveis pela elaboração teórica que legitima o ideal democrático da nova classe dos comerciantes.
III. a proposta de cidade ideal pensada por Platão, em que os futuros governos são escolhidos entre os filósofos.
IV. aborda a concepção de política a partir de Maquiavel, quando a política se desliga das questões filosóficas e da moral cristã, passando a requerer uma lógica de que é impossível governar sem o uso da violência.
V. interroga as principais teorias que balizaram os regimes políticos da Grécia antiga até os nossos dias.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.
A) Apenas as afirmativas I e IV.
B) Apenas as afirmativas I, II, III e V.
C) Apenas a afirmativas II, III, IV e V.
D) Apenas as afirmativas III, IV e V.
E) Todas as afirmativas estão incorretas.
Marque "V" verdadeiro..............
108 O conhecimento científico caracteriza-se, de modo geral, por ser objetivo, na medida em que delimita o seu estudo; preciso, na medida em que pode ser expresso formalizadamente; e seguro, na medida em que procede de verdade para verdade. (V)
ÓTIMAS QUESTÕES, FAVOR POSTAR O GABARITO.
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