quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Prova de filosofia antiga 5



Prova de filosofia Antiga

Referencias

Prova de filosofia Básica

80- 122(Questão  ) 
43(Questão ) 



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Prova de filosofia 900791;1312;  1622;104;   28;   
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Grandes Filósofos da História
Filosofia Antiga
21 - Relacione as colunas corretamente: 
1 -Mito 
2 -Gregos 
3 -Physis 
4 -Filosofia antiga 
( ) Eles (as) realizaram algumas viagens e descobriram que as terras que antes eles pensaram que eram habitadas por deuses, titãs e seres mitológicos na verdade era habitada por seres humanos; 
( ) É a compreensão racional da totalidade do ser, onde seu objetivo é conhecer e contemplar a verdade; 
( ) Explica de forma não racional a origem das coisas e a realidade através de lendas e histórias sagradas; 
( ) Os filósofos acreditam que tudo era originado a partir da natureza. 
A ordem correta é: 
A) 2, 4, 3, e 1; 
B) 1, 2, 4 e 3; 
       C) 2, 4, 1 e 3; 
D) 1, 2, 3 e 4; 
E) 3, 2, 4 e 1. 
37 - Antes do aparecimento da escrita uma característica muito forte dos filósofos era: 
A) a de recitar poesias ao ar livre sozinho; 
      B) a de transmitir os conhecimentos para os seus alunos oralmente; 
C) a de criticar as pessoas que não tinham o conhecimento; 
D) a de ficar às escondidas falando sobre seus conhecimentos sozinho; 
E) a de explanar ao público que não era o dono da razão e que tinha muito a estudar para aprender. 
Mito 

27. Em que sentido a Filosofia é uma passagem de superação da Mitologia? 
    a) Quando passa a explicar o sentido da vida através do logos, do discurso rigoroso. 
b) Quando se dá de forma cantada e narrada. 
c) Quando se dá através da narrativa rigorosa explicativa. 
d) Quando o logos perde força dialógica e passa a discursar metafisicamente. 
e) Nenhuma das alternativas acima. 
26. Marque a alternativa que NÃO condiz com as condições materiais, ou seja, econômicas, sociais, políticas e históricas que permitiram o surgimento da filosofia no final do século VII e no início do século VI a. C. ? a) A invenção da moeda, que permitiu uma forma de troca que não se realiza como um escambo com umas coisas sendo trocadas por outras coisas, e sim uma troca abstrata feita pelo valor semelhante das coisas diferentes, revelando uma nova capacidade de abstração e de generalização. b) A invenção do calendário, que é uma forma de calcular o tempo segundo as estações do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem, revelando uma percepção do tempo como algo natural e não como uma força divina incompreensível.       c) As grandes transformações climáticas que permitaram os enormes degelos que deram origem aos oceanos e ao rompimento das placas tectônicas que dividiram o globo terrestre em cinco grandes pedaços que passaram a ser chamdos de continentes, fazendo surgir assim, o conhecimento filosófico por meio da reflexão das ações naturais. d) O surgimento de uma nova classe social formada por ricos comerciantes que precisavam encontrar pontos de poder e de prestígio para suplantar o velho poderio da aristocracia de terras e de sangue, fez com que essa nova classe social procurasse o prestígio pelo patrocínio e estímulo às artes, às técnicas e aos conhecimentos. e) A invenção da política. 
37. Do mito das raças, Hesíodo tira um ensinamento que dirige mais especialmente ao seu irmão Perses, um pobre tipo, mas que vale também para os grandes da terra, para aqueles cuja função é regulamentar as querelas por arbitragem, para os reis. Hesíodo resume este ensinamento na seguinte fórmula: escuta a justiça, Dike, não deixes aumentar a desmedida, Hybris. (VERNANT, Jean-Pierre. Mito e pensamento entre os gregos. Edusp, 1973, p. 11) Na passagem acima, Vernant vê no mito uma clara relação com a (A) metafísica. (B) religião. (C) ciência.      (D) política. Atenção: O texto abaixo refere-se às questões de números 31 e 32. Vou contar-te um caso dramático. Já ouviste falar das térmitas, essas formigas brancas que, em África, constróem formigueiros impressionantes, com vários metros de altura e duros como pedra? Uma vez que o corpo das térmitas é mole [...] o formigueiro serve-lhes de carapaça colectiva contra certas formigas inimigas, mais bem armadas do que elas. Mas por vezes um dos formigueiros é derrubado, por causa de uma cheia ou de um elefante [...]. A seguir, as térmitas-operário começam a trabalhar para reconstruir a fortaleza afectada, e fazem-no com toda a pressa. Entretanto, já as grandes formigas inimigas se lançam ao assalto. As térmitas-soldado saem em defesa da sua tribo e tentam deter as inimigas. [...] As operárias trabalham com toda a velocidade e esforçam-se por fechar de novo a termiteira derrubada... mas fecham-na deixando de fora as pobres e heróicas térmitas-soldado, que sacrificam as suas vidas pela segurança das restantes formigas. Não merecerão estas formigas-soldado pelo menos uma medalha? [...] Mudo agora de cenário, mas não de assunto. Na Ilíada, Homero conta a história de Heitor, o melhor guerreiro de Tróia, que espera a pé firme fora das muralhas da sua cidade Aquiles, o enfurecido campeão dos Aqueus, embora sabendo que Aquiles é mais forte do que ele e que vai provavelmente matá-lo. Fá-lo para cumprir o seu dever, que consiste em defender a família e os concidadãos do terrível assaltante. Ninguém tem dúvidas: Heitor é um herói, um Homem valente como deve ser. Mas será Heitor heróico e valente da mesma maneira que as térmitas-soldado [...]? Não faz Heitor, afinal de contas, a mesma coisa que qualquer uma das térmitas anónimas? [...] Qual é a diferença entre um e outro caso? 
(SAVATER, Fernando. Ética para um Jovem, 1990, in: http://www.didacticaeditora.pt/arte_de_pensar/cap4.html) 
31. Qual resposta abaixo seria mais apropriada para a pergunta feita pelo autor ao final do texto? 
(A) A situação das formigas é completamente diferente da de Heitor porque as formigas podem escolher morrer, enquanto não resta nenhuma escolha para o herói. 
(B) Não há diferença entre a formiga e Heitor, já que ambos acabam morrendo. 
(C) Enquanto as formigas-soldado ficam para fora do formigueiro por um acidente, Heitor é instintivamente obrigado a defender seu povo contra o ataque do inimigo. 
      (D) Enquanto a formiga age instintivamente, não morrendo por escolha, Heitor age livremente, escolhendo a morte. 
32. De forma resumida, está correto afirmar que o tema central do texto é a relação entre 
(A) corpo e alma. 
      (B) liberdade e determinismo. 
(C) realismo e idealismo. 
(D) ato e potência. 
22. O mito de Prometeu é uma das imagens mais ricas já inventadas para diferenciar o homem dos demais seres vivos. 
Nesse mito, o 
(A) fogo roubado, entregue aos homens, representa o início da corrupção e do vício humanos. 
(B) homem é representado como poderoso e invencível em relação aos deuses, que nada podem fazer para deter o progresso humano. 
(C) principal deus do Olimpo, Zeus, se compadece com a fraqueza humana e doa aos homens a razão e a técnica. 
     (D) roubo do fogo indica o início da cultura humana, na medida em que representa a aquisição do saber técnico. 

Marque "V" verdadeiro..............
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11 O mito grego é uma narrativa sobre a origem das coisas, fundamentando a ordem do mundo segundo as leis, relações e feitos dos deuses. Sobre o mito, assinale a alternativa INCORRETA. A) A genealogia é o modo pelo qual o mito narra a geração dos deuses, das coisas, das qualidades, por outros seres que são seus pais ou antepassados. B) O mito narra acontecimentos na terra como consequência de alianças e rivalidades entre deuses, a exemplo da Guerra de Troia. C) O mito narra a origem das coisas no mundo encontrando recompensas e castigos que os deuses dão aos que os obedecem, ou desobedecem, a exemplo do mito de Prometeu.      D) Os mitos são cosmologias e teologias, na medida que explicam o surgimento das coisas e dos deuses. E) Os mitos são cosmogonias e teogonias, na medida que explicam o surgimento das coisas e dos deuses.
12. Segundo Jean Pierre Vernant, "fornecer a razão de um fenômeno não pode mais consistir em nomear o seu pai e sua mãe, em estabelecer a sua filiação. Se as realidades naturais apresentam uma ordem regular, não pode ser porque, um belo dia, o deus soberano, ao fim de seus combates, impôs-se às outras divindades como um monarca que reparte em seu reino os encargos, as funções, como uma lei imanente à natureza e presidindo, desde a origem à sua ordenação". Essa afirmação se refere à passagem do(a) 
       a) Mito para a Filosofia. 
b) Caos ao Cosmos. 
c) Teogonia para a Epistéme. 
d) Filosofia ao Mito. 
e) Physis à Aletheia. 
Filosofia
11. A origem da filosofia pode ser situada entre os séculos VI e V a.C. Considera-se que, nessa época, as palavras filosofia e filósofo não existiam e só depois passam a significar uma forma de postura e de leitura do mundo diferentes da que existia: a compreensão mítica. Assim, o ponto de partida da reflexão filosófica pode ser identificado a partir das pesquisas dos milésios Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Eles se detiveram na compreensão da realidade a partir de um conceito-chave, a saber: 

a) Aletheia    b) Physis  c) Cosmos  d) Uno  e) Sóphos 
27 - O Logos que tanto os filósofos difundiam por volta de 384 a.C. era a: 

A) religião      B) racionalidade  C) democracia  D) lógica  E) natureza 



22 - A palavra Filosofia significa: 
     A) Amor pelo saber, e, particularmente, pela investigação das causas e dos efeitos; 
B) Inteligência; 
C) Amor pela mitologia grega; 
D) Amor pela história geral; 
E) Adoração aos seres de inteligência superior. 
30) Segundo o helenista Jean-Pierre Vernant, nem milagre, nem orientalismo em suas extremidades, definem o surgimento da Filosofia. Isso porque claramente ela tem dívida com o Oriente em razão dos contatos com persas, egípcios, babilônicos, caldeus ? mas aquilo em que ela transformou esses conteúdos resulta em algo totalmente inovador no pensamento humano. 
Sobre o nascimento da filosofia é CORRETO afirmar: 
I. A chamada Cosmogonia (cosmos = mundo organizado, universo; gonia = gênese, origem) que foi a primeira tentativa de se explicar a realidade. Esta era baseada em mitos (narrativas) que criavam, a partir de imagens de deuses, de seres inanimados, animais, etc., a estrutura hierárquica e organizada do mundo. 
II. A Filosofia surge como Cosmologia (lógos = razão, palavra, discurso, contar, calcular), ou seja, a compreensão de que o mundo é, sim, organizado, mas os fundamentos de suas explicações não são meramente seres antropomórficos, mas conceitos de nossa própria racionalidade. 
III. No período mitológico, as alterações que ocorriam na natureza eram explicadas como atitudes tomadas pelos deuses, mas as pessoas que percebiam tal modificação passaram a questionar o que provocava tais alterações. 
IV. Apesar de Sócrates ser um grande e destacado estudioso da filosofia, Tales de Mileto é o filósofo que originou tal arte. Assim é considerado, já que iniciou a filosofia ocidental, fundou a Escola Jônica e ainda formou discípulos como Anaxímenes e Anaximandro, esses acreditavam que havia apenas uma substância primordial que originava todas as outras coisas. 
Estão CORRETAS as proposições: 
A) Apenas a I e a III; 
B) Apenas a II e a IV; 
C) Apenas a III e a IV; 
D) Apenas a I e a IV; 
         E) Todas estão corretas. 
Questão 41 Assim como a filosofia, a política nasceu na Grécia antiga e esteve relacionada ao surgimento da cidade-estado, a pólis. Os primeiros formuladores da ideia de política foram os sofistas, contra os quais se pronunciaram Platão e Aristóteles. No âmbito das controvérsias acerca da política, é correto dizer que: 
A) o caráter divino da pólis e da justiça é explicado por Platão e Aristóteles. 
B) os sofistas consideram a cidade o lugar onde alguns homens impõem sua vontade sobre outros por meio da força. 
C) a "virtude" do homem não se realiza na cidade, local da oratória persuasiva e falaciosa, de acordo com Aristóteles. 
D) a justiça é entendida como concórdia entre os filósofos, os guerreiros e os produtores, que, na visão de Platão, têm como interesse comum o bem da pólis. 
     E) a pólis e as suas leis são estabelecidas por convenção entre os seres humanos, segundo os sofistas. 

O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente: 
A) moral. 
B) político. 
       C) cosmológico. 
D) educacional. 
E) religioso. 

26. As circunstâncias históricas do Mundo Antigo certamente contribuíram para as discussões do pensamento filosófico da Grécia Antiga. Assinalar o item verdadeiro: 

a) Arqueduto, Pirâmides, Moeda, Matemática e Metalurgia. 
     b) Navegações, Moeda, Política, Calendário e Polis. 
c) Calendário, Arqueduto, Moeda, Matemática e Pirâmides. 
d) Matemática, Navegação, Pólis, Metalurgia e Calendário. 
e) Nenhuma das alternativas acima. 



24. A palavra reflexão é empregada na física para descrever o movimento que uma onda luminosa ou sonora faz quando ao se propagar encontra um obstáculo e retorna ao ponto de onde partiu. É esse movimento de retorno a origem que a filosofia denomina de reflexão filosófica, ou seja, "movimento de volta a si mesmo". É a concentração mental em que o pensamento volta-se para si próprio para examinar, compreender e avaliar suas ideias, suas vontades, seus desejos e seus pensamentos. 
Marque a alternativa que apresenta uma das maneiras CORRETA de como a reflexão filosófica se organiza. 
a) O pensamento filosófico se organiza como as pesquisas de opinião realizadas pelos meios de comunicação de massa ou pelos institutos de pesquisa. 
b) A reflexão filosófica se organiza a partir de frases como "eu acho que" ou "eu gosto de." 
c) As reflexões e indagações filosóficas surgem a partir dos nossos questionamentos religiosos. 
d) A indagação filosófica pode ser perfeitamente comparada com as pesquisas de mercado feitas para conhecer as preferências dos consumidores com a finalidade de montar uma estratégia de propaganda. 
     e) As reflexões filosóficas são perguntas sobre a capacidade e a finalidade para falar e agir, próprias dos seres humanos. É um saber sobre o homem como ser pensante, falante e agente, ou seja, sobre a realidade dos seres humanos. 

25. Marque a alternativa que NÃO apresenta uma definição geral do que seria a filosofia. 
a) É a visão de mundo de um povo e de uma cultura. 
b) É Sabedoria de vida. 
     c) Conhecimento empírico, construído pelo senso comum do cotidiano das pessoas em todas as sociedades e em todos os períodos da humanidade. 
d) Esforço racional para conhecer o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido. 
e) Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas. 

53. Na apresentação do surgimento da filosofia, deve-se chamar a atenção dos alunos para o fato de que este surgimento 
(A) foi algo completamente espontâneo e natural, não trazendo novidade alguma em relação à cultura grega de então. 
(B) instaurou uma ruptura completa com a cultura de onde proveio, podendo ser descrito como milagroso. 
   (C) foi um processo social e cultural que dependeu de circunstâncias históricas bem determinadas, dentre as quais se destaca o surgimento da polis grega. 
(D) instaurou um retorno à cultura homérica, já que as primeiras doutrinas filosóficas se limitam a repetir a Ilíada e a Odisseia. 
38. Ao longo da história da filosofia, uma das discussões mais ricas e complexas é aquela a respeito da relação liberdade e determinismo. De acordo com as Orientações Pedagógicas para o Ensino da Filosofia/MG, a forma mais adequada de se mostrar ao aluno como essa relação pode ser pensada no seio da vida cotidiana é 
     (A) levantar fatos do cotidiano (colhidos por exemplo, de jornais ou revistas) e discutir em que medida neles as ações humanas são livres ou não. 
(B) distribuir aos alunos textos de filósofos e artigos especializados sobre o tema e exigir deles um fichamento. 
(C) realizar um intenso trabalho de memorização de trechos de obras de filósofos consagrados. 
(D) expor e resumir oralmente aos alunos os textos mais importantes de filósofos consagrados. 


21. Analise as afirmativas abaixo: 1. A Filosofia é um acervo de ideias. 
2. A Filosofia tenta responder a algumas perguntas fundamentais. 
3. A Filosofia é um fazer - o filosofar. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
a. ( ) É correta apenas a afirmativa 3. 
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. 
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. 
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. 
e. ( X ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. 

25. Analise o texto abaixo. 
A especulação grega voltava sua atenção principalmente para (1)............... . A da Idade Média para (2) ............... . A filosofia contemporânea interessa-se em especial pelo(a)(3) ............... . 
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. 
a. ( ) (1) Deus ; (2) a igreja ; (3) cidade 
b. ( ) (1) a alma ; (2) o espírito ; (3) divino 
c. ( X ) (1) a natureza ; (2) Deus ; (3) homem 
d. ( ) (1) a natureza ; (2) o homem ; (3) ciência 
e. ( ) (1) a ciência ; (2) a cosmologia ; (3) felicidade


Pré-Socráticos

23 - O período pré-socrático foi caracterizado pelo (a): 
A) democracia que dava igualdade a todos na polis dando direito á participação no governo; 
     B) phisys que buscava entender racionalmente a origem e as transformações ocorridas na natureza; 
C) atuação de Sócrates que introduziu todo o saber inespecífico para que se conhecesse todas as coisas que abrangessem vários princípios e várias formas do conhecimento; 
D) atuação de Aristóteles que introduziu todo o saber inespecífico para que se conhecesse todas as coisas que abrangessem vários princípios e várias formas do conhecimento; 
E) seu aparecimento após a decadência política das polis e pelo aparecimento de doutrinas que além de trabalhar com a natureza e a lógica, buscavam enfatizar a felicidade e ensinar formas de dirigir a vida. 

28) Leia atentamente os trechos abaixo e associe aos seus autores: 
1. "Distinção entre Razão (Verdade) e Observação (opinião)." 
2. "O número é a essência do Universo." 
3. "A realidade está em movimento, transformandose. As mudanças baseiam-se na harmonia dos contrários: guerra e paz; dia e noite; chuva e seca, etc..." 
A. Pitágoras. 
B. Eráclito. 
C. Parmênides. 

A sequência CORRETA da filosofia e de seus respectivos filósofos é: 
A) 1/A - 2/B - 3/C; 
B) 1/B - 2/C - 3/A; 
      C) 1/C - 2/A - 3/B; 
D) 2/B - 3/A - 1/C; 
E) 3/C - 2/A - 1/B. 

32. "Os antigos relatos míticos da origem, inicialmente transmitidos oralmente e depois transformados em poemas por Homero e Hesíodo, são questionados pelos pré-socráticos, cujo objetivo principal é explicar a origem do mundo a partir do arché ou seja, o elemento originário e constitutivo de todas as coisas." 
Relacione o filósofo a sua explicação para o "arché", ou seja, a origem e enumere os parênteses. 
1. Tales 
2. Anaxímenes 
3. Anaximandro 
4. Heráclito 
5. Parmênides 
( ) A origem está no movimento eterno que resulta na separação dos contrários (quente e frio, seco e úmido). 
( ) Tudo muda, tudo flui. A origem reside num constante "devir". 
( ) A origem está na essência: o que é, é e não pode ser ao mesmo tempo. 
( )A origem é a água. 
( )A origem é o ar. 
A sequência CORRETA é: 
      A. 3, 4, 5, 1, 2. 
B. 4, 3, 5, 2, 1. 
C. 3, 2, 1, 5, 4. 
D. 4, 1, 3, 5, 2. 
E. 1, 3, 4, 5, 2. 
12 Sobre os Pré-Socráticos, associe as ideias/feitos expressos nas máximas abaixo a seus respectivos pensadores: 
(1) O estado inicial de todas as coisas tem de ser indeterminado, ou seja, não se identifica com nenhum outro elemento já descoberto. 
(2) Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe sua luz do Sol. 
(3) O mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. 
(4) O ser é uno, contínuo, único e eterno; sem princípio nem fim. 
(5) Foi o primeiro a conceber a água como substrato e força geradora de tudo. 
( ) Parmênides de Eleia. 
( ) Tales de Mileto. 
( ) Anaximandro de Mileto. 
( ) Anaxímenes de Mileto. 
( ) Heráclito de Éfeso. 
A sequência numérica, de cima para baixo, que contém a associação correta é: 
     A) 4, 5, 1, 2, 3 
B) 4, 5, 3, 2, 1 
C) 5, 4, 1, 2, 3 
D) 1, 2, 3, 4, 5 
E) 5, 4, 3, 2, 1 

Tales de Mileto (625 a.C. - 545 a.C.)

21. Desde Tales de Mileto, as explicações sobre o cosmos são realizadas por meio de argumentos, razões plausíveis para que o processo desencadeado pela physis se comporte de determinada maneira. Tais argumentos são confrontados por outros filósofos e, progressivamente, as concepções tornam-se cada vez mais elaboradas. Dessa forma, o pensamento filosófico que emerge nesse movimento distancia-se do pensamento mítico, entre outras razões, porque: 
A) inaugura o primado da transformação permanente pela interferência contínua dos deuses na criação do cosmos; 
B) busca uma physis arcaica e antropomórfica, que une o homem ao cosmo sem sua estabilidade; 
     C) apresenta uma visão de mundo com base racional que pode ser repensada por meio de argumentação e substituída; 
D) descreve uma cosmogonia inovadora racionalizada por meio de ritos simbólicos criados pela ação do homem; 
E) as narrativas mágico-religiosas são substituídas por outra linguagem mágico-simbólica para representar o sagrado. 

24 - Marque a alternativa em que aparece o filósofo que dizia que o elemento primordial era a água. 
A) Anaximandro 
      B) Tales de Mileto 
C) Anaxímenes 
D) Heráclito de Éfeso 
E) Pitágoras de Samos 

27) Nascido na cidade de Mileto, uma colônia grega na região da Jônia (atual Turquia), Tales foi matemático, astrônomo e negociante. Herdeiro de conhecimentos ainda mais antigos - como a matemática egípcia e a astronomia babilônica - Tales era tido em sua cidade como um sábio, mas também como um homem prático: conta-se que, utilizando suas habilidades, soube prosperar como um hábil mercador. 
São atribuições de Thales de Mileto: 
I. O grande mérito de Tales, na verdade, não foi a sua explicação aquática da realidade: foi o fato de que, pela primeira vez na história, o homem buscava uma explicação totalmente racional para o seu mundo, deixando de lado a interferência dos deuses. 
II. Tales pode ser tido também como o pai da filosofia unitarista - que busca a explicação de todas as coisas a partir de um único princípio. 
III. Ele diz que o mundo é constituído de contrários, que se auto-excluem o tempo todo. 
IV. O que sabemos sobre as ideias desse filósofo resulta de comentários feitos pelos pensadores gregos que o sucederam, pois não há preservados registros escritos de sua autoria. 
Estão CORRETAS as afirmativas: 
A) Apenas a I e a II; 
B) Apenas a II e a III; 
C) Apenas a III e a IV; 
       D) Apenas a I, a II e a IV; 
E) Todas estão corretas. 
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Anaximandro de Mileto (609/610 a.C. - c. 546 a.C.)

34) "(...) põe como princípio universal uma substância indefinida, o ápeiron (ilimitado), isto é, quantitativamente infinita e qualitativamente indeterminada. Deste ápeiron (ilimitado) primitivo, dotado de vida e imortalidade, por um processo de separação ou "segregação" derivam os diferentes corpos. Supõe também a geração espontânea dos seres vivos e a transformação dos peixes em homens. Eterno, o ápeiron está em constante movimento, e disto resulta uma série de pares opostos - água e fogo, frio e calor, etc. 
Que constituem o mundo. O ápeiron é assim algo abstrato, que não se fixa diretamente em nenhum elemento palpável da natureza." 
Atribui-se a este filófoso a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do gnômon (relógio de sol) e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude (é o iniciador da astronomia grega). Este filósofo é: 
 A) Anaxímenes; 
B) Tales de Mileto; 
         C) Anaximandro; 
D) Heráclito; 
E) Parmênides. 
Anaxímenes de Mileto (585-528 a.C.)

33) "(...)As diversas coisas que existem, mesmo apresentando qualidades diferentes entre si, reduzem-se a variações quantitativas (mais raro, mais denso) desse único elemento. Atribuindo vida à matéria e identificando a divindade com o elemento primitivo gerador dos seres, os antigos jônios professavam o hilozoísmo e o panteísmo naturalista. Dedicou-se especialmente à meteorologia. Foi o primeiro a afirmar que a Lua recebe sua luz do Sol." O texto se refere a: 
      A) Anaxímenes; 
B) Tales de Mileto; 
C) Anaximandro; 
D) Heráclito; 
E) Parmênides. 
http://www.mundodosfilosofos.com.br/presocratico.htm


Pitágoras (571/570 a.C. - 497/496 a.C.)
Xenófanes de Cólofon (aprox. 570 a.C. - 460 a.C.)

Heráclito de Éfeso (aprox. 540 a.C. - 470 a.C.)

28. Ao analisar a célebre frase: "Não se toma banho duas vezes no mesmo rio", podemos dizer que o princípio de causalidade das coisas remete a que sentido e é atribuído a que pensador? 
a) Ao sentido de movimento de Tales de Mileto. 
b) Da água de Anaximandro de Mileto. 
     c) Do movimento de Heráclito de Éfeso. 
d) Da substância perene da água em Pitágoras de Samos. 
e) Toda as alternativas acima estão INCORRETAS. 

Parmênides de Eléia (cerca de 530 a.C. - 460 a.C.)
Anaxágoras de Clazômenas (c. 500 a.C. - 428 a.C.)
Diógenes de Apolônia (viveu século V a.C.)
Demócrito de Abdera (cerca de 460 a.C. - 370 a.C.)

SOFISTAS

25 - Os filósofos Protágoras de Abdera, Górgias de Leontini, Hippias, Prodicos etc., eram considerados: 
A) marxistas 
B) socráticos 
     C) sofistas 
D) renascentistas 
E) humanistas 

31) Vindos de toda a parte do mundo grego, os sofistas (mestres de sabedoria), dedicam-se a fazer conferências e a dar aulas nas várias cidades-estado, sem se fixarem em nenhuma. Atenas é todavia a cidade onde mais afluem, onde no século V a. C. adquirem um enorme prestígio. Aproveitam as ocasiões em que existe grandes aglomerações de cidadãos, para exibirem os seus dotes retóricos e saber, ensinando nomeadamente a arte da retórica. O seu ensino é, portanto, itinerante, mas também remunerado. 
É INCORRETO afirmar sobre os sofistas: 
A) Os sofistas defendem abertamente o valor formativo da cultura (Padeia), que não se resume à soma de noções, nem tão pouco ao processo da sua aquisição; 
B) A sua educação visa a formação do homem como um ser concreto, membro de um povo e parte de um dado ambiente social; 
C) A educação torna-se a segunda natureza do homem; 
      D) Os sofistas aproximam-se da tradição aristocrática, ligada à afirmação de fatores inatos; 
E) Os sofistas manifestam frequentemente uma visão otimista do homem, segundo a qual este possui uma inclinação natural para o bem. 

32. Grupo de filósofos q
ue se dedicavam a ensinar técnicas de persuasão para os jovens de modo que, numa assembleia eles tivessem preparados para vencer os debates com argumentos fortes e imbatíveis. Esta afirmação caracteriza os filósofos que são historicamente conhecidos como: 

a) Socráticos 
b) Pré-socráticos 
    c) Sofistas 
d) Aristotélicos 
e) Platônicos 
Questão 28 
33- Os sofistas, mestres da retórica e da oratória, opunham-se aos pressupostos de que as leis e os costumes sociais eram de caráter divino e universal. 
Deu-se assim, entre eles, o: 
A) naturalismo. 
      B) relativismo. 
C) ceticismo filosófico. 
D) cientificismo. 
E) racionalismo. 
Questão 29 

Questão 30 A Escola de Atenas, pintura renascentista de Rafael de Sanzio, retrata um dos maiores conflitos filosóficos de todas as épocas. No meio da tela estão Platão, apontando para cima, e Aristóteles, com a mão espalmada para baixo.Aobra indica o conflito entre: 
A) o céu e o inferno. 
B) o divino e o mundano. 
C) o intangível e o tangível. 
D) a virtude (no alto) e o vício (no chão). 
         E) o conhecimento inteligível e o sensível. 
Protágoras de Abdera (480 a.C. - 410 a.C.)
Górgias de Leontini (480 a.C. - 375 a.C.)

ANTIGUIDADE CLÁSSICA
Gregos
Marque "V" verdadeiro..............
Sócrates (470a.C. - 399a.C.)

32) O Apogeu da Filosofia Grega, período que compreende o sec. V na Grécia - foi marcado por uma série de acontecimentos que contribuíram para fazer com que esse período marcasse toda a história Ocidental - O conceito de democracia tem sua origem nessa época. 
É correto afirmar sobre Sócrates e suas idéias que marcaram a Formação da Nossa Moral Ocidental, EXCETO: 
A) A Honestidade - A verdadeira força vem de não mentirmos, mesmo que sejamos prejudicados se contarmos a verdade; 
B) O homem deve preocupar-se com aquilo que é mais sagrado para si, qual seja: O conhecimento de si mesmo. Daí a sua máxima: Gnothi Seanton - "Conhece-te a ti mesmo"; 
C) Areté: "Significa aquilo que torna uma coisa boa e perfeita naquilo que é, ou melhor ainda, significa aquela atividade, ou modo de ser que aperfeiçoa cada coisa, fazendo-a ser aquilo que deve ser"; 
     D) outra ideia relevante, mas muito discutida também e, que encontramos no pensamento Socrático é a noção de Orgulho. Este obviamente no sentido da honra, que deve ser adquirida a partir do desenvolvimento das virtudes e faculdades; 
E) Embora ele seja um dos pensadores gregos mais conhecidos, nunca escreveu nada, o que se sabe de sua vida, chegou a nós por Platão e Xenofontes - seus discípulos mais Ilustres. 

27. Sócrates foi um filósofo que nunca escreveu. 
O que sabemos sobre seu pensamento encontra-se nas obras de seus discípulos, e Plantão foi o mais importante deles. Se reunirmos o que esse filósofo escreveu sobre sócrates e sobre os sofistas, além de suas ideias próprias, que características gerais podemos apresentar do período socrático? 
Observe as afirmações abaixo: 
I - A filosofia se volta para as questões humanas no plano da ação, dos comportamentos, das ideias, das crenças, dos valores e, portanto, se preocupa com as questões morais e políticas. 
II - É feita a separação radical entre a opinião e as imagens das coisas e os conceitos e as ideias. 
III - A filosofia está voltada para a definição das virtudes morais e das virtudes políticas. 
IV - As perguntas filosóficas se referem a valores como a justiça, a coragem, a amizade, a piedade, o amor, a beleza, a temperança, a prudência etc., que constituem os ideais do sábio e do verdadeiro cidadão. 
Marque a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA sobre o período socrático. 
a) Somente estão corretas as afirmativas I e II. 
b) Estão corretas as afirmativas I e IV. 
c) As afirmativas I, II e IV estão corretas. 
     d) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 
e) Nenhuma das alternativas estão corretas 

22. Conhecemos o seu pensamento através do seu discípulo Platão. Suas primeiras reflexões analisam a essência da natureza da alma humana. Encontrou, por suas ideias, forte oposição na aristocracia ateniense. Foi preso, acusado de subverter a ordem e de corromper a juventude. Na prisão, foi aparentemente obrigado a cometer suicídio. 
Assinale a alternativa que indica o pensador que pode ser corretamente associado à descrição do texto. 
a. ( ) Euclides 
b. ( X ) Sócrates 
c. ( ) Pitágoras 
d. ( ) Schopenhauer 
e. ( ) Thomas Hobbes 

35. Leia os itens e assinale a resposta CORRETA. 
I. Começa a pensar e refletir sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica. Para ele, a verdade está ligada ao bem moral do ser humano. Ele não deixou textos ou outros documentos, desta forma, só podemos conhecer suas idéias através dos relatos deixados por seu discípulo. 
II. Foi discípulo de Sócrates e defendia que as idéias formavam o foco do conhecimento intelectual. Os pensadores teriam a função de entender o mundo da realidade, separando-o das aparências. 
III. Foi quem desenvolveu a lógica dedutiva clássica, como forma de chegar ao conhecimento científico. 
Os pensamentos contidos nos itens acima são RESPECTIVAMENTE dos filósofos: 
A. Platão, Aristóteles e Sócrates. 
     B. Sócrates, Platão e Aristóteles. 
C. Aristóteles, Platão e Sócrates. 
D. Platão, Sócrates e Aristóteles. 
E. Sócrates, Aristóteles e Platão. 
29. O arcabouço Filosófico de Sócrates nos faz atracar em terras firmes quando o Pensamento do homem volta-se para a busca do sentido do Ser a partir 
a) da penetração da Filosofia na Agricultura. 
b) do desvio da força cósmica ao centro do homem. 
c) da visão de mundo como força numeral. 
    d) do voltar-se ao homem como princípio de investigação. 
e) Nenhuma das alternativas. 

Platão (428 a 347 a.C.)

16. A tradição define a arte como a imitação da natureza. A noção de imitação pode receber um sentido mais depreciativo ou mais valorizado. Platão define uma noção de imitação de maneira mais depreciativa. Essa noção se dá pelo conceito de 
a) Aisthesis. 
b) Physis. 
c) Paideia. 
      d) Mimesis. 
e) Dike. 

13. A clássica passagem do Livro VII de A República é conhecida como Alegoria da Caverna. Essa alegoria comporta diversas significações, entre as possíveis encontra-se aquela que afirma que Platão discorre sobre a essência da Pólis e da Verdade. A questão da Verdade liga-se fundamentalmente à Sophia, Sabedoria. Ela supõe, na Alegoria da Caverna, uma determinada interpretação do homem e da cidade e tem como objetivo torná-lo apto ao desenvolvimento do caráter virtuoso. Nesse sentido: 
a) A verdade surge como uma necessidade política e a ordem da cidade mantem-se na oratória e no discurso público dos sofistas. 
b) A diferença entre a produção filosófica da Pólis Grega e das ilhas de Mileto, onde os primeiros filósofos começaram a investigar a essência (Physis) das coisas. 
    c) A diferença entre estar no interior da caverna e estar no mundo exterior significa uma diferença de sabedoria: "maneira de aí reconhecer-se". 
d) A caverna representa a escola tradicional, cujo modelo pedagógico apenas reproduz as imagens do mundo exterior, não encontrando a verdadeira essência da realidade e da virtude. 
e) A essência da Pólis está assentada na política e na narrativa cosmogônica. A caverna é o princípio do rompimento com a reprodução técnica da sabedoria empreendida pelos sofistas. 

14. Um dos princípios para o despertar do pensamento filosófico, para Platão, é a admiração, ou seja, espantar-se com o óbvio, para não o aceitar em sua dada "naturalidade". Platão, assim, institui a condição virtuosa, no qual o filósofo pode problematizar e refletir sobre as verdades dadas. Segundo a influência socrática no pensamento de Platão, é correto considerar que "admirar-se como chamamento à reflexão" é: 
a) Objetificar a radicalidade da admiração como um corpo de conhecimentos já construídos e dados pela experiência humana de pensar sobre si mesma. 
b) Considerar o próprio pensamento como fonte inesgotável de especulação e colocar-se fora da realidade, como um outro de si mesmo. 
c) Mergulhar na individualidade do pensamento e edificar a admiração como o princípio da distinção entre a realidade e a reflexão. 
d) Separar a postura reflexiva daquilo que é o conhecimento natural das coisas e colocar em questão a realidade do mundo. 
      e) Retomar o próprio pensamento, pensar o já pensado e voltar para si mesmo e colocar-se em questão do que já se conhece. 

15. É comum considerar o despertar do pensamento filosófico a partir de uma virada na forma de compreender o mundo. O mito já não abarcava toda a ansiedade humana por respostas que correspondessem às circunstâncias que lhe descortinavam ao povo grego. O chamado milagre grego é o surgimento da filosofia em sua característica fundamental, a reflexão, o querer saber a essência e a verdade de alguma coisa. Desse modo, o locus da filosofia é a Grécia e a longa tradição política no qual foi formada. Incorporando essa nova forma de pensamento, Platão, em A República, sugere que, para o bom governo da cidade, o seu líder deve ser: 
a) O magistrado 
     b) O filósofo rei 
c) O sábio sofista 
d) O rei sábio 
e) O sacerdote 

26 - Platão em sua época fundou uma escola, escreveu vários livros e uma de suas características marcantes era: 
A) ser a favor das mulheres entre os filósofos homens; 
B) ser contra as mulheres entre os filósofos homens; 
C) ser a favor do sistema democrático; 
     D) ser adversário do sistema democrático; 
E) ser um religioso convicto. 
 
29) "Ele valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com ele, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, ele dizia que deveriam buscar um trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens." 
No texto acima, o termo ele pode ser substituído CORRETAMENTE por: 
A) Sócrates; 
         B) Platão; 
C) Aristóteles; 
D) Thales; 
E) Demócrito. 

Questão 38 Da Antiguidade até os dias de hoje a classificação das artes veio passando por mudanças significativas. É INCORRETO dizer que: 
A) a arte é pensada por Aristóteles em sua relação com a ética e a política, com as quais forma o conjunto dos saberes práticos, distintamente da ciência, que ele define como saber teórico. 
B) as ditas belas-artes surgiram com a noção de estética e se distinguiram das artes liberais pelo seu sentido autônomo e desinteressado (não utilitário), resultado da expressão criadora do artista. 
     C) Platão considera as artes imitativas ou miméticas como uma das formas de acesso ao conhecimento verdadeiro, já que representam a realidade tal como ela é. 
D) a filosofia, do ponto de vista da poética, estuda as obras de arte no sentido da "fabricação" (de seres, ações e gestos artificiais). 
E) a classificação das artes em liberais (dignas do homem livre) e mecânicas (próprias do trabalhador manual) seguiu o padrão determinado pela estrutura social antiga, fundada na escravidão. 

47. Na perspectiva do pensamento de Platão, as relações humanas deveriam ser calcadas pelo valor supremo do bem. Desse modo, o ideal que todos os homens deveriam tentar atingir estaria em uma condição fundamental. Essa condição seria: 
     a) Os homens deveriam seguir apenas a razão, desprezando os instintos ou paixões. 
b) O homem deveria levar em conta tudo aquilo que ele tem de racional e de instintivo. 
c) O homem, sem os instintos e sem as paixões, não consegue agir para o bem. 
d) O homem de ação boa é todo aquele que sabe dosar paixão e razão. 
e) Nenhuma das alternativas acima. 


30. A Busca do Conhecimento até alcançar o Bem Supremo, Mundo Ideal, é um Pensamento encontrado 
a) nos fragmentos dos Pré-socráticos. 
b) nas narrativas mitológicas. 
c) nas Obras de São Tomás de Aquino. 
d) nas discussões de Santo Agostinho. 
    e) Nenhuma das alternativas. (Platão)

34. Filósofo que escreveu o texto "O mito da caverna" no qual apresenta de maneira alegórica o mundo de aparência em que vivemos, nossos prenconceitos e opiniões, nossa crença de que a realidade é apenas aquilo que estamos vendo, qual o papel da filosofia e do filósofo em nossas vidas e o que é a verdade. Marque a alternativa que apresenta o nome do filósofo responsável pela descrição acima. 
a) Aristóteles 
     b) Platão 
c) Heráclito 
d) Sócrates 
e) Tales de Mileto. 


13 Leia o texto abaixo. 
"São, pois, os sofistas que irão consumar a inflexão antropológica da filosofia grega. A própria designação sophistês, que engloba o saber teórico e as habilidades práticas, revela que o homem e suas capacidades passam a ser o objeto principal da filosofia. Algumas das ideias diretrizes que irão constituir uma constelação conceptual permanente na concepção ocidental do homem são formuladas pela primeira vez claramente no contexto da ilustração sofística ateniense" (LIMA VAZ, H. C. Antropologia filosófica. Volume I. Edições Loyola, 2010). 
Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que NÃO convém à antropologia sofística: 
A) O conceito de natureza humana (anthropinê physis) com seus predicados próprios e com as exigências que lhes são essenciais; 
B) A oposição entre a convenção (nómos) e a natureza (physis) na organização da cidade e nas normas de agir individual, dando origem às primeiras teorias do convencionalismo jurídico. 
     C) A concepção de um desenvolvimento progressivo da cultura, de Mênon. 
D) A análise do homem como ser de necessidade e carência, ao qual compete suprir com a cultura o que lhe é negado pela natureza. 
E) A ideia fundamental de homem como zoon logikón, ou seja, dotado de palavra e discurso capaz de demonstrar e persuadir. 

14 "A educação para a mulher, para ser guardiã, não será uma para preparar os homens, e outra para as mulheres, sobretudo porque toma a seu cargo uma natureza idêntica." 
O fragmento acima foi extraído de uma obra filosófica onde se percebe a reflexão sobre o lugar e o papel da mulher na sociedade e sobre a educação que lhe é conveniente, deixando transparecer suposta defesa do igualitarismo entre homens e mulheres ao apontar uma mesma educação para ambos os sexos. Trata-se de fragmento da obra: 
A) Contribuição para a explicação do Imperialismo, de Rosa de Luxemburgo. 
B) Segundo sexo, de Simone de Beauvoir. 
      C) A República, de Platão. 
D) A condição humana, de Hannah Arendt. 
E) Microfísica do poder, de Michael Foucalt. 

15- A filosofia de Sócrates se estrutura em torno da sua crítica aos sofistas, que, segundo ele, não amavam a sabedoria nem respeitavam a verdade. O ataque de Sócrates à sofística NÃO tem como pressuposto a ideia de que: 
A) o conhecimento verdadeiro só pode ser resultado de um diálogo contínuo do homem com os outros e consigo mesmo. 
B) o confronto de opiniões na política democrática afasta a possibilidade de se alcançar a sabedoria. 
     C) a verdade das coisas é obtida na vida cotidiana dos homens e, portanto, pode ser múltipla e inacabada. 
D) o autoconhecimento é a condição primária de todos os outros conhecimentos verdadeiros. 
E) a ciência (epistéme) é acessível a todos os homens, contanto que estejam dispostos a renunciar ao mundo das sensações. 

Aristóteles (384a.C - 322 a.C.)

30. De acordo com a ética aristotélica, o Bem supremo é: 
A) Deus, sumamente bom e poderoso que concede a graça da fé aos que poderão encontrá-lo em sua própria alma; 
B) a liberdade, característica do eu puro de ultrapassar a causalidade da natureza e forjar seu próprio destino; 
C) a boa vontade, regida pela consciência moral, que se submete ao dever na obediência aos imperativos categóricos; 
     D) a felicidade, buscada por todos os homens, e que necessita ser conquistado numa atividade dirigida pela razão; 
E) a vontade de poder, que se realiza no eterno retorno e na possibilidade de superar os valores do cristianismo. 
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23. Para Aristóteles, o ser é a substância, cada indivíduo particular constituído por uma forma, que responde pela essência imutável do ser, unida à matéria, que garante o movimento, a diversidade, a transformação.Assim sendo: 
A) o ser existe primeiramente como a essência expressa em sua forma; 
     B) matéria e forma determinam a existência do ser como um composto; 
C) o que define o ser é exclusivamente sua essência; 
D) o ser depende de uma causa final e uma causa formal excludentes; 
E) a substância é causa do ser enquanto ser, e exclui o dever. 

34. A visão clássica do homem traz, em seu bojo, uma riqueza de múltiplas formas de expressão, entre as quais merece destaque a concepção antropológica presente na obra de Aristóteles. Um dos traços da antropologia aristotélica, que é essencial para que se tenha uma visão integral de sua concepção de homem, é 
a) a estrutura do homem como reflexo da estrutura triádica da realidade superior (Uno - Inteligência - Alma), na qual o homem está inserido, concepção que se assenta no dualismo finalista da alma voltada para o inteligível ou para o corpo. 
b) a teleologia do bem e do melhor, como via de acesso para a compreensão do mundo e do homem, e sobre a qual se funda a natureza ética da psyché. 
c) a centralidade do problema do indivíduo, tratando-se de definir as condições de seu "viver feliz" (eudaimonia), e entre estas obtêm primazia aquelas que tomam o indivíduo como independente ou asseguram-lhe o senhorio de si mesmo (autárkeia). 
      d) o homem como ser de paixão e de desejo, traço presente tanto na descrição da estrutura da psyché, sede das paixões e do desejo, como na especificação de sua atividade, pois a vertente "irracional" da psyché intervém tanto na práxis ética e política, como na poíesis. 
e) a unidade radical do ser do homem pensada numa perspectiva soteriológica, que se desdobra em três momentos articulados como momentos de uma história e de um itinerário da mente e da vontade. 

10. Aristóteles faz uma distinção entre ciência e arte. Para ele, a ciência é um saber teórico que se refere ao necessário enquanto a arte ou técnica é um saber 
a) racional que produz o conhecimento estético. 
b) teórico que desenvolve os ideais de beleza. 
    c) prático que opera no campo do contingente ou do possível. 
d) voltado para o belo. 

3. Em sua obra Ética a Nicômaco, Aristóteles sintetiza as virtudes que constituíam a excelência moral grega. Assinale a alternativa em que a virtude,o vício por excesso e o vício por falta estão corretos: 
a) amizade - bufonaria - grosseria. 
      b) coragem - temeridade - covardia. 
c) moderação - exagero - insensibilidade. 
d) liberalidade - luxúria - insensibilidade. 

50. Para Aristóteles, o que diferencia a tékhne (arte, técnica) e os conhecimentos práticos (política e moral)? 
(A) A tékhne é superior à política e à moral porque é mais útil. 
(B) A política e a moral são conhecimentos, ao passo que a tékhne não é um saber, já que não pode ser nem aprendida e nem ensinada. 
    (C) Enquanto a política e a moral têm como objeto o próprio agente do saber, o escopo da tékhne está em algo exterior ao agente. 
(D) Enquanto a política e a moral não podem constituir objetos de teoria, a tékhne pode. 

15 "Com efeito, ao falar do caráter de um homem não dizemos que ele é sábio ou que possui entendimento, mas que é calmo ou temperante. No entanto, louvamos também o sábio, referindo-nos ao hábito; e aos hábitos dignos de louvor chamamos virtudes." (Aristóteles, Ethica Nicomacheia, 1103b 11). 
Das alternativas abaixo, NÃO correspondem à doutrina aristotélica da virtude: 
A) Como hábitos, as virtudes são modos constantes de agir que se adquirem pelo exercício, não sendo, assim, inatas. 
     B) Sendo a política superior à ética, é em A Política de Aristóteles que encontraremos a síntese das virtudes que constituem a arete, "a virtude ou excelência ética". 
C) As virtudes intelectuais ou dianoéticas operam na parte racional do homem, isto é, na razão. 
D) As virtudes práticas ou éticas operam na parte irracional do homem, nas suas paixões ou apetites, guiadas racionalmente. 
E) A virtude se define como meio termo ou justa medida entre os extremos da falta e do excesso, sendo a virtude da coragem o justo meio entre os extremos da temeridade e da covardia. 

21. O livro VI da Ética a Nicômaco, de Aristóteles (384-322 a. C.)
 é dedicado às virtudes intelectuais, dentre as quais se destaca a sabedoria prática. Sobre a comparação desta com a arte é correto dizer que: 
A) Assim como produzir (arte) tem fim na coisa produzida, o agir (sabedoria prática) tem fim para além de si mesmo. 
B) Agir (sabedoria prática) e produzir (arte) são distintos resultados de uma capacidade não raciocinada (imediata, impulsiva) do homem. 
C) O que as distingue é que a arte é uma capacidade não raciocinada (de produzir), enquanto a sabedoria prática é uma capacidade raciocinada (de agir). 
      D) Ambas envolvem o reto raciocínio e, assim, do mesmo modo que a origem das ações (da sabedoria prática) está no homem, também o está a origem dos produtos da arte. 
E) A arte e a sabedoria prática têm em comum o fato de seus objetos serem o necessário (o invariável), pois são necessárias tanto as coisas produzidas (pela arte) quanto as coisas praticadas (pela sabedoria prática). 


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Helênicos
Euclides 360a.C.-295a.C.
Pirro de Elis 360a.C-275a.C.
Epicuro 341a.C-270a.C
Aristarco de Samos 310a.C(c.)-230a.C
Arquimedes 287a.C-212 a.C.
Eratóstenes 276a.C-194a.C
Plotino 205-270
Epiteto 55-135
Ptolomeu 100(c.)-178(c.)
Romanos
Cícero 106a.C-43 a.C.
Sêneca 4a.C(c.)-65
Marco Aurélio 121-180
Boécio 480-524d.c

 Estoicismo

23. Entre as muitas heranças do mundo da Antiguidade, herdamos as chamadas filosofias pagãs do: 
a. ( ) Estoicismo e niilismo. 
b. ( ) Escolástica e marxismo. 
c. ( ) Epicurismo e marxismo. 
d. ( X ) Estoicismo e epicurismo. 
e. ( ) Escolástica e tomismo. 


3 comentários:

  1. Este blogger tem questões filosóficas.

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