quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Filosofia da sociologia (Prova)

 Sociologia 
1. Qual das ideias abaixo não corresponde à Escola Positivista. 
a) Os fatos sociais têm, como características, a exterioridade, anterioridade e a coercitividade. 
b) O suicídio é um fato social. 
c) Os fatos sociais são classificados por Durkheim como coisas. 
d) O pensamento médio pode ser considerado como sinônimo de consciência coletiva. 
       e) O poder pode ser classificado em: tradicional, carismático e técnico racional. 

2. "As paixões humanas só se detêm diante de uma força moral que elas respeitam. Se qualquer autoridade desse gênero inexiste, é a lei do mais forte que reina e, latente ou agudo, o estado de guerra é necessariamente crônico". 
Este pensamento foi formulado por qual pensador dos citados abaixo e qual escola ele representa. 
a) Auguste Comte - Escola Positivista. 
b) Karl Marx - Escola Marxista. 
          c) Émile Durkheim - Escola Positivista. 
d) Max Weber - Escola Weberiana. 
e) Theodor Adorno - Escola de Chicago. 

3. Na visão do senso comum, socialização tem o mesmo significado de universalização, isto é, socialização da educação seria o mesmo que educação para todos, socialização da saúde igual à saúde para todos, etc.. Na Sociologia, a palavra socialização tem um outro significado, e a comunicação simbólica tem uma importância fundamental para a concretização da socialização nas sociedades humanas. Com relação à socialização e à comunicação simbólica, assinale a única alternativa INCORRETA. 
a) Socialização significa transmissão e assimilação de padrões de comportamento, normas, valores e crenças, bem como o desenvolvimento de atitudes e sentimentos coletivos pela comunicação simbólica. Já o conceito de comunicação simbólica pode ser descrito a partir da própria etimologia do termo. Comunicação simbólica é o mesmo que comunicação através de símbolos. 
b) Socialização é o mesmo que aprendizagem, enquanto que comunicação simbólica é o mesmo que comunicação através de sinais gráficos, visuais, orais e nasais. 
            c) Socialização é o mesmo que linguagem emocional e comunicação simbólica é a comunicação humana processada através de símbolos. 
d) Socialização é o mesmo que transmissão é assimilação de valores em uma determinada sociedade, e comunicação simbólica é a comunicação através de símbolos reconhecidos e valorados por uma determinada sociedade. 
e) Socialização significa transmissão e assimilação de padrões de comportamento, normas, valores e crenças, bem como o desenvolvimento de atitudes e sentimentos coletivos pela comunicação simbólica. Comunicação simbólica é a comunicação humana processada através de símbolos. 

4. "A sociedade não é simples soma de indivíduos, e sim sistema formado pela associação, que representa uma realidade específica com seus caracteres próprios. Sem dúvida, nada se pode produzir de coletivo se consciências particulares não existirem; mas esta condição necessária não é suficiente. É preciso ainda que as consciências estejam associadas, combinadas, e combinadas de determinada maneira; é desta combinação que resulta a vida social e, por conseguinte, é esta combinação que a explica. Agregando-se, penetrando-se fundindo-se, as almas individuais dão nascimento a um ser, psíquico se quisermos, mas que constitui individualidade psíquica de novo gênero" (Émile Durkheim - As Regras do Método Sociológico). 
O trecho extraído mostra o conceito de "consciência coletiva". Assinale a única questão correta sobre o conceito de Émile Durkheim sobre "consciência coletiva". 
a) A consciência coletiva é formada a partir do somatório das ideias e conceitos individuais. 
b) A consciência coletiva é formada a partir dos valores da classe dominante, que é universalizado para toda sociedade. 
c) Consciência coletiva é uma ação cujo significado, subjetivamente atribuído pelo sujeito ou sujeitos, tem como referência a conduta dos outros, orientando-se por esta em seu desenvolvimento. 
          d) A consciência coletiva é "conditio sine qua non" para a organização social, pois a consciência coletiva é, em síntese, a concepção durkheimiana da organização social. 
e) A consciência coletiva não determina a existência dos homens, é a existência social que determina a sua consciência. 

5. "O estudo sociológico de Émile Durkheim sobre o suicídio foi publicado no ano de 1897, e teve como principal motivação não somente estudar a especificidade de um fenômeno relevante, mas também comprovar a própria viabilidade de uma ciência social". (Émile Durkheim - O Suicídio). Com relação à esse autor, assinale a única alternativa INCORRETA. 
          a) No decorrer de sua vida, Durkheim se envolveu em três temas políticos: o caso Dreyfus, a Primeira Guerra Mundial e a questão da Sociologia aplicada à comunicação. 
b) Durkheim observa que o estudo sociológico do suicídio lhe daria oportunidade de aplicar os princípios contidos em sua obra Regras do Método Sociológico. 
c) Durkheim procurou estudar o suicídio com o intuito de demonstrar, cientificamente, com dados, que sobre ele (o suicídio) pode haver uma determinação social, externa ao indivíduo. 
d) Cada sociedade tem, portanto, em cada momento de sua história, uma aptidão definida para o suicídio. 
e) Existem duas espécies de causas extrassociais a que se pode atribuir, a priori, uma influência sobre a taxa de suicídios: são as disposições orgânico-psíquicas e a natureza do meio físico. 


7. Em relação à teoria weberiana, assinale a única alternativa INCORRETA. 
a) O que garante a cientificidade de uma explicação é o método de reflexão e não diretamente o fato social. 
       b) Para Weber, existem três formas de poder: o carismático, o tradicional e o técnico irracional. 
c) O Historicismo é entendido como uma tarefa do cientista como forma de compreensão das sociedades. 
d) A tarefa do cientista é descobrir os possíveis sentidos das ações humanas presentes na realidade social que lhe interessa estudar. 
e) A ação social gera efeitos sobre a realidade em que ocorre, e tais efeitos escapam ao controle e à previsão do agente. 
9. Assinale qual das alternativas abaixo não corresponde aos grupos de referência. 
a) São aqueles cujas expectativas de comportamento os indivíduos levam em conta na condução de suas ações. 
b) Grupos de referência podem ser positivos e negativos. 
           c) Grupos de referência positivos são aqueles cujas expectativas de comportamento os indivíduos buscam não atender. 
d) Muitas vezes, os indivíduos vão tomar as referências positivas ao seu comportamento em grupos aos quais não pertencem. 
e) Grupos de referência negativos são aqueles cujas expectativas de comportamento o indivíduo procura, de alguma forma, contestar. 

10. Das instituições abaixo, assinale a única resposta que contém apenas instituições da sociedade civil. 
a) Polícia, governo, administração, tribunais e escolas. 
         b) Escolas, igrejas, sindicatos, partidos políticos e famílias. 
c) Sindicatos, partidos políticos, governo e igrejas. 
d) Igrejas, sindicatos, escolas, famílias e administração. 
e) Partidos políticos, igreja, família, escola e governo. 

11. Um grupo social específico, quando exposto a novas experiências históricas, pode modificar certos aspectos de sua cultura. Assinale a única alternativa abaixo que corresponde a esse processo. 
           a) Parte integrante da vida social, já que a cultura é um sistema dinâmico. 
b) Decorre, necessariamente, de uma situação de imposição política imposta ao grupo. 
c) Compromete a reprodução do grupo em seus próprios termos. 
d) Descaracterização do grupo porque sua tradição não poderá ser mais mantida. 
e) Corresponde à perda de sua identidade cultural e de sua especificidade. 
12. "... é principalmente através da assimilação de valores, crenças e normas que o indivíduo pode se comportar de maneira socialmente aprovado." 
O texto acima refere-se ao conceito de: 
a) papéis sociais. 
b) normas sociais. 
c) contatos sociais. 
          d) controle social. 
e) fato social. 
13. A definição de estratificação social, baseada na hierarquização do indivíduo, segundo seu nível de renda, grau de prestígio social, posse de bens materiais e nível de escolaridade, é própria da influência derivada da teoria sociológica: 
a) materialista histórica. 
b) estruturalista. 
c) do conflito. 
d) positivista. 
       e) funcionalista. 
14. "... deslocamento das relações sociais de contextos locais de interação e sua reestruturação através de extensões indefinidas de tempo-espaço". Este trecho retirado do livro Consequências da Modernidade, refere-se a que ideia de Anthony Giddens? 
a) Sistemas abstratos. 
         b) Desencaixe. 
c) Reações de adaptação. 
d) Realismo utópico. 
e) Fato social. 
15. "... é a denominação para cada uma das posições que o indivíduo ocupa simultaneamente". Este trecho refere-se a que tipo de status? 
a) Status atribuído. 
b) Status adquirido. 
       c) Status específico. 
d) Status principal. 
e) Status geral. 

11 - No texto: "(...) por "democracia" se entende um conjunto de regras (as chamadas regras do jogo) que consentem a mais ampla e segura participação da maior parte dos cidadãos, em forma direta ou indireta, nas decisões que interessam à toda a coletividade." 
BOBBIO, Norberto. Qual socialismo? - discussões de uma alternativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. P. 55-6. 
Tendo em vista os assuntos abordados no texto, bem como as noções de democracia e política, assinale a opção correta. 
A) Na democracia grega, há três pilares: igualdade, liberdade e participação. 
B) Na democracia, o cidadão não perde o poder, apenas o transfere provisória e rotativamente aos seus representantes, além de que não perde o direito - e o dever - da participação ativa, inclusive de discordar e criticar. 
C) Em uma democracia social, embora as pessoas sejam diferentes e participem de grupos diversos, ninguém pode ser discriminado devido às suas posses, ao gênero ou à etnia a que pertence, à sua crença ou à orientação sexual. 
      D) A democracia brasileira é direta e não representativa. No entanto, o plebiscito, o referendo e os projetos de iniciativa popular são institutos que oferecem oportunidades de menor participação da sociedade civil. 
E) No século V a.C, a escolha dos políticos era feita por sorteio, para que qualquer um pudesse ser alternadamente "governante e governado", sendo portanto uma democracia direta. 
15 - A respeito da relação entre livre-arbítrio, determinismo e liberdade situada, assinale a opção incorreta. 
A) Na Grécia Antiga, a liberdade era exercida na vida publica, no espaço da polis, em que os cidadãos livres faziam política. 
        B) O mundo explicado pelo determinismo é o da contingência, ou seja, o que pode ser de um jeito ou de outro, e não o da necessidade. 
C) A noção de livre arbítrio permaneceu na história, principalmente na tradição cristã, influenciando pensadores da filosofia moderna como Descartes e Kant. 
D) Na liberdade situada reconhecemos como seres determinados mas igualmente livres, ou seja, a liberdade é construída na ação, na pratica, conforme os desafios que se apresentam 
E) Livre arbítrio é a faculdade que tem o individuo de determinar, com base em sua consciência apenas, a sua própria conduta. 



20 - O neoliberalismo surge no século XIX, retomado em 1947 por Von Miese e Friedrich von Heyek como reação à política Keynesiana e ao estado de bem estar social. É correto afirmar que o neoliberalismo: 
A) É uma corrente de pensamento políticoeconômico que defende, basicamente, a instituição de um sistema de governo em que o individuo tem mais importância do que o Estado. 
B) Prega a filosofia do bem estar social e da competência, da livre concorrência. 
C) Visa o lucro sobre o consumo e pela competitividade. 
D) A ideia de livre iniciativa do liberalismo original se radicaliza e seu conceito central defende que o crescimento econômico é sustentado pela possibilidade dos negócios funcionarem livremente (ou com bastante liberdade) 
     E) Todas as alternativas anteriores estão corretas 
---


Nenhum comentário:

Postar um comentário